O Patriarca Ecumênico Bartolomeu participará da 9ª Conferência Nosso Oceano 2024, que acontecerá de 15 a 17 de abril de 2024 em Atenas, no Centro Cultural da Fundação Stavros Niarchos.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, George Gerapetritis, durante uma conferência de imprensa para a apresentação da Conferência Internacional, salientou que se trata de uma das principais iniciativas para a proteção do ambiente e especialmente a proteção dos oceanos e das águas, “uma questão que é uma questão de alto risco global, mas para o nosso país é também uma questão existencial”.
Sublinhou ainda que as participações são muitas, com 120 delegações de Estados-membros, nomeadamente 113 Estados e 7 organizações internacionais. Entre eles, 12 Chefes de Estado ou de Governo, particularmente da América, da Oceânia e do Extremo Oriente, e 50 ministros e vice-ministros dos Negócios Estrangeiros, mas também ministros do Ambiente e ministros responsáveis pela água e oceanos
Referiu que todos os Estados mediterrânicos foram convidados e todos estarão representados, ao mesmo tempo que haverá grandes representações a nível de organizações, como o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, o Comissário para o Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius, bem como o Patriarca Ecumênico Bartolomeu.
É sabido que, nas últimas três décadas, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu foi reconhecido internacionalmente como “o Patriarca Verde” porque destacou as raízes religiosas e espirituais da crise ecológica, ao mesmo tempo em que em todas as oportunidades aponta a necessidade de cooperação, entre todos os atores sociais e disciplinas científicas, para resolver o problema das mudanças climáticas e da poluição ambiental. Ele também desempenhou um papel ativo e importante na preparação do Acordo de Paris e recebeu vários prêmios por sua visão ecológica internacional e ação ambiental significativa.
Fonte: Fos Fanariou
Seja o primeiro a comentar