Pressione "Enter" para ir para o conteúdo

Patriarca Bartolomeu homenageou o Apóstolo Santo André, fundador do Trono Ecumênico

Num clima de festa, o Patriarcado Ecumênico honrou a memória do seu fundador, o Santo Apóstolo André, o Primeiro Chamado.

Na quinta-feira, 30 de novembro de 2023, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu presidiu a Divina Liturgia com a participação dos Hierarcas Apóstolos de Derkoi, Damaskinos de Didymoteicho, Orestiada e Soufli, Naoum de Stromnitsa, Theodoros de Laodicéia, Nikandros de Eirinoupolis, Evgenios de Creta, Dionísio de Zaquintos e de Estrófades, Estêvão de Kallioupolis e Madytos, Jerónimo da Pisídia, Jerónimo de Larissa e Tirnavos, Pródromo de Retimno e Avlopotamos, e Platão de Langada, Liti e Rentini.

Concelebraram a Divina Liturgia Patriarcal os veneráveis ​​arcebispos: Emanuel de Calcedônia, Crisóstomo de Dodoni, Meliton de Filadélfia, Eirinaios de Miriofytos e Peristasis, Crisóstomo de Mira, Nikitas de Tiateira e Grã-Bretanha, Teoleptos de Icônio, Kyrillos de Krinon, Atenágoras de Kydonia, Máximo de Selyvria , Bartolomeu de Esmirna, Kyrillos de Imvros e Tenedos, Andreas de Saranta Ekklisies e Ioacheim de Prousa. Além disso, os Bispos: Adrianos de Halicarnasso, Kassianos de Arabissos, Benjamim de Tralleon, Smaragdos de Daphnousia, Miguel de Komana, Paisios de Xanthoupolis e Inácios de Salona.

Estiveram também presentes o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Georgios Kotsiras, na qualidade de representante do Governo Grego; Zetta Makri, Vice-Ministra da Educação; Konstantinos Koutras, Embaixador, Cônsul Geral da Grécia em Constantinopla; Vasil Bodnar, Embaixador da Ucrânia na Turquia, acompanhado pelo Cônsul Geral Roman Nedilskyi; Clero, Monges e Monjas; representantes das Comunidades Cristãs em Constantinopla; Cyril Hortobágyi, o Abade da Abadia Católica Romana de Pannonhalma, na Hungria; Oficiais da Grande Igreja de Cristo liderados pelo Secretário Geral da sua Irmandade “Panagia the Pammakaristos”, Konstantinos Delikostantis; um educador líder da nação; professores e alunos das escolas gregas de Constantinopla; e uma multidão de indivíduos fiéis de Constantinopla, Grécia e Ucrânia.

Após a Despedida, o Patriarca Ecumênico dirigiu-se assim à Delegação oficial da Igreja Católica Romana.

«Nossos corações se enchem de alegria ao recebê-los e cumprimentá-los mais uma vez no Sacro Centro da Ortodoxia, a venerável Sé do Patriarcado Ecumênico no histórico Fanar, por ocasião da festa do Santo Apóstolo André, o Primeiro Chamado, o fundador e patrono da Igreja Mártir de Constantinopla. Agradecemos sinceramente ao nosso querido irmão, Sua Santidade o Papa Francisco de Roma, que os nomeou e os enviou como seus representantes e portadores da sua estimada mensagem festiva. A abençoada tradição estabelecida de troca de delegações durante as Festas do Trono das nossas Igrejas, iniciada pelos nossos predecessores, o Papa Paulo VI e o Patriarca Ecumênico Atenágoras, permite-nos mais uma vez exclamar com o Salmista: ‘Vede: como é bom, como é agradável habitar todos juntos, como irmãos’. (Sl 133:1)»

O Patriarca Ecumênico assinalou que o ano foi marcado por dois acontecimentos significativos para o relacionamento entre as duas Igrejas irmãs, Ortodoxa e Católica Romana, no que diz respeito ao interesse comum na sinodalidade e na questão do primado.

A primeira, como afirmou,

«foi a 15ª Sessão Plenária da Comissão Conjunta Internacional para o Diálogo Teológico entre as duas Igrejas, realizada em Alexandria no passado mês de Junho. A segunda foi a 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos da Igreja Católica Romana, que se reuniu em Roma em Outubro passado.»

Depois de se referir ao que foi discutido nos eventos acima mencionados, o Patriarcado Ecumênico observou que

«a unidade, que procuramos e pela qual trabalhamos zelosamente durante mais de meio século, não é um luxo’, sublinhando a importância e o valor do diálogo sincero. Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo rezou pouco antes de Sua Paixão salvadora: ‘Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, és em mim, e eu em ti, para que também eles sejam em nós, para que o mundo possa acreditar que você me enviou’. (Jo 17:21). Esta unidade torna-se uma necessidade mais urgente no contexto atual de um mundo cada vez mais secularizado, dilacerado por várias ideologias e controvérsias destrutivas. Estamos particularmente satisfeitos por termos, com Sua Santidade o Papa Francisco de Roma, posições comuns sobre questões candentes contemporâneas. Ambos lutamos pelo respeito pelos direitos humanos, pela paz, pela reconciliação e pela solidariedade. O sofrimento humano, o sofrimento dos refugiados, a violência da guerra e, acima de tudo, o sofrimento dos civis e das crianças, chocam-nos. Acreditamos no diálogo sincero e no seu poder como o meio mais adequado para resolver disputas entre povos e Estados. Estamos convencidos de que a pacificação e a cooperação das religiões contribuem grandemente para a paz mundial e que o fundamentalismo religioso é um sério obstáculo neste caminho. Os nossos esforços comuns dão frutos na proteção do ambiente, onde a contribuição das Igrejas cristãs e a cooperação inter-religiosa têm uma ressonância notável. Todas estas iniciativas paralelas, juntamente com o diálogo teológico oficial entre as duas Igrejas, bem como os encontros presenciais, não só apoiam este diálogo, mas também demonstram o poder do testemunho cristão no mundo. Eles revelam as nossas tradições comuns, que encarnam e expressam a fidelidade à unidade inseparável dos dois mandamentos do amor a Deus e do amor ao próximo, como disse o Senhor: ‘Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas’. (Mt 22:40)»

O Patriarca Ecumênico pediu ao Cardeal Koch que transmitisse a Sua Santidade o Papa Francisco, «os desejos pessoais, juntamente com as nossas orações ao Senhor, enquanto Ele O preserva na saúde, para continuar o Seu elevado ministério». (O texto completo da homilia Patriarcal [Aqui]

Posteriormente, o Cardeal Kurt Koch leu uma calorosa mensagem fraterna de Sua Santidade o Papa Francisco de Roma.

Imediatamente a seguir, no pátio do Patriarcado, o Patriarca Ecumênico encontrou-se e abençoou um grupo de clérigos e fiéis ucranianos que viajaram da sua sofrida pátria para estar neste dia na festa do Patriarcado Ecumênico.

Posteriormente, o Patriarca Ecumênico recebeu em audiência especial, no Gabinete Patriarcal, o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros Georgios Kotsiras, com quem manteve uma cordial troca de pontos de vista.

Com informações e fotos de OrthodoxTimes

Compartilhar

Seja o Primeiro a Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *