Press "Enter" to skip to content

I Visita Pastoral do Arcebispo Iosif à Santa Catarina – Florianópolis e São José – III

De 22 a 28 de novembro, S. Eminência Reverendíssima Dom Iosif, Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires, Primaz e Exarca da América do Sul – Patriarcado Ecumênico, realizou sua primeira visita pastoral à Florianópolis e São José, honrando-nos com sua presença para a celebração da patrona do Estado, Santa Catarina de Alexandria. Em Florianópolis, além de encontros com lideranças e respectivas comunidades sob seu homofórion, S.E.R.  cumpriu uma agenda de encontros com autoridades locais.

Agenda:

Sãbado, 26 de novembro:

Visita à Igreja São João, o Teólogo, em São José/SC

  • No dia 26/11, às 11h00, o Arcebispo Dom Iosif, acompanhado pelo Arquimandrita Mons. Agathangelos Karkagkelis e do Vice-presidente da Associação Helênica de Santa Catarina, Sr. Andréas Evangelos Karabalis, chegou à Igreja São João, o Teólogo, na cidade de São José/SC.
  • Sua chegada, anunciada pelo toque festivo do sino, foi saudada pelo Arquimandrita Mons. André e pelo Ieromonge Pavlos. Na entrada, após saudar o Arcebispo e sua comitiva, o clero entoou o Apolitikion do padroeiro São João, o Teólogo, seguindo com um breve ofício litúrgico.
  • Em seguida, o Arcebispo procedeu a substituição do Antimíssion sobre o santo altar, confirmando a jurisdição e proteção da Igreja São João, o Teólogo sob a Arquidiocese de Buenos Aires e América do Sul.
  • Após o ofício litúrgico que foi concluído com a bênção do Arcebispo, D. Iosif , os padres e o Vice-presidente da AHSC, Sr. Andreas, almoçaram na Casa Monástica.
  • Para marcar a presença do Arcebispo e o reinício das atividades pastorais da Igreja São João, o Teólogo, Dom Iosif plantou uma muda de Oliveira em frente a igreja.

Encontro do Arcebispo com Jovens da Comunidade

Ainda no dia 26/11, às 18h00, Dom Iosif , no Salão da Igreja, reuniu-se com jovens da Comunidade de Florianópolis, que puderam relatar suas experiências e perspectivas de cristãos ortodoxos.

Antes, porém, D. Iosif acolheu o convite de jovens de nossa Comunidade Missionária São Nectários, de Jaraguá do Sul, para um primeiro encontro online com aqueles jovens que não puderam estar presentes no encontro em Florianópolis. O encontro presencial prosseguiu com os jovens de Jaraguá participando online.

Ao final, um ágape foi oferecido pelos jovens presentes ao  Arcebispo Dom Iosif.

Por fim, a jovem Natália presenteou o Arcebispo com um cordão de orações, confeccionado por ela e os presentes se reuniram para uma foto final com o Arcebispo.

Na noite de sábado, dia 26/11, o Arcebispo, acompanhado de sua comitiva, encontrou-se com os membros da Diretoria da Associação Helênica de Santa Catarina em jantar num restaurante da Ilha de Santa Catarina, encerrando mais este dia de sua presença entre nós.

Compartilhar

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *