Sacra Arquidiocese de Buenos Aires e América do Sul
Lerma 260 CABA, BUENOS AIRES (Argentina)
Tel.: (+54) 11 45085402/03/04 | E-mail: info@ortodoxia.com.ar
Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul foi erigida em 1996, resultando do desmembramento da Arquidiocese Ortodoxa Grega das Américas (do Norte e do Sul), com sede em Nova Iorque (EUA). Desde 1952, quando foi criada como Diocese, sua sede está em Buenos Aires, na Argentina. Seu território eclesiástico compreende os países da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Uruguai.
Não se têm dados precisos sobre a data em que foi estabelecida a primeira Igreja Ortodoxa Grega na Argentina. Sabe-se, no entanto, que os imigrantes gregos da localidade de Berisso (Província de Buenos Aires) contavam, desde 1905, com a assistência religiosa de um sacerdote vindo da Grécia. Neste mesmo ano inaugurou-se a primeira Igreja Ortodoxa Grega em Florianópolis, SC (Brasil), dedicada a São Nicolau.
Em 1907 um sacerdote grego fundou uma capela na região de Galeria Pacifico, em Buenos Aires. Mais tarde, outras duas capelas foram criadas, nos bairros de Palermo e Vila Crespo, até que, em 1926, foi construída a Catedral da Dormição da Theotokos, dedicada à Virgem maria, localizada na Rua Julian Alvarez, 1036, no Bairro de Villa Crespo.
Na atualidade:
A Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul está sob a jurisdição espiritual do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla. É importante destacar que sua extensão territorial é notavelmente grande, indo de Quito, no Equador, à Terra do Fogo, na Argentina; de Santiago do Chile até o Rio de Janeiro, no Brasil. Cumpre ao arcebispo fazer visitas pastorais em toda a sua jurisdição.
Na cidade de Buenos Aires, Capital Federal da Argentina, está a Sé Metropolitana, cuja Igreja Catedral é dedicada à Dormição da Theotokos. Ainda na Argentina estão as igrejas do Espírito Santo, em Olivos; de São Nicolau, no bairro de Pompéia; de São Miguel Arcanjo, na cidade de Remédios de Escalada e Santos Constantino e Helena em Berisso. Nos últimos anos, na cidade de Rosário, estabeleceu-se uma capela dedicada a São Nicolau e foram edificadas: a Capela de São Eleutério na sede da Arquidiocese; a Igreja de São João, o Precursor em Córdoba, a Igreja de São Nicolau, em Comodoro Rivadavia; a Igreja de São Jorge, em Mar del Plata; a Capela de São Spyridon em São Miguel; e a Capela de São Nectarios em Esteban Echeverría. Mais recentemente deu-se a instalação da pedra fundamental da Igreja de São Jonas, em Bahia Blanca.
No Brasil, existem igrejas ortodoxas gregas em São Paulo – na Capital -, Capão Redondo e Cambucí; em Brasília, no Distrito Federal; Em Florianópolis e São José – Santa Catarina; em Curitiba, no Paraná; em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; na Capital do Rio de Janeiro; Em Vitória, no Espírito Santo e na cidade de Goiânia em Goiás.
No Chile existem Igrejas Ortodoxas Gregas, em Santiago e Vina del Mar; organiza-se atualmente comunidades ortodoxas gregas em Antofagasta e em Coquimbo.
A Igreja Ortodoxa Grega está também em Lima, no Peru, e em Montevidéu, no Uruguai.
No Equador, estão sendo organizadas Igrejas Ortodoxas Gregas em Quito e Guayaquil.
Na Bolívia, Paraguai, Suriname, Guiana e Guiana Francesa existem apenas poucas famílias cristãs ortodoxas.
Antes da criação de uma jurisdição eclesiástica no continente americano haviam numerosas comunidades de cristãos ortodoxos gregos (…)
Encíclicas, Homilias, Mensagens Pastorais e Comunicados Oficiais dirigidos ao clero e fiéis da Arquidiocese em toda América do Sul.
Os honoráveis Arcontes da Santa e Grande Igreja de Cristo, o Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, em nossa Sacra Arquidiocese.