Press "Enter" to skip to content

Padre Dumitru Stăniloae, é comemorado em seu túmulo no Monastério de Cernica

O Padre Dumitru Stăniloae foi homenageado nesta quinta-feira, 05 de outubro de 2023, em seu túmulo no cemitério do Monastério de Cernica, 30 anos depois de sua passagem para a vida eterna.

Padre Gheorghe Holbea, da Faculdade de Teologia Ortodoxa de Bucareste, filho espiritual do Padre Stăniloae, oficiou a Divina Liturgia na Igreja de São Nicolau, do assentamento monástico próximo a Bucareste. O filho espiritual do Pe. Stăniloae falou aos fiéis presentes sobre a personalidade do sacerdote e a importância das traduções feitas por este erudito teólogo.

«Padre Dumitru Stăniloae nos ensinou que Deus ama a cada um de nós inteiramente. Esta completude que o Padre descreve no conhecimento de Deus a partir das circunstâncias concretas da vida (n. Teologia Dogmática Volume 1), conhecemos Deus no Seu cuidado especial para com cada pessoa. Esta é uma revelação extraordinária. Padre Dumitru tinha o carisma de intérprete e eu disse que já presenciei isso muitas vezes. Por exemplo, quando o conheci, ele estava traduzindo Santo Atanásio, o Grande, e ficou maravilhado com tantas riquezas, tantas coisas extraordinárias (…) e, não foi apenas um tradutor, mas nutria uma estreita comunhão com os santos, sabia muito bem o que significa estar em comunhão com os santos, porque os venerava (…)»

O maior teólogo romeno do século XX traduziu a Filocalia, uma das obras patrísticas mais importantes, em 12 volumes.

Com informações e fotos de Basilica.ro

Compartilhar

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *