S. Emcia. Revma. Dom IOSIF

Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires,
Primaz e Exarca da América do Sul

Dados biográficos

Sua Eminência Reverendíssima Dom Iosif, Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires, nasceu em 7 de setembro de 1976, na cidade de Córdoba, Argentina. Concluiu seus estudos primários e secundários no Centro Educacional San Jorge, do Patriarcado de Antioquia, formando-se em 1994 com medalha de ouro. Em 1995, por iniciativa de Dom Kyrillos Doumat, então Bispo de Arka, foi enviado à Síria para iniciar sua formação eclesiástica no Monastério de São Jorge Houmaira e na Faculdade de Teologia da Universidade de Balamand, no Líbano.

Vida monástica e ordenações

Em 1997, recebeu bolsa de estudos do Patriarcado Ecumênico e do Governo Helênico, iniciando sua formação acadêmica na Faculdade de Teologia Social e Pastoral da Universidade Aristotélica de Tessalônica. No mesmo ano, com a bênção de Sua Santidade o Patriarca Ecumênico, foi ordenado Diácono na Catedral Patriarcal de São Jorge, no Fanar, pelas mãos de S.E.R. o Metropolita de Sásima, Mons. Gennadios Limouris, recebendo o nome de Iosif. Em 2000, foi ordenado Presbítero por Dom Gennadios Chrysoulakis, então Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires, em sua cidade natal, Córdoba. Com a permissão do Santo Sínodo, mudou-se para Freiburg, na Alemanha, a fim de iniciar estudos em Teologia Latina. Em 2002, graduou-se em Teologia em Tessalônica com as mais altas honras. No mesmo ano, mudou-se para Roma, como membro da Santa Sé, onde prosseguiu seus estudos de graduação e pós-graduação na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino – Angelicum. Em 2003, obteve o título de Bacharel em Teologia Católica, e no ano seguinte concluiu o Mestrado em Teologia Pastoral e Espiritual, com a tese “A satisfação da penitência em São Tomás de Aquino”. Em 2005, obteve o título de Mestre em Teologia Dogmática Tomista, apresentando a tese “São João Damasceno como fonte da Prima Pars da Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino”. No ano seguinte (2006), concluiu, novamente em Tessalônica, estudos de pós-graduação com distinção máxima, defendendo a dissertação “A Metodologia Teológica de São Gregório Palamás”, sob orientação da Prof.ª Despoina Lialiou.

Formação acadêmica

Sua intensa participação no movimento ecumênico começou em 2004, quando foi convidado como Jovem Teólogo para a Assembleia Geral de Fé e Ordem, em Kuala Lumpur (Malásia), integrando a delegação oficial do Patriarcado Ecumênico. Em 2006, participou da IX Assembleia Geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), em Porto Alegre, onde proferiu conferência plenária sobre o tema “Deus, em tua graça, transforma o mundo”. Entre 2006 e 2013, foi membro do Echos (Comissão de Juventude do CMI) e do Grupo Misto de Trabalho com a Igreja Católica Romana (Joint Working Group). Em 2009, participou das Living Letters (Cartas Vivas), visita ecumênica a comunidades do Uruguai e Bolívia, preparando o Chamado Internacional pela Paz em Kingston (Jamaica, 2011), do qual também participou como delegado patriarcal.

Ministério e ordenações

Por iniciativa de Sua Santidade o Patriarca Ecumênico Bartolomeu, foi incardinado em 2006 na Sacra Arquidiocese de Buenos Aires. Em março de 2007, foi elevado ao grau de Arquimandrita e nomeado Reitor da Catedral Ortodoxa de São Jorge, em Santiago do Chile, e Vigário Metropolitano para todo o Chile. Em 2008, foi transferido para sua cidade natal, Córdoba, onde serviu como Reitor do Sacro Templo de São João, o Precursor, e Vigário Arquidiocesano da Argentina Central e do Norte. Em 2010, assumiu as responsabilidades de Vigário Geral da Arquidiocese e Decano da Catedral Metropolitana da Dormição da Theotokos, em Buenos Aires.

Serviço Pastoral

Em 2011, apresentou na Universidade Angelicum (Roma) sua tese de doutorado intitulada “Vestígios do Damasceno no Angelical: uma abordagem hermenêutica ao uso da teologia de São João Damasceno na Summa Theologiae de Santo Tomás de Aquino”, sendo proclamado Doutor em Teologia Dogmática com a mais alta distinção. Em 2012, defendeu sua segunda tese doutoral, “Os textos areopagíticos nas primeiras partes da Summa Theologiae de Tomás de Aquino”, também aprovada com distinção máxima, na Universidade de Tessalônica. De 2017 a 2021, atuou como Professor Visitante de Dogmática (Teologia Trinitária: Deus Uno) na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Argentina (UCA), por convite de Dom Jorge Mario, Cardeal Bergoglio, então Arcebispo de Buenos Aires e Grande Chanceler da UCA. Em 20 de setembro de 2019, concluiu sua pesquisa de pós-doutorado na Universidade Aristotélica de Tessalônica, com o trabalho “O método em teologia: Ortodoxa e Católica Romana (Methodologia Scholastica et Palamita Comparata)”, sob a orientação da Prof.ª Despoina Lialiou.

Eleição e consagração episcopal

Em 31 de maio de 2012, foi eleito pelo  Santo Sínodo do Patriarcado Ecumênico como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Buenos Aires e América do Sul , com o título da antiga e ilustre Sede de Pátara. Em 29 de novembro de 2019, foi eleito por unanimidade pelo Sagrado e Santo Sínodo do Patriarcado Ecumênico como o terceiro Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires e América do Sul, sucedendo a seu predecessor, transferido para os Estados Unidos. Desde então, exerce o ofício de Primaz e Exarca do Patriarcado Ecumênico para toda a América do Sul, servindo com zelo pastoral e dedicação à unidade da Santa Igreja.

S. Excia. Revma. Dom Irineo, Bispo de Tropaion

Dados biográficos

Sua Excelência Reverendíssima Dom Irineo, Bispo de Tropaion, nasceu em 28 de agosto de 1966, na cidade de São João Batista (SC), onde iniciou sua formação cristã e escolar. Em 1997, foi acolhido na Igreja Ortodoxa Grega, pelos Santos Mistérios da Iniciação Cristã, na Catedral Ortodoxa Grega de São Pedro, em São Paulo (SP). Três anos depois, a pedido do então Vigário Geral do Brasil, Monsenhor Nectário, partiu para a Grécia, a fim de estudar língua grega, Teologia e cultura helênica.

Vida monástica e ordenações

Nos dias 7 e 9 de setembro de 2001, foi respectivamente tonsurado monge, recebendo o nome de Pavlos, e ordenado Diácono e Presbítero pelo Eparca Dom Jeremias de Aspendo, da Eparquia Ortodoxa Ucraniana (Patriarcado Ecumênico de Constantinopla). Em 13 de junho de 2008, foi transferido, a pedido do Metropolita Dom Tarásios Antonópoulos e com o consentimento de Dom Jeremias, para a Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires.

Formação acadêmica

Entre 2008 e 2010, cursou Mestrado em História na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). De 2010 a 2013, concluiu o Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com tese sobre a imigração de famílias ortodoxas para o Sul do Brasil. Posteriormente, realizou Pós-Doutorado em História na Universidade Federal do Paraná (UFPR), concluído em 2017, e segundo Pós-Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), concluído em 2024, com bolsa CNPq, abordando o tema da Iconografia Bizantina.

Ministério e ordenações

Em 2011, foi nomeado Reitor da Igreja Ortodoxa Grega de São Nicolau, em Florianópolis.
Em 31 de março de 2013, deixou a comunidade para dedicar-se ao pós-doutorado, e em 2018, assumiu a Igreja Ortodoxa Grega de São Savas, em Curitiba. No dia 27 de novembro de 2022, foi elevado ao grau de Arquimandrita, recebendo o nome de Irineo, sendo designado Vigário Arquidiocesano para o Sul do Brasil e membro da Equipe Arquidiocesana de Educação.

Eleição e consagração episcopal

Em 10 de janeiro de 2025, o Sagrado e Santo Sínodo do Patriarcado Ecumênico o elegeu, por unanimidade, Bispo de Tropaion e Auxiliar da Arquidiocese Ortodoxa de Buenos Aires e América do Sul. Sua consagração episcopal realizou-se em 8 de março de 2025, no Sacro Templo da Igreja Ortodoxa Grega da Anunciação da Theotokos, em Brasília.
Foram seus consagrantes: Dom Iosif Bosch, Metropolita de Buenos Aires; Dom Nektários de Anthidona, Arcebispo do Patriarcado de Jerusalém; Dom Jeremias de Aspendo, Arcebispo; e
Dom Gregório de Abidos, Bispo Auxiliar da Metrópole.

S. Excia. Revma. Dom Meletios, Bispo de Zela

Dados biográficos

Sua Excelência Reverendíssima Dom Meletios, Bispo de Zela, nasceu em 19 de dezembro de 1982, em Amaroussion, Atenas. Recebeu sua formação básica na cidade de Argos, na Argólida, de onde provém sua família. Estudou no Departamento de Formação Cultural e Eclesiástica da Escola Eclesiástica de Corinto.

Formação acadêmica

É Bacharel em Teologia pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, e concluiu também os cursos de Filosofia e Psicopedagogia na mesma instituição. Possui títulos de Pós-Graduação em Teologia pela Universidade Estácio de Sá e especializações em Teologia e Práticas Pastorais e Aconselhamento e Ministério Cristão pela Universidade Internacional UNINTER, de Curitiba (PR).

Ministério e ordenações

Foi ordenado Diácono pelo Metropolita Jeremias de Gortina e Megalópolis, na Igreja de Santa Marina, em Ilioupolis, no dia 2 de janeiro de 2011. Recebeu a ordenação presbiteral em 4 de janeiro de 2011, na Capela de São Nectário, da mesma igreja, e foi elevado ao grau de Arquimandrita em 5 de dezembro de 2012, na Igreja de São Nicolau, em Megalópolis. Em 25 de fevereiro de 2017, foi nomeado Confessor pelo Metropolita Damasceno de Didimótico, Orestiada e Soufli, no Católico do Mosteiro de Santa Paraskevi de Didimótico.

Serviço Pastoral

Serviu como Pároco da Igreja de São João, o Teólogo, na aldeia de Potamiá, pertencente à Metrópole de Gortina e Megalópolis, atendendo também as comunidades de São Demétrio (Isióma), São Nicolau (Kyparíssia) e São Demétrio (Mavria). De sua ordenação presbiteral até agosto de 2014, exerceu as funções de Vigário Episcopal de Karýtaina. Em agosto de 2014, foi transferido para a Santa Metrópole de Didimótico, Orestiada e Soufli, sendo nomeado Pároco da Igreja da Dormição da Theotokos, em Kotroniá – Soufli. No mês de novembro do mesmo ano, foi destacado para a Santa Metrópole de Buenos Aires, e em 15 de novembro de 2014, assumiu a Paróquia de São Nicolau, em Florianópolis (Brasil).
Em 1º de julho de 2018, foi nomeado Pároco da Igreja da Anunciação da Theotokos, em Brasília, onde serviu até sua eleição episcopal.

Eleição e consagração episcopal

Em 10 de janeiro de 2025, foi eleito pelo Sagrado e Santo Sínodo do Patriarcado Ecumênico como Bispo Auxiliar da Arquidiocese Ortodoxa de Buenos Aires e América do Sul, com o título da outrora ilustre Diocese de Zela. Sua consagração episcopal ocorreu em 9 de março de 2025, na Igreja da Anunciação da Theotokos, em Brasília, presidida por Sua Eminência Reverendíssima Dom Iosif, Metropolita de Buenos Aires, e concelebrada pelos Arcebispos Dom Nektários de Anthidona (Patriarcado de Jerusalém) e Dom Jeremias de Aspendo, bem como pelos Bispos Dom Gregório de Abydos e Dom Irineo de Tropaion.