O Arcebispo Ieronymos, de Atenas e de toda a Grécia, encontrou-se nesta manhã com o Patriarca Catholikós da Igreja Assíria do Oriente, Mar Awa III. O Arcebispo deu as boas-vindas ao Patriarca e à sua comitiva, sublinhando que «chegam num momento bastante criativo», referindo-se ao trabalho do Santo Sínodo Permanente e da Hierarquia, bem como «à preparação para a celebração de um grande evento, o Conferência Científica Internacional por ocasião do 100º aniversário da revista Theologia». Observou ainda que «os problemas cotidianos aqui, na Europa e em todo o mundo, exigem que as Igrejas se abram mais ao mundo, o nosso interesse deve estar em todos os problemas humanos».
Por sua vez, o Patriarca expressou a sua satisfação pelo encontro com o Arcebispo e sublinhou que se encontra na Grécia por ocasião do 100º aniversário da presença assíria no país, especificamente em Atenas. Referiu-se à questão da migração e falou sobre os pontos comuns entre os dois povos, sublinhando que «estamos mais próximos do que parece, tanto na história como na religião. Há mais que nos une do que aquilo que nos separa».
Depois, o Arcebispo referiu-se à sua viagem do Líbano à Síria e expressou a sua emoção pela dor que viu no rosto das pessoas. «Como Igreja, tentamos, tanto quanto possível e onde podemos, apoiar. E ajudaremos na área da hospitalidade, nos estudos e até nos vários problemas enfrentados por quem vem ao país», sublinhou o Arcebispo.
O Patriarca e os membros de sua delegação foram acompanhados pelo Secretário da Comissão Sinodal para as Relações Ortodoxas e Inter-Cristãs, Arquimandrita Ignatios Sotiriadis, enquanto a reunião contou também com a presença do Protosíngelos da Arquidiocese, Arquimandrita Barnabas Theocharis e do Comissário Geral Arquidiocesano , Arquimandrita Iakovos Andriopoulos.
Com informações e fotos (Christos Bonis) de Orthodox Tmes
Seja o primeiro a comentar