Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos
 
 
Biblioteca Ecclesia
 
 
   

Vinhas, Árvores e Malhas Geométricas

[Tradução de Humberto Cardoso]

á um grupo de tipos de ícones semelhantes utilizando figuras definidas na estrutura de uma árvore, trepadeira ou folhagem entrelaçada, ou as mesmas transformadas em uma malha geométrica. No entanto, todos são tipos diferentes, e é preciso aprender a não confundi-los.

O primeiro tipo é chamado em grego Ριζα Του Ιεσσαι - He Riza Tou Iessai - “A raiz de Jessé”. É baseado em Isaías 11: 1, considerado pelos ortodoxos como uma previsão do nascimento de Jesus:

Um ramo sairá do tronco de Jessé. Um rebento brotará de suas raízes. 2 Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, o Espírito da sabedoria e de inteligência, Espírito de conselho e de fortaleza, Espírito de conhecimento e de temor do Senhor3 no temor do Senhor estará a sua inspiração. Ele não julgará segundo a aparência. Ele não dará sentença apenas por ouvir dizer.

Isso se relaciona com o ícone em que Jessé (pai do rei Davi) é o ancestral bíblico de Jesus, e o tipo mostra uma árvore que cresce a partir de Jessé com outros antepassados de Jesus (como uma árvore genealógica) representada nos galhos. E, claro, o foco da árvore é Jesus. Ele às vezes é mostrado na maturidade, às vezes quando criança com sua mãe Maria. Você pode se lembrar da árvore básica que cresce fora de Jessé como uma imagem secundária em alguns exemplos do ícone “Arbusto que Não Queima” de Maria.

Aqui está um exemplo russo mais elaborado, conhecido como Древо Иессеево - Drevo Iesseevo - "A Árvore de Jessé":

O segundo tipo nesta categoria é chamado Άνωθεν οι Προφήτες - Anothen hoi Profetas - “No alto dos profetas” em grego. Foi retirado de um hino mariano por Ioannes Koukouzelis, cantado durante a paramentação do bispo no Orthros:

”Άνωθεν οι Προφήται σε προκατήγγειλαν.Στάμνον, ράβδον,πλάκα,κιβω­τόν,λυχνίαν, τράπεζαν.Όρος αλατόμητον, χρυσούν θυμιατήριον, πύλην αδιόδευτον και θρόνον Του Βασιλέως προκατήγγειλαν οι Προφήται. Σε προκατήγγειλαν άνωθεν οι Προφήται.”

“De antigamente [lit. 'No alto'], os profetas anteriormente proclamaram você, o Pote de Maná, a Haste de Arão, a Tábula, o Candelabro, a Arca, a Mesa, a Montanha Não Caída, o Incensário de Ouro, o Portão Intransitável e o Trono do Rei. A ti os profetas proclamaram antigamente.

O manual do iconógrafo de Dionísio de Fourna descreve como tendo "A Santa Virgem, sentada em um trono e carregando o Cristo Menino... todos os profetas estão dispostos". O patriarca Jacó segura sua escada, Moisés tem um arbusto, Arão um cajado brando, Gideão um velo, Davi um santuário, Salomão uma cama (ou templo), Isaías uma colher (ou tenaz), Jeremias uma imagem da Virgem, Ezequiel um porta, Daniel uma montanha, Habacuque uma montanha sombria, Zacarias uma lâmpada de sete ramos.

O equivalente russo do tipo "Profetas do Alto" é uma imagem variável geralmente chamada de Похвала Пресвятыя Богородицы - Pokhvala Presvyatuiya Bogoroditsui - “O Louvor da Santíssima Mãe de Deus”. Aqui está um exemplo:

O terceiro tipo é chamado de  ΑΜΠΕΛΟC - He Ampelos em grego - “A Videira”. Ele descreve Jesus sentado perto do topo de uma videira com muitas ramificações, e ao redor dele nos galhos estão os Doze Apóstolos.

Leva o nome de João 15: 5 e, de fato, é o texto geralmente mostrado nos Evangelhos abertos mantidos por Jesus em exemplos deste tipo:

Εγω ειμι η αμπελος υμεις τα κληματα ο μενων εν εμοι καγω εν αυτω ουτος φερει καρπον πολυν οτι χωρις εμου ου δυνασθε ποιειν ουδεν “Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto; porque, sem mim, nada podeis fazer.”

Na Rússia, o tipo "Ampelos" é chamado Лоза Истинная - Loza Istinnaya - "A videira verdadeira" ou "Cristo, a videira verdadeira". Às vezes também é chamado de Древо Жизни - Drevo Zhizni - "A Árvore da Vida".

Pode-se encontrar uma variante russa incomum do tipo "Videria Verdadeira", mostrada aqui:

Como o habitual, é baseado em João 15. E vemos uma inscrição eslava da Igreja logo acima de Jesus, com sentimentos retirados de João 15, e começando por Êзъ есмь лоза истинная - Az esm loza istinnaya - “Eu sou a videira verdadeira… .” É dividido em segmentos esquerdo e direito:

No lado esquerdo da cabeça (o lado "bom") está:

Eu sou a videira verdadeira, (...)
porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5)

No lado direito (o lado "ruim") é:

Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca.
Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. (João 15:6)

Mas nesta variante “Videira Verdadeira”, a ênfase é colocada não apenas nos ramos da videira que “dão frutos”, mas também naqueles que permanecem áridos.

No topo está o Paraíso, mostrado como um jardim cercado por paredes e com dois portões. No centro, estão o Senhor Sabaoth (Deus Pai) e o Espírito Santo na forma de uma pomba. Jesus está no centro, com os Evangelhos na mão direita abertos para Mateus 11:28, o texto comum:

“Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso”.

Existe uma inscrição procedente da boca de Jesus (mas lida de baixo para cima). Ela vem de Mateus 25: 34-35 e começa assim:

"Vinde, benditos de meu Pai, recebei por herança o Reino preparado para vós desde a fundação do mundo: pois tive fome e me destes de comer ..." Na mão esquerda está uma espada com uma inscrição tirada de Mateus 25:41:

“Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e para os seus anjos”

Portanto, Jesus está acolhendo aqueles cristãos que dão os frutos de boas ações e o arrependimento à sua direita, mas à esquerda ele condena aqueles que não dão tais frutos, mas permanecem estéreis. Os justos (com auréolas) nos galhos frutíferos (eles literalmente mostram frutas vermelhas) são acompanhados por anjos, e sua entrada no céu é representada pela figura no galho mais alto, que está sendo recebido no céu por um anjo no portão “direito”. Mas os injustos (sem auréolas) à esquerda de Jesus sentam-se em galhos estéreis e vazios, que são cortados por anjos com machadinhas. Quando os galhos são cortados, os injustos, recusada a entrada no céu, caem nas chamas do inferno, representados como a boca ardente e aberta de um grande monstro.

Aqui está a parte relevante de João 15 na qual o ícone se baseia:

“Eu sou a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo em mim que não produz fruto ele o corta, e todo ramo que produz fruto ele o poda, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais puros, por causa da palavra que vos fiz ouvir. 4Permanecei em mim e eu em vós. Como o ramo não produz frutos por si mesmo, se não permanecer na videira; assim também vós, se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto; porque, sem mim, nada podeis fazer. 6Se alguém não permanece em mim é lançado fora, como o ramo, e seca; tais ramos são recolhidos, lançados ao fogo e se queimam. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vós o tereis. 8Meu Pai é glorificado quando produzis muito fruto e vos tornais meus discípulos.”

(João 15: 1-8)

E, finalmente, nesta categoria de ícones com uma árvore ou videira formando uma estrutura na qual várias figuras são colocadas, temos o tipo de ícone russo bastante incomum preferido pelos Velhos Crentes, Союз любви - Soiuz Liubvi - a "União do Amor". Retrata Jesus no centro (às vezes o “Abençoado Silêncio”, ou às vezes a Crucificação, às vezes uma simples Deisis), com um formato de diamante formado por parte de uma malha complexa, com doze apóstolos nos outros segmentos. Nos quatro segmentos fora do diamante, os Quatro Evangelistas são representados em forma simbólica: Mateus como homem alado, Marcos como águia, João como leão alado e Lucas como boi alado. O tipo também se refere a João 15 através das partes que tratam do amor mútuo. Enquanto algumas versões usam o nó como estrutura, outros exemplos o substituem por uma vegetação entrelaçada.

O nome do tipo é encontrado no Ode 5 da Quinta-feira Santa, Cerimônia de Lavagem de Pés:

Союзом любве связуеми апостоли Владычествующему всеми себе Христу возложше красны ноги очищауус

Unidos pelos laços de amor, os apóstolos se ofereceram a Cristo Mestre de todas as coisas; quando seus belos pés foram lavados, eles trazem boas novas de paz a todos.

Esses não esgotam os tipos de ícones com árvores ou trepadeiras, mas são os principais tipos que utilizam várias figuras em uma configuração de árvore, videira ou geométrica.

Um tipo mais simples relacionado à vinha é o ícone eucarístico particularmente popular na Romênia, chamado Iisus Hristos - Viţa de vie - “Jesus Cristo, a videira”, também conhecido como “Espremedeira Mística”. Representa Jesus sentado e do seu lado cresce uma videira com cachos de uvas. Ela cresce sobre uma cruz e arqueia até onde suas mãos espremem um cacho de uvas em um cálice. Em versões mais elaboradas, o cálice é mantido por um anjo. É claro que este é um ícone eucarístico. Os exemplos romenos são frequentemente pintados em vidro reverso - típico dos ícones populares romenos - e o vidro é colocado em uma moldura de madeira simples. Esses ícones são chamados icoane pe sticla - "ícones no vidro".

Aqui está uma versão mais elaborada, mas ainda popular, sobre madeira:

Geralmente se considera que este tipo representa frases de uma oração durante o Hino dos Querubins na Liturgia de São João Crisóstomo:

Pois és tu que oferece e és oferecido, recebes e és distribuído, ó Cristo nosso Deus…”

Em grego:

Σὺ γὰρ εἶ προσφέρων καὶπροσφερόμενος καὶπροσδεχόμενος καὶδιαδιδόμενος, ΧριστὲΘεὸς ἡμῶν….

Em eslavônico:

Ты бо еси Приносяй и Приносимый, и Приемляй и Раздаваемый, Христе Боже наш….

Em romeno:

Că Tu eşti Cel ce aduci şi Cel ce Te aduci, Cel ce primeşti şi Cel ce Te împarţi, Hristoase, Dumnezeul nostru….

Notas do tradutor:

O texto original em Inglês se encontra em Russian Icons

 

Voltar à página anterior Topo da página  
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas