Press "Enter" to skip to content

Encontro da Juventude Helênica da América do Sul: «o Panighiri dos Jovens»

Data: 25, 26 e 27 de Agosto de 2023
Local: Brasília/DF – Brasil

A ideia de reunir os jovens de origem grega surgiu em outubro de 2022 quando foi realizado, depois de aproximadamente 20 anos, o Encontro das Comunidades Gregas da América do Sul, em Montevideo – Uruguai.
Arquidiocese Ortodoxa de Buenos Aires e América do Sul, a Federação das Coletividades Helênicas do Brasil e a Comunidade Grega da Brasília entendemos que a importância da juventude para nossa Igreja Ortodoxa e as Comunidades Gregas do Continente Sul Americano e sua incorporação ativa na vida da Igreja e nossas comunidades e enorme e determinante para a sobrevivência da Ortodoxia e do Helenismo na região.

A comunidade e a paroquia de Brasília foi convidada para sediar este Encontro porque já realiza anualmente, no último final de semana do mês de Agosto, o PANIGHIRI. O é uma festa ao ar livre que ocorrerá neste ano, nos dias 25 e 26 de Agosto. A festa conta com música ao vivo com a apresentação das bandas Samos (Brasília) e Elliniki Kompania (São Paulo) e provavelmente neste ano terá a participação de uma banda de Buenos Aires – Argentina. Além disso, nas duas noites de festa, acontece a apresentação de danças típicas com a Neolea da Comunidade de Brasília e das demais Comunidades participantes do Encontro das Comunidades Gregas. O PANIGHIRI é aberto ao público da capital e em cada noite de festa recebemos aproximadamente 1000 pessoas.

Além da diversão com os shows de música e dança, os convidados conseguem saborear o melhor da culinária grega (mussaká, tirópita, spanakópita, keftedes, tzatziki, pastitsio, souvlaki, baklavá, galaktobureco, etc) com pratos que são preparados na Comunidade de Brasília e vendidos ao longo das duas noites de festa. Bebidas gregas, produtos de empório de origem grega e presentes também estão a venda durante o evento.

Nesta oportunidade a estrutura do Panighiri será colocada a disposição do Encontro da Juventude Helênica e isso facilitará a recepção, a fraternização e o entretenimento dos jovens nas noites. É muito importante que os nossos jovens participem do evento, principalmente para que haja interação e fortalecimento da amizade entre eles.

Folder completo com demai informações abaixo:

Compartilhar

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *