Pressione "Enter" para ir para o conteúdo

Patriarca Bartolomeu sobre a uma data comum para celebração da Páscoa a partir de 2025

No dia 31 de março, Domingo de Páscoa para a Igreja Latina, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu pediu que a partir de 2025 fosse estabelecido um dia comum a todas as denominações cristãs para celebrar a Páscoa.

A Páscoa é celebrada no primeiro domingo depois da primeira lua nova depois do equinócio ou no dia do equinócio. O equinócio ocorre no dia 21 de março. Os ortodoxos e os católicos de rito bizantino são regidos pelo calendário juliano, que tem origem na reforma estabelecida pelo imperador Júlio César em 46 a.C., e que estabeleceu um novo calendário para o Império Romano.

Este calendário vigorou na maior parte da Europa e nas províncias ultramarinas europeias até a nova reforma promulgada em 1582 pelo papa Gregório XIII, que estabeleceu um novo calendário (chamado “Gregoriano”) para substituir o juliano, e que agora é comum uso em grande parte do mundo.

O calendário juliano tem cerca de 11 minutos a menos do que o gregoriano, o que acumula um dia de diferença a cada 128 anos.

(…) Este ano, a Páscoa Ortodoxa é comemorada no domingo, 5 de maio. Porém, em 2025 o dia coincidirá: será domingo, 20 de abril, para todos os cristãos.

“Peçamos ao Senhor que a celebração comum da Páscoa que teremos no próximo ano não seja uma feliz coincidência, um acontecimento fortuito, mas o início do estabelecimento de uma data comum para o cristianismo ocidental, em vista dos 1700 anos, em 2025, da convocação do primeiro Concílio Ecumênico de Nicéia, que entre outras coisas também abordou a questão da regulamentação do tempo da celebração da Páscoa”

disse Bartolomeu.

O Patriarca também disse que “há boa vontade e disposição” entre ambas as Igrejas e que o fato de os cristãos celebrarem a Ressurreição do Senhor em dias separados “é um escândalo”.

Da igreja de Agioi Theodoros, em Istambul, Turquia, ele expressou seus bons votos a todos os cristãos do mundo que celebram o mistério pascal: “Uma cordial saudação de amor a todos os cristãos de toda a terra que celebram hoje a Santa Páscoa”, disse.

Compartilhar

Seja o Primeiro a Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *