Pressione "Enter" para ir para o conteúdo

Circuito da Fé: Catedral Ortodoxa Grega de São Pedro

Templo no Brás foi construído na década de 1950

Por APECC – 8 de fevereiro de 2023

A Catedral Ortodoxa Grega de São Pedro foi construída pela comunidade grega na década de 1950. Ela fica na Rua Bresser, 793, bairro do Brás. Conforme explica o padre Basílio, pároco responsável pelo templo, além de atender pastoralmente os fiéis ortodoxos, a igreja desenvolve atividades culturais e educacionais visando manter vivas a identidade e costumes do povo grego.

“A Catedral Ortodoxa realiza celebrações diárias e procura desenvolver as pastorais próprias de uma comunidade paroquial viva e atuante. Trabalha em parceria com a Coletividade Helênica de São Paulo, mantendo a fé e tradição ortodoxa grega”,

pontua o padre.

Entre as atividades oferecidas estão o ensino da língua grega – clássica e moderna – em parceria com  Universidade da Grécia, cursos de canto bizantino, danças e gastronomia gregas.

Pe. Basílio explica que, na capital paulista, os ortodoxos gregos possuem estreito diálogo ecumênico com a Igreja Católica, integrando o Movimento de Fraternidade de Igrejas Cristãs (Mofic).

Além disso, a Igreja Ortodoxa Grega tem relíquias (fragmentos) de Santa Catarina, em São Paulo e Florianópolis.

Recentemente, o Arcebispo Metropolitano, Dom Iosif, Primaz e Exarca da Arquidiocese Grega na América do Sul (Patriarcado Ecumênico), realizou uma visita pastoral à São Paulo. Ele celebrou uma (Divina Liturgia) Missa Pontifical na Catedral e foi recebido por autoridades civis, militares e religiosas.

Para o futuro, a Igreja pretende abrir missões ortodoxas em todo o Brasil, criar mosteiros e institutos teológicos em parcerias com Universidades. No âmbito social, incentiva as paróquias a fazerem parcerias com órgãos públicos na criação de núcleos escolares, creches e asilos.

(…)

Compartilhar

Seja o Primeiro a Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *