CONSIDERANDO que têm chegado a nossa jurisdição pedidos de esclarecimentos acerca da presença e atuação no Brasil de denominações sob as titulações “Ortodoxa” e “Grega” – em que pese a liberdade de culto e de livre associação para tanto, garantida na Constituição e leis brasileiras – de nossa parte, pelo Patriarcado Ecumênico, e em conjunto com os demais Patriarcados e Igrejas Autocéfalas e autônomas que mantêm mútua comunhão, formando a Ortodoxia – família de Igrejas Orientais de origem apostólica, ESCLARECEMOS…
Continue lendoNEWS
Delegações de Portugal e Patriarcado de Constantinopla trocam visitas
Bartolomeu I recebeu peregrinos do Instituto Católico de Viana do Castelo e da Basílica dos Congregados, em Braga
NOTA DE AGRADECIMENTO
O Arcebispo Metropolitano, Dom Damaskinos Mansour, juntamente com o Clero da Catedral e o Conselho Administrativo, (…)
INCÊNDIO NO CENTRO DE SÃO PAULO ATINGE PRIMEIRA IGREJA ORTODOXA DO BRASIL
SÃO PAULO, 12 jul. 22 – Um incêndio na noite de domingo (10) atingiu a mais antiga igreja ortodoxa do Brasil, na região da rua 25 de Março, centro de São Paulo (SP), onde historicamente se concentravam os imigrantes de origem árabe da cidade. O fogo teve início em um prédio comercial de dez andares próximo e logo alcançou a centenária matriz da paróquia ortodoxa antioquina da Anunciação a Nossa Senhora. Segundo o pároco Paisios Dias, 80% da estrutura do…
Continue lendoPatriarca Bartolomeu ao Papa: «Os Apóstolos Pedro e Paulo, continuam a inspirar nossas Igrejas na encarnação do princípio da não-violência».

DELEGAÇÃO DO PATRIARCADO ECUMÊNICO EM ROMA
A Delegação é chefiada pelo Arcebispo Job de Telmissos, que é acompanhado por Dom Adrianos de Halicarnasso e do Diácono Patriarcal Barnabé Grigoriadis.
DELEGAÇÃO DE CONSTANTINOPLA EM ROMA PARA A FESTA DOS SANTOS APÓSTOLOS PEDRO E PAULO
Por ocasião da Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, uma delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla visitará Roma de 28 a 30 de junho de 2022. Está prevista uma audiência com o Papa e uma celebração eucarística presidida por Francisco Vatican News — Uma delegação do Patriarcado Ecumênico visitará Roma de 28 a 30 de junho de 2022. O contexto – relata um comunicado do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos – é o tradicional intercâmbio de delegações…
Continue lendoConferência Internacional “Patriarca Ecumênico Bartolomeu: Trinta Anos de Ministério”
Uma Conferência Internacional em homenagem a Sua Santidade o Patriarca Ecumênico Bartolomeu por ocasião dos trinta anos de seu ministério patriarcal ocorreu em Tessalônica de 26 a 29 de maio de 2022, organizada pela Universidade Aristóteles de Tessalônica e pela Fundação Patriarcal de Estudos Patrísticos. Mais de quarenta hierarcas, personalidades e estudiosos da Igreja Ortodoxa e de outras Igrejas Cristãs apresentaram os vários aspectos do rico e multidisciplinar ministério do Patriarca. As duas últimas sessões do colóquio foram dedicadas aos…
Continue lendoPatriarca Ecumênico na Arábia Saudita
Sua Santidade o Patriarca Ecumênico Bartolomeu participou do Fórum para a Promoção de Valores Comuns entre os Seguidores de Religiões, que aconteceu entre 10 e 12 de maio de 2022, em Riad, Reino da Arábia Saudita, no qual ele fez um discurso de abertura no início dos anais da conferência internacional. Em seu discurso, o Patriarca sublinhou que “uma função essencial da religião é a pacificação” e acrescentou que “em nossos tempos, a credibilidade das religiões depende em grande parte…
Continue lendoENCÍCLICA PATRIARCAL PARA A SANTA PÁSCOA DE S.S. BARTOLOMEU, PATRIARCA ECUMÊNICO
(…) Tendo completado a corrida de lutas ascéticas durante a Santa e Grande Quaresma e experimentado com compunção a venerável Paixão do Senhor, estamos agora cheios da luz eterna de sua esplendorosa da Ressurreição, pela qual louvamos e glorificamos seu nome transcendente, exclamando com alegria a mensagem ao mundo inteiro: Cristo ressuscitou!» A Ressurreição é o núcleo da fé, devoção, cultura e esperança dos cristãos ortodoxCs. A vida da Igreja – em sua expressão divino-humano, sacramental e litúrgica, bem como…
Continue lendoEXORTAÇÃO PASTORAL POR OCASIÃO DA SEMANA SANTA E PÁSCOA DO ARCEBISPO METROPOLITANO, S.E.R. DOM IOSIF
(…) Seguramente a encíclica deste ano deve ser diferente – em forma e conteúdo – daquelas dos dois anos anteriores. Na verdade, eu não a chamei de encíclica, mas de exortação. As circunstâncias atuais, que pressagiam acontecimentos ainda por vir, me compelem a me expressar de uma maneira particular – talvez incomum – dando a conhecer conceitos e intuições conhecidas que, para alguns, podem parecer pelo menos extemporâneos ou intransigentes. Não é demais dizer que esta encíclica não é uma…
Continue lendoPatriarca Bartolomeu: «não é uma guerra santa, mas uma guerra maligna»
Esta «não é uma guerra santa e abençoada, como alguns afirmam. É uma guerra maligna, uma guerra profana. Temos que rezar para que acabe o mais breve possível», afirmou o Patriarca Ecumênico Bartolomeu numa celebração que decorreu no domingo, segundo informou o portal Orthodox Times. Na tarde de domingo, 3 de abril de 2022, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu presidiu as Vésperas Solenes do V Domingo da Quaresma na Igreja da Santíssima Trindade em Stavrodromi. Ao dar as boas-vindas aos bispos…
Continue lendoPatriarca Ecumênico chega a Varsóvia (FOTO)
O Patriarca Ecumênico Bartolomeu chegou a Varsóvia na noite de ontem, domingo, 27 de março de 2022, a convite do Presidente do país Andrei Duda e do Primaz da Igreja Ortodoxa Polonesa, Sua Beatitude Sawas, Metropolita de Varsóvia.
Patriarca ecumênico visitará refugiados ucranianos na Polônia
O Patriarcado Ecumênico anuncia que o Presidente da República da Polônia, Sua Excelência Andrzej Duda, convidou oficialmente ao Patriarca Ecumênico, S. Santidade Bartolomeu, para visitar sua terra natal, a fim de abençoar, consolar e fortalecer os inúmeros refugiados que se abrigam no país após o início da guerra na Ucrânia.
Domingo da Ortodoxia no Patriarcado Ecumênico
O Domingo da Ortodoxia foi celebrado com toda solenidade no Phanar seguindo a milenar tradição, em 13 de março de 2022, na presença do primeiro-ministro da Grécia, Sr. Kyriakou Mitsotakis.
II VISITA PASTORAL DO ARCEBISPO IOSIF AO BRASIL
Encontra-se no Brasil desde a última quinta-feira, 24 de março de 2022, S. Eminência Reverendíssima Dom Iosif, Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires, Primaz e Exarca da América do Sul – Patriarcado Ecumênico, para a mais uma visita pastoral ao país. S. Eminência permanecerá no Brasil até a próxima semana, período em que cumprirá uma agenda de encontros com lideranças e respectivas comunidades sob seu homofórion, autoridades eclesiásticas, governamentais e diplomáticas, em Brasília e São Paulo.
UCRÂNIA: Patriarca Bartolomeu pede “um cessar-fogo imediato”
14 mar, 2022 – 10:54 Olímpia Mairos Segundo o Patriarca, deve ser dada uma “nova oportunidade ao diálogo, o veículo proeminente da reconciliação e da paz”. O Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu, pediu um “cessar-fogo imediato” referindo que “a violência e a guerra não só não resolvem as disputas, como causam dor e morte e criam problemas mais complexos”. “A invasão e a guerra devem terminar imediatamente, e uma nova oportunidade deve ser dada ao diálogo, o veículo preeminente da…
Continue lendoPATRIARCA ECUMÊNICO: HOMILIA CATEQUÉTICA NA ABERTURA DA SANTA E GRANDE QUARESMA 2022
Honorabilíssimos Irmãos Filhos bem-amados no Senhor, Glorificamos o Deus Unitrino, que uma vez mais nos guiou como Igreja ao venerável e abençoado período da Santa e Grande Quaresma, arena da disciplina física e espiritual e da luta ascética, a fim de nos conformarmos em humildade à Cristo na jornada desta Santa e Grande Semana e à Ressurreição do Senhor. A disciplina ascética, é claro, não é algo exclusivo da Santa e Grande Semana; nem é simplesmente uma questão de preocupação…
Continue lendoBem-aventurados os pacificadores
Era novembro de 2013 eu estava participando de uma reunião nas grutas da Lavra de Kyiv, o maior e mais antigo monastério da Ucrânia. De repente, uma onda de manifestações públicas começou na cidade, mais tarde conhecida como Euromaidan, desencadeada pela decisão do presidente da Ucrânia na época, Viktor Yanukovych, de suspender a assinatura do Acordo de Associação União Europeia-Ucrânia.
Sacerdotes ortodoxos russos: «Pelo fim desta guerra fratricida»
Reconciliação, perdão, diálogo e a plena consciência de que não há espaço para a violência. O apelo à paz de um grupo de 233 clérigos da Igreja Ortodoxa Russa também inclui o desejo de que todos os soldados, russos e ucranianos, voltem para casa ilesos