A história nos relata que o acaso fez com que Florianópolis, capital de Santa Catarina, fosse sede da primeira colônia grega constituída no Brasil.
Foi em 1883, quando o veleiro mercante “Lefki Peristerá” (“Pomba Branca”), suspendeu, por algumas semanas, sua viagem com destino a Buenos Aires, em função de avarias sofridas em uma tempestade próximo ao Farol de Santa Marta, em Laguna – Santa Catarina. A embarcação retornou à antiga Desterro, atualmente Florianópolis, para fazer reparos no mastro danificado. Neste momento, alguns dos tripulantes da embarcação resolveram instalar-se definitivamente nesta Ilha.
Algum tempo depois, o capitão da embarcação retornou a Desterro com professores e profissionais liberais dispostos a estabelecer uma comunidade grega na Capital, dando origem à primeira colônia grega constituída no Brasil. Todos tiveram origem na aldeia natal de Savas, na pequena Ilha de Kastellorizon no Mar Egeu.
Hoje, sabemos que esta história faz parte da história de origem das famílias Kotzias, Spyrides, Atherino, Pítsica, Nicolacópulos e tantas outras de origem grega que residem no Brasil (…)
Seja o primeiro a comentar