Press "Enter" to skip to content

Daniil de Vidin é eleito novo Patriarca da Igreja Ortodoxa da Bulgária

Após a morte do patriarca Neofit em março, a eleição de seu sucessor ocorreu no domingo, 30 de junho. Com 52 anos de idade, ele era o mais jovem dos três candidatos apresentados ao Conselho eleitoral eclesial. A cerimônia de entronização foi realizada na catedral patriarcal de Santo Alexandre Nevski, na presença de S. Santidade o Patriarca Ecumênico, Bartolomeu.

O Metropolita Daniil de Vidin, 52 anos, é o novo Patriarca da Igreja Ortodoxa Búlgara e Metropolita de Sofia. Ele sucede a Neofit, que faleceu no último dia 13 de março, aos 78 anos de idade, após uma longa doença. O novo Patriarca foi eleito neste domingo, 30 de junho, pelos Delegados do Conselho Eleitoral Eclesial do Patriarcado, reunidos na Academia de Ciências da Bulgária, após um segundo turno com o Metropolita Gregory de Vratsa. Dos 140 delegados do Conselho – incluindo clérigos e leigos – 138 estavam presentes; era necessária uma maioria de dois terços para eleger o patriarca, sucessivamente foi realizado um segundo turno.

O nome de Daniil de Vidin foi proposto ao Conselho eleitoral eclesial pelos 14 metropolitanos em 20 de junho. Ele foi incluído em um trio que incluía os bispos Gregory de Vratsa e Gabriel de Lovech. O mais jovem dos candidatos foi eleito com 69 votos; Gregory de Vratsa recebeu 66 votos.

Entronização

Na tarde deste mesmo domingo, a cerimônia de entronização foi realizada na Catedral Patriarcal de São Alexandre Nevski, à qual se chegou por meio de uma procissão solene que partiu da sede do Santo Sínodo. Estavam presentes na celebração o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu, representantes das Igrejas locais e, em nome da Santa Sé, o cardeal Kurt Koch, prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, acompanhado pelo Rev. Jaromír Zádrapa, oficial da Seção Oriental do mesmo Dicastério, o núncio apostólico, dom Luciano Suriani, acompanhado por monsenhor Nicolás Pedro Guidi, Representantes de outros patriarcados e representantes de Confissões Religiosas. O presidente da Bulgária, Rumen Radev, e o rei Simeão também estavam presentes. Durante a cerimônia, o novo patriarca recebeu as várias insígnias de sua nova dignidade. No final, o Patriarca subiu ao trono, acompanhado pelos metropolitas, proclamando em voz alta a fórmula “digno” três vezes, repetida por toda a assembleia.

Quem é o novo Patriarca

O Metropolita Daniil de Vidin nasceu em 2 de março de 1972, na cidade de Smolyan, com o nome de batismo Atanas Nikolov. Depois de completar sua educação primária e secundária em sua cidade natal, ele se formou na Universidade de São Clemente de Ohrid, em Sofia, onde começou a estudar filologia inglesa, mas depois se matriculou na Faculdade de Teologia. A partir de 1997, foi noviço no Mosteiro Hadjidimovo de São Jorge, o Vitorioso. Dois anos depois, tornou-se monge e foi ordenado diácono. Em 2004, foi enviado ao Mosteiro de Rozhen, onde foi ordenado sacerdote. Dois anos depois, tornou-se Arquimandrita. Em 2008, por decisão do Santo Sínodo, foi nomeado bispo. Primeiro como vigário do Metropolita Nevrokop, Nathanail, e depois do Metropolita Joseph, dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Em 4 de fevereiro de 2018, foi eleito Metropolita de Vidin.

Fonte: VaticanNews

Compartilhar

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *