Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

Posts publicados em “Patriarcado Ecumênico”

Patriarca Ecumênico Bartolomeu convoca fiéis a viverem a Quaresma com liberdade e amor

Em sua Homilia Catequética para a Abertura da Santa e Grande Quaresma, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu de Constantinopla convidou os fiéis a viverem este tempo sagrado como uma jornada de arrependimento, renovação espiritual e encontro pessoal com Cristo. A mensagem,…

Conferência Internacional na Áustria: «Não houve cisma entre as Igrejas Oriental e Ocidental»

Um Simpósio Internacional realizado na Universidade de Viena (16-17 de janeiro de 2025) reuniu especialistas para analisar o chamado "Grande Cisma de 1054". Segundo as conclusões apresentadas, os eventos daquele ano não representaram uma separação definitiva entre as Igrejas, mas sim um processo gradual de afastamento, sem anátemas e excomunhões formais entre as instituições eclesiásticas.

Patriarca Ecumênico discursa na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa

Sua Santidade o Patriarca Ecumênico Bartolomeu proferiu, no dia 27 de janeiro de 2025, um discurso perante a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, a convite do Exmo. Presidente do órgão, Sr. Theodoros Rousopoulos. No início de sua fala, o…

Fanar: Onde ainda pulsa o coração da Nação

A Sociedade de Estudos Bizantinos de Préveza lançou a edição 2025 de seu Hagiológio, dedicada ao Patriarcado Ecumênico. A obra inclui um prefácio do Patriarca Bartolomeu, que celebra a resiliência do Fanar como centro espiritual da Ortodoxia Mundial. Também apresenta um estudo do professor Michael Tritos, destacando a importância do Patriarcado para a preservação da identidade helênica e sua dimensão universal. O Hagiológio é enriquecido com fotografias, leituras litúrgicas, ícones e aforismos patrísticos. A publicação é descrita como uma homenagem ao papel histórico e espiritual do Patriarcado Ecumênico.

Grande Cisma ou Grande Erro?

O artigo trata de um congresso internacional na Áustria que reexamina o evento de 1054, tradicionalmente conhecido como o "Grande Cisma" entre as Igrejas do Oriente e do Ocidente. O teólogo Gregório Larendzakis concluiu, após estudos, que o cisma formal entre as Igrejas não ocorreu nesse ano, mas que houve apenas conflitos entre líderes específicos. Esse novo entendimento pode abrir caminhos para a restauração da unidade entre as Igrejas. O simpósio, que contará com a presença de importantes representantes religiosos, como o cardeal Kurt Koch, acontecerá nos dias 16 e 17 de janeiro de 2025, em Viena, e promete trazer novas perspectivas ao diálogo ecumênico.

Anúncio sobre as decisões do Sacro e Santo Sínodo do Patriarcado Ecumênico

Hoje, 10 de janeiro de 2025, o Sacro e Santo Sínodo do Patriarcado Ecumênico, dando continuidade aos seus trabalhos sob a presidência de Sua Santidade, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu, após considerar todos os assuntos listados na agenda, tomou as seguintes…

Encíclica Patriarcal para a Natividade de S.S. Bartolomeu, Arcebispo de Constantinopla-Nova Roma e Patriarca Ecumênico

Patriarca Ecumênico divulga mensagem de Natal com reflexões sobre fé, tecnologia e humanidade O Patriarca Bartolomeu, Arcebispo de Constantinopla-Nova Roma, divulgou sua Encíclica Patriarcal para o Natal de 2024, convidando os fiéis a celebrarem o mistério da Encarnação de Cristo.…

Papa e Patriarca Bartolomeu Celebrarão 1700 Anos do Concílio de Niceia

O Papa Francisco confirmou sua intenção de celebrar os 1.700 anos do Primeiro Concílio de Niceia em 2025, na Turquia, junto ao Patriarca Bartolomeu. O evento busca reforçar a unidade entre católicos e ortodoxos, sendo uma mensagem de paz em um mundo marcado por conflitos. Francisco destacou o papel do diálogo ecumênico e inter-religioso na busca pela plena comunhão entre as Igrejas. A carta confirmando os planos foi entregue pelo cardeal Kurt Koch ao Patriarca Bartolomeu durante a festa de Santo André, em Istambul.

Festa de Santo André: Mensagem do Papa Francisco ao Patriarca Bartolomeu

Por ocasião da festa litúrgica de Santo André, padroeiro do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, o Papa Francisco enviou, neste sábado, 30 de novembro, uma mensagem ao Patriarca Bartolomeu I. Como de costume, a mensagem foi entregue pelo cardeal Kurt Koch, prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, ao final da solene Divina Liturgia na Igreja Patriarcal de São Jorge, em Fanar, Istambul. O texto reforça o compromisso com o diálogo, a oração e a colaboração para alcançar a plena comunhão entre católicos e ortodoxos.