Pressione "Enter" para pular para o conteúdo
Ícone de todos os Santos Anárgiros adornado com flores para a primeira celebração da Sinaxe dos Santos Anárgiros no Patriarcado Ecumênico. Foto: Patriarcado Ecumênico / Nikos Papachristou

«Sinaxe de Todos os Santos Doutores» será celebrada com Ofício de Vésperas em Sidney, Arquidiocese da Austrália

Ao longo da história da Igreja, cuidar dos doentes tem sido uma importante dimensão da missão da Igreja. Clérigos dedicados e profissionais médicos e de saúde têm trabalhado juntos para oferecer cuidados de saúde, físicos, psicológicos e espirituais a todos os que estão doentes.

Para continuar e cultivar ainda mais a longa história deste ministério, em 2008 o Santo Sínodo do Patriarcado Ecumênico, com a bênção de Sua Santidade o Patriarca Ecumênico Bartolomeu, instituiu a Rede do Patriarcado Ecumênico para a Pastoral da Saúde que, vem realizando uma conferência a cada  três anos, com o objetivo de reunir clérigos e leigos que se ocupam em funções pastorais e de saúde, para melhorar o trabalho pastoral da Igreja e para prestar apoio mútuo àqueles que exercem funções pastorais e de saúde. Mais informações sobre a Rede Patriarcal podem ser encontradas AQUI.

Em julho de 2021, a Rede Patriarcal propôs ao Patriarca Ecumênico Bartolomeu, a instituição da festa da Sinaxe (encontro) de todos os Santos Doutores. Foi proposto que fosse celebrada no domingo entre os dias 18 e 23 de outubro (ou seja, o domingo seguinte ao domingo dos Santos Padres do VII Concílio) de cada ano. Este domingo foi escolhido por coincidir com o «Dia da Sinaxe dos Santos Anárgyros (17 de outubro)» e o da festa seguinte de São Lucas Evangelista, que era médico (18 de outubro).

A Rede Patriarcal propôs também que neste dia a Igreja homenageie os médicos e todos aqueles que prestam serviços na área da saúde pela sua essencial contribuição e ministério à humanidade. Sua Santidade recebeu esta proposta com grande alegria. Assim, o Sacrossanto Sínodo do Patriarcado Ecumênico aprovou-a por unanimidade.

A 12ª Conferência Clérico-Laica da Arquidiocese da Austrália, realizada em Sydney de 24 a 27 de setembro de 2023, lançou a Rede Pastoral de Saúde Arquidiocesana como um desdobramento da Rede Patriarcal. Os dois representantes da Arquidiocese da Austrália na Rede Patriarcal, Rev. Pe. George Liangas, e a Presbítera Catherine Constantinidis, falaram dos objetivos potenciais da rede na Austrália:

  • Foco em questões de bem-estar mental (especialmente depressão e esgotamento);
  • estabelecer redes de apoio entre pares aos membros da comunidade ortodoxa grega que exercem atividade profissional na medicina e no setor da saúde;
  • proporcionar oportunidades para considerar e refletir questões contemporâneas e éticas que dizem respeito ao clero e aos profissionais de saúde pastoral e à comunidade (por exemplo, aborto, eutanásia, suicídio);
  • oferecer educação e apoio em relação às dificuldades conjugais e parentais; e
  • abordar os níveis de stress e os mecanismos de resposta prejudiciais, por exemplo, para os padres e as suas famílias, e outras pessoas que trabalham na Igreja.

A próxima etapa na formação da Rede na Austrália é a formação de um Comitê Diretor em toda a Austrália, com representação de cada um dos sete Distritos Arquidiocesanos do país.

Entretanto, o primeiro serviço religioso na Austrália para o «Dia da Festa da Sinaxe de Todos os Santos Doutores» será o Serviço de Vésperas da Festa, a ser celebrado neste sábado, 21 de outubro, das 17h30 às 19h00, na Igreja de São Nectários em Burwood, Sydney. Os presentes poderão venerar o ícone da Sinaxe dos Santos Doutores.

Com informações e foto de OrthodoxTimes

Compartilhar

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *