29/01/2016 — DREE — Na última quinta-feira, 28 de janeiro de 2016, em Veneza (Itália), aconteceu a Assembleia anual dos Bispos Ortodoxos da Itália e Malta. Estiveram presentes o Metropolita Gennadios da Itália e Malta (Patriarcado Ecumênico), o bispo Antonij de Bogorodsk (Patriarcado de Moscou), o Bispo Silvano da Itália (Igreja Ortodoxa Romena). O Bispo Andrei, da Áustria e Suíça, que tem sob seus cuidados as paróquias e comunidades da Igreja Sérvia na Itália, foi representado pelo Arcipreste Rasko Radovic.
O canto do tropário de Pentecostes pelos participantes marcou o início dos trabalhos. Em seguida, o Metropolita Gennadios fez seu pronunciamento de abertura, dirigindo-se aos hierarcas presentes. Antes de tudo, em nome de todos os membros do Conselho, o Metropolita apresentou suas congratulações ao Bispo Antony por sua consagração episcopal, expressando grande satisfação pelo fato de as paróquias da Igreja Ortodoxa Russa na Itália estarem sob o cuidado de um hierarca bem conhecido pelos fiéis das jurisdições ortodoxas do país, destacado pelos importantes serviços que prestou na Itália durante muitos anos. Em nome do Conselho, o Metropolita presenteou o Bispo Anthonij com uma Panaghia (foto), desejando-lhe que Deus abençoe e lhe conceda todo o seu apoio em seu novo ministério. Em seu discurso, o chefe da Metrópole Grega da Itália abordou ainda uma série de questões da agenda das relações interortodoxas na Itália.
O Bispo Antonij de Bogorodsk, por sua vez, agradeceu calorosamente aos membros do Conselho pelas felicitações e votos, expressando sua total disponibilidade para contribuir com o desenvolvimento das relações fraternas entre as Igrejas Ortodoxas na Itália, identificando ainda uma série de questões importantes às quais o Conselho pode oferecer efetivas contribuições. Em seguida, o Bispo Silvano fez um breve relatório.
No final da reunião, uma série de decisões foram tomadas. Em particular, o Conselho aceitou o convite do bispo Antonij para concelebrar na Igreja Ortodoxa Russa de Santa Catarina, em Roma, em data a ser marcada durante o segundo semestre deste ano de 2016, oportunidade em que será dirigido um apelo conjunto de todos os membros da Assembleia concelebrante aos fiéis presentes. De acordo com relatório do site da Igreja Russa de Santa Catarina, em Roma, na mesma ocasião, será realizada a segunda reunião do Conselho deste ano.
Seja o primeiro a comentar