O Sacrossanto Sínodo de Constantinopla

O Sacrossanto Sínodo, presidido por Sua Santidade o Patriarca Ecumênico BARTOLOMEU, é constituído por doze Hierarcas, cada um servindo por um ano de mandato, com metade dos membros do Sínodo mudando a cada seis meses, em março e setembro de cada ano.

A função administrativa do Patriarca não é concebida fora do vínculo e da instituição sinodal. Desta forma, o Patriarca é quem preside a instituição colegiada chamada «SÍNODO», que representa a mais alta autoridade administrativa do Patriarcado. Na verdade, o Sacrossanto Sínodo em sua versão ampliada dos Bispos residentes, -ἐνδυμοῦσα- escolhe o Patriarca entre seus Metropolitas e o investe em sua função espiritual, pastoral e administrativa sobre toda a jurisdição do Patriarcado: neste sentido, o lugar natural da hipóstase patriarcal como «primaz na administração» vem do Santo Sínodo, pois daí vem a sua origem, nele se desenvolvem todas as atividades administrativas que dizem respeito à vida dinâmica do Patriarcado «ad intra» e «ad extra» e para ele derivam todas as propostas desta natureza do «primus» – o Patriarca – que são sempre adotadas após a necessária deliberação e por consenso sinodal.

O primeiro sínodo se desenvolveu a partir do que foi referido como o sínodo residente, constituído pelo Patriarca, Bispos locais e quaisquer outros bispos ortodoxos que estivessem visitando a capital imperial de Constantinopla. Após a queda de Constantinopla, os membros do Sínodo foram limitados aos Bispos do Patriarcado.

O Sacrossanto Sínodo é formado por todos os Metropolitas do Patriarcado que se revezam a cada ano segundo um complexo programa cujo parâmetro de convocação é o equilíbrio das regiões de onde provêm os Metropolitas. No seio do Santo Sínodo são formadas várias comissões sinodais de trabalho que atendem e acompanham o desenvolvimento das várias facetas da vida e da administração da Igreja. Essas comissões têm uma referência direta e natural ao Santo Sínodo e ao Patriarca como seu chefe.

O Sacrossanto Sínodo, presidido por Sua Santidade o Patriarca Ecumênico BARTOLOMEU, é constituído por doze Hierarcas, cada um servindo por um ano de mandato, com metade dos membros do Sínodo mudando a cada seis meses em março e setembro. Atualmente e, durante o semestre de 01/09/2023 – 29/02/2024, constituem o Santo Sínodo, sob a presidência de S. S. Bartolomeu, Patriarca Ecumênico, os Metropolitas:

  • 1. Βρυούλων κ. Παντελεήμων (Panteleímon de Vryoúlon)
  • 2. Σάρδεων κ. Ευάγγελος (Evángelos de Sárdeon)
  • 3. Ρόδου κ. Κύριλλος (Kyrillos de Rodes )
  • 4. Γουίννιπεγκ κ. Ιλαρίων (Ilarion de Winnipeg)
  • 5. Κρήτης κ. Ευγένιος (Eugenios de Creta)
  • 6. Κορέας κ. Αμβρόσιος (Ambrosios da Coréia)
  • 7. Αυστρίας κ. Αρσένιος (Arsênios da Áustria)
  • 8. Πισιδίας κ. Ιώβ (Job de Pisidías )
  • 9. Νέας Ιερσέης κ. Απόστολος (Apóstolos de Nova Jersey)
  • 10. Σύμης κ. Χρυσόστομος (Chrysóstomos de Sýmis)
  • 11. Ρεθύμνης και Αυλοποτάμου κ. Πρόδρομος (Pródromos de Rethymno e Avlopotamos)
  • 12. Γαλλίας κ. Δημήτριος (Dimitrios de França)