Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

A primeira Divina Liturgia do Metropolita Apóstolo de Nova Jersey, em sua Cátedra

A Primeira Divina Liturgia, após entronização do novo Metropolita de Nova Jersey, D. Apostolos, foi celebrada com particular esplendor e magnificência na manhã deste domingo, 17 de setembro.

O novo Metropolita, Apostolos, presidiu a Divina Liturgia na histórica Igreja Catedral de São João Teólogo, em Nova Jersey, tendo como seus concelebrantes os Metropolitas Iosif de Buenos Aires e Maximos de Ioannina.

Vale notar que durante a Divina Liturgia, centenas de fiéis lotaram a Igreja desde o início da manhã, com evidentes sentimentos de entusiasmo e alegria, clamavam Vivas! ao novo Pastor.

Durante a Divina Liturgia, o Metropolita de Nova Jersey ordenou o diácono Kostantinos Loukas como arquidiácono. Em sua homilia, após a Divina Liturgia, S.E. sublinhou, entre outras coisas, que:

“Hoje tive a honra de concelebrar com dois bons irmãos e amigos, os Hierarcas de Ioannina e de Buenos Aires, como amigos clérigos da Grécia e, claro, os clérigos da Diocese de Nova Jersey”.

E, dirigindo-se à congregação, o Metropolita Apostolos mencionou a importância de honrar a Cristo e ao seu sacrifício na Cruz, ao mesmo tempo em que sublinhou que a Santa Cruz é um símbolo de Ressurreição e Esperança.

“A crucificação de Cristo Salvador manifesta e revela o amor de Deus pelo homem” –

Acrescentou. Em outro momento de sua homilia,  referindo-se à sagrada instituição da família, S.E. sublinhou o quanto é importante que a família esteja unida, pois o próprio Cristo estando na cruz, implorou ao seu amado discípulo João que assumisse a proteção de sua mãe, a Santíssima Theotokos.

“A família é o fundamento que constitui a existência dos seus membros, assim também a nossa Igreja que é nossa mãe tem um só propósito, o nosso benefício espiritual e a salvação das nossas almas”.

 Além disso, o Metropolita de Nova Jersey sublinhou que

“o nosso Patriarcado Ecumênico é a nossa Igreja Mãe e por isso devemos respeito e amor à pessoa do nosso Patriarca Ecumênico, que é o nosso pai espiritual”.

Para encerrar, o Metropolita Apostolos agradeceu mais uma vez aos Hierarcas concelebrantes, ao representante do Patriarca Ecumênico, Metropolita Kyrillos de Rodes, quem ofereceu um engolpium sumo sacerdotal em comemoração à sua entronização.

Finalmente, seguiu-se uma recepção em homenagem ao novo Metropolita de Nova Jersey, com uma rica programação incluindo apresentação de danças pelos jovens da Santa Metrópole.

Com informações e fotos de Romfea.gr

Compartilhar

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *