O Metropolita Ioannis Pergamo, com a idade de 92 anos, adormeceu no Senhor, hoje, 02 de fevereiro de 2023, festa da Apresentação do Senhor, em uma clínica de Atenas.
Ele foi um dos teólogos mais importantes do nosso século, senão o mais importante, expressando sempre e em toda parte os direitos ministeriais do Patriarcado Ecumênico no mundo moderno.
O Patriarca Ecumênico, ontem, na celebração da Virgem Maria de Belgrado, referiu-se à contribuição de João de Pérgamo à teologia da Igreja Mãe de Constantinopla para a proteção do meio ambiente natural.
“O Metropolita de Pérgamo, o maior teólogo ortodoxo do século XX e até hoje, e segundo S.S. Francisco, Papa de Roma, o maior teólogo do cristianismo, foi o principal expoente da eclesiologia eucarística e o fundador da ecologia teológica. Também marcou o pensamento teológico, com seu testemunho e a defesa do Patriarcado Ecumênico. O grande Zizioulas foi membro organizador do Santo e Grande Sínodo da Igreja Ortodoxa.
Breve biografia
O Metropolita Ioannis (Zizioulas) de Pergamon (nasceu em 1931), tendo sido um dos mais eminentes teólogos ortodoxos modernos. Iniciou seus estudos na Universidade de Tessalônica (Grécia), mas obteve seu primeiro diploma de teologia na Universidade de Atenas em 1955. Estudou Patrística com o padre Georges Florovsky na Harvard Divinity School, recebendo seu MTS em 1956 e seu doutorado em teologia na Universidade de Atenas em 1965. Foi professor de teologia por 14 anos na Universidade de Glasgow e na Universidade de Edimburgo e professor visitante na Universidade de Genebra, na Universidade Gregoriana e no King’s College, em Londres. A influência do Metropolita Ioannis é amplamente sentida, tanto entre os teólogos protestantes e católicos romanos, quanto dentro da Igreja Ortodoxa. Alguns sugeriram que seu livro de 1985, Being as Communion , é talvez o livro teológico mais significativo do final do século XX.
Seja a sua memória eterna.