O Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa Sérvia elegeu hoje (18) o Metropolita Porphyrios como o 46º Patriarca dos Sérvios por voto secreto. O novo chefe da Igreja Ortodoxa Sérvia nasceu em 1961 na cidade de Becej em Voivodina. Em 1985 tornou-se monge e um ano depois foi ordenado diácono. Em 1986, se formou na Escola de Teologia da Universidade de Belgrado e foi para Atenas para os estudos de pós-graduação que concluiu em 1990. Em 2004 concluiu o doutorado na Escola Teológica de Atenas.
Devido à pandemia, o processo de eleição do novo patriarca ocorreu na cripta da igreja de Agios Savvas e não no patriarcado como acontecia no passado. O trono patriarcal foi desocupado em 20 de novembro, quando o Patriarca Ireneu morreu por complicações do coronavírus.
De acordo com a tradição canônica da Igreja Ortodoxa Sérvia, a eleição de um Patriarca é feita por todos os Metropolitas e Bispos do Santo Sínodo, e os candidatos são qualquer um deles que tenha exercido o episcopado nos últimos cinco anos. Após a eleição – por escrutínio secreto – dos três candidatos mais votados, envelopes separados, contendo o boletim de voto com o nome de cada um, são colocados nas três faces do Evangelho. Isso é seguido pelo método chamado “método apostólico”, onde um monge de aceitação geral – escolhido por idade ou critérios espirituais – puxa um envelope do evangelho. O nome do hierarca nele escrito é o novo Patriarca dos Sérvios.
FONTE: Arxon
A cerimônia de entronização de S. B. Porfírio acontecerá na Catedral da Igreja do Santo Arcanjo Miguel, em Belgrado, em 19 de fevereiro de 2021.