Pressione "Enter" para ir para o conteúdo

Patriarca Neophitos da Bulgária adormeceu no Senhor

O Patriarca Neophitos da Bulgária adormeceu no Senhor, na quarta-feira, 13 de março de 2024, pouco depois das 22h, aos 79 anos.

O Patriarca Neophytos foi o 28º chefe da Igreja Ortodoxa Búlgara com o título de Patriarca de toda a Bulgária e Metropolita de Sofia.
Ele nasceu em 15 de outubro de 1945 em Sofia. Estudou na Academia Teológica de Sofia e fez estudos adicionais em Moscou.

Em 3 de agosto de 1975, tornou-se monge. Foi ordenado diácono em 15 de agosto de 1975 e presbítero em 25 de março de 1976.

Em 21 de novembro de 1977, recebeu o título de Arquimandrita. Ele serviu como Primaz da Metrópole de Sofia de 1981 a 1985. Em 8 de dezembro de 1985 foi ordenado Bispo titular de Lefki.

Foi conferencista e responsável pelo Coro da Academia, Presidente da Academia Teológica, primeiro Reitor da reconstituída Escola Teológica da Universidade de Sofia, ao mesmo tempo que serviu como Secretário-Chefe do Santo Sínodo, de 1992 a 1994.

Em 3 de abril de 1994, foi eleito Metropolita de Dorostolo e Tservenou.

Em 19 de dezembro de 2001, após a divisão das Metrópoles foi nomeado Metropolita de Rousse.

Em 24 de fevereiro de 2013 foi eleito Metropolita de Sofia e Patriarca da Bulgária e entronizado no mesmo dia.

O Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa Búlgara anunciou que o funeral do falecido Patriarca Neófito da Bulgária será realizado no sábado, 16 de março, na Catedral Patriarcal de Santo Alexandre Nevsky, conforme relatado por novini.bg.

Após o serviço religioso, uma procissão seguirá até a Catedral de Santa Nedelya, onde o Patriarca será sepultado. Vale ressaltar que esse era o seu desejo, conforme mencionado em seu testamento.

O corpo do falecido Patriarca ficará exposto, permitindo que os fiéis venham prestar suas homenagens.

O metropolita Ioan de Varna e Veliki Preslav, eleito chefe interino do Santo Sínodo, supervisionará a organização da eleição de um novo patriarca nos próximos quatro meses.

O novo Patriarca da Bulgária e Metropolita de Sófia será eleito entre nove Metropolitas da Igreja Búlgara.

O processo para a eleição, delineado no Estatuto da Igreja Ortodoxa Búlgara, é específico e meticulosamente regulamentado.

De acordo com o estatuto, o candidato a Patriarca da Bulgária e Metropolita de Sófia deve ter pelo menos 50 anos e ter servido como Metropolita durante um mínimo de 5 anos. Além disso, deve ser reconhecidos pela sua fé ortodoxa inabalável e pela adesão estrita aos cânones da Igreja.

O Santo Sínodo da Igreja Búlgara, composto por 15 membros, supervisiona o processo eleitoral.

Com o falecimento do Patriarca, que também ocupa o cargo de Metropolita de Sofia, e do Metropolita Ioanikiy de Sliven, o Sínodo é atualmente composto por 13 membros.

Compartilhar

Um Comentário

  1. José Oscar Suher José Oscar Suher 16 de março de 2024

    Meus sentimentos pelo falecimento do Patriarca Neophitos . Que o Senhor o receba entre seus anjos e seus santos na Morada Eterna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *