Ao longo da história da Igreja, cuidar dos doentes tem sido uma importante dimensão da missão da Igreja. Clérigos dedicados e profissionais médicos e de saúde têm trabalhado juntos para oferecer cuidados de saúde, físicos, psicológicos e espirituais a todos os que estão doentes.
Para continuar e cultivar ainda mais a longa história deste ministério, em 2008 o Santo Sínodo do Patriarcado Ecumênico, com a bênção de Sua Santidade o Patriarca Ecumênico Bartolomeu, instituiu a Rede do Patriarcado Ecumênico para a Pastoral da Saúde que, vem realizando uma conferência a cada três anos, com o objetivo de reunir clérigos e leigos que se ocupam em funções pastorais e de saúde, para melhorar o trabalho pastoral da Igreja e para prestar apoio mútuo àqueles que exercem funções pastorais e de saúde. Mais informações sobre a Rede Patriarcal podem ser encontradas AQUI.
Em julho de 2021, a Rede Patriarcal propôs ao Patriarca Ecumênico Bartolomeu, a instituição da festa da Sinaxe (encontro) de todos os Santos Doutores. Foi proposto que fosse celebrada no domingo entre os dias 18 e 23 de outubro (ou seja, o domingo seguinte ao domingo dos Santos Padres do VII Concílio) de cada ano. Este domingo foi escolhido por coincidir com o «Dia da Sinaxe dos Santos Anárgyros (17 de outubro)» e o da festa seguinte de São Lucas Evangelista, que era médico (18 de outubro).
A Rede Patriarcal propôs também que neste dia a Igreja homenageie os médicos e todos aqueles que prestam serviços na área da saúde pela sua essencial contribuição e ministério à humanidade. Sua Santidade recebeu esta proposta com grande alegria. Assim, o Sacrossanto Sínodo do Patriarcado Ecumênico aprovou-a por unanimidade.
A 12ª Conferência Clérico-Laica da Arquidiocese da Austrália, realizada em Sydney de 24 a 27 de setembro de 2023, lançou a Rede Pastoral de Saúde Arquidiocesana como um desdobramento da Rede Patriarcal. Os dois representantes da Arquidiocese da Austrália na Rede Patriarcal, Rev. Pe. George Liangas, e a Presbítera Catherine Constantinidis, falaram dos objetivos potenciais da rede na Austrália:
- Foco em questões de bem-estar mental (especialmente depressão e esgotamento);
- estabelecer redes de apoio entre pares aos membros da comunidade ortodoxa grega que exercem atividade profissional na medicina e no setor da saúde;
- proporcionar oportunidades para considerar e refletir questões contemporâneas e éticas que dizem respeito ao clero e aos profissionais de saúde pastoral e à comunidade (por exemplo, aborto, eutanásia, suicídio);
- oferecer educação e apoio em relação às dificuldades conjugais e parentais; e
- abordar os níveis de stress e os mecanismos de resposta prejudiciais, por exemplo, para os padres e as suas famílias, e outras pessoas que trabalham na Igreja.
A próxima etapa na formação da Rede na Austrália é a formação de um Comitê Diretor em toda a Austrália, com representação de cada um dos sete Distritos Arquidiocesanos do país.
Entretanto, o primeiro serviço religioso na Austrália para o «Dia da Festa da Sinaxe de Todos os Santos Doutores» será o Serviço de Vésperas da Festa, a ser celebrado neste sábado, 21 de outubro, das 17h30 às 19h00, na Igreja de São Nectários em Burwood, Sydney. Os presentes poderão venerar o ícone da Sinaxe dos Santos Doutores.
Com informações e foto de OrthodoxTimes
Seja o primeiro a comentar