«Estamos prontos para o futuro!»
Determinação em avançar, «unidos e ao lado do seu Pastor, para a glória de Cristo e da Igreja, e para a promoção do Helenismo no quinto continente, louvando ‘com uma só voz e um só coração’». Assim o Arcebispo Makários da Austrália deu as boas-vindas aos participantes da 12ª Assembleia Clérico-Laica da Sacra Arquidiocese da Austrália, cujos trabalhos tiveram início nesta segunda-feira, 25 de setembro, em Sydney.
O convite de Sua Eminência o Arcebispo Makários foi respondido por mais de 650 representantes de comunidades e clérigos de todo o território australiano – um número historicamente sem precedentes e quase três vezes maior que o da 11ª Assembleia ocorrida em 2013.
Em seu pronunciamento de abertura do evento, o Arcebispo Makários, visivelmente comovido pela enorme participação, disse que este era um «grande e histórico dia» para a Igreja Ortodoxa Australiana. Louvando a Deus por tê-lo chamado como Arcebispo da Austrália e assim poder realizar pela primeira vez a Assembleia Clérico-Laica, referiu-se com gratidão aos seus antecessores, assegurando enfaticamente a continuidade do evento a cada quatro anos, conforme já havia sido decidido.
«Tenho a mais profunda convicção de que esta instituição é útil e necessária para a vida da Igreja, pois desta forma se dá visibilidade à unidade e a solidariedade do Corpo Eclesial e quaisquer opiniões sobre o distanciamento entre o clero e o povo são postos por terra», sublinhou.
Na sequência S.E. expressou suas boas-vindas aos convidados oficiais do exterior, em primeiro lugar, S.E o Arcebispo Nikita de Tiatira e da Grã-Bretanha, delegado de sua Santidade o Patriarca Ecumênico Bartolomeu no evento, e que, como tal, fez as orações na abertura da Assembleia dirigindo uma calorosa saudação a todos.
Foi particularmente emocionante a projeção de uma mensagem em vídeo do Patriarca Ecumênico, enquanto o Arcebispo. Makários referia-se à pessoa de Sua Santidade, por quem expressou seus sentimentos de gratidão pelo amor e confiança com que envolve a Sacra Arquidiocese da Austrália e a ele, pessoalmente. Recomendou a S. E o Metropolita Nikita que transmitisse os sentimentos filiais de amor e gratidão de toda a Igreja local.
Além do Arcebispo de Thyateira e da Grã-Bretanha, a Assembleia foi honrada com a presença e participação dos Hierarcas Gregos: Sua Eminência Metropolitas de Messinia, Ilio, Herronisos de Acharnon e Petrópolis; Gerasimos e Rethymno e Avlopotamos, Prodromos. Depois de agradecer a todos pelo esforço da longa viagem a que foram submetidos, o Arcebispo Makarios dirigiu um convite aos participantes da Austrália, clérigos e leigos. «Dou as boas-vindas a todos com muito amor e convido-os a vos reunir cooperação e união», enfatizou.
A sessão de abertura da Assembleia com o tema «Caminhar na Igreja» realizou-se nas instalações do Colégio de Agios Spyridon em Sydney, e contou com a presença dos Bispos Teófilos de Miletoupolis Sr. Meloi Emilianos, Sinopis Silouanos, Sozopolis Kyriakos, Christodoulos de Magnésia, Eumenios de Kerasundos e Bartholomeos de Charioupolis, e do Cônsul Geral da Grécia em Sydney.
Nos trabalhos da Assembleia, que durará até quarta-feira, 27 de setembro, além das pessoas acima designadas, participam Anciãos, Diáconos, Monges e Monjas da Sacra Arquidiocese da Austrália, Presidentes e membros dos Conselhos de Administração e Filantropia, Irmandades das Paróquias e Comunidades, Presidentes e representantes das santas Fundações da Igreja local, bem como o Vice-Reitor Dr. Philippos Kariatlis, professores e outros representantes da Escola Teológica do Apóstolo Santo André, Diretores, Professores e estudantes das escolas ortodoxas gregas e representantes da Juventude.
Com informações e fotos de: Romfea
Seja o primeiro a comentar