Com a bênção de Sua Beatitude, o Patriarca João X, e na presença do Bispo D. Theodore El-Ghandour, o Vicariato Patriarcal Antioqueno do Rio de Janeiro convidou para um encontro de «ORAÇÃO PELOS CRISTÃOS PERSEGUIDOS NO MUNDO», na noite de 5 de agosto de 2020, véspera da festa da Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Catedral Ortodoxa Antioquena São Nicolau. O evento contou com a presença de S. E. Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, S. E. D. Georges Khoury, Bispo da Igreja Melkita-Católica, S. E. Crisóstomo, Arcebispo da Igreja Ortodoxa Polonesa, S. E. D. Roque Soza, Bispo da Igreja Católica, Revmos. Sacerdotes Pe. Samuel Madi, da Igreja Maronita e demais sacerdotes e diáconos. Estavam presentes o Presidente do Conselho Administrativo do Vicariato, Sr. Khazah Al-Warrak e os membros da Diretoria do Conselho, representantes do Conselho Deliberativo e da Associação das Senhoras Ortodoxas.
Após a oração pela tragédia em Beirute no Líbano e as orações pelos Cristãos perseguidos no mundo, dirigiram a palavra aos presentes Dom Orani Tempesta, Dom Crisóstomo, Dom Georges Khoury e Dom Theodore Ghandour.
Palavras de S. E. D. Theodore Ghandour, Bispo do Vicariato Patriarcal Antioqueno do Rio de Janeiro
Nosso Pai e Patriarca João X, nossos irmãos Arcebispos e Bispos do Patriarcado Antioquino.
No início desta reunião, devemos nos levantar e orar pelo Líbano e pelo bem de Beirute, que testemunhou uma catástrofe que o mundo não testemunha há muito tempo.
Oramos pelo despertar da consciência de seus Políticos e pela união de todos, sob a cúpula do supremo interesse nacional, longe dos cálculos políticos imediatos e de juntar as mãos para levantar dos escombros do ódio e afastar deste país a escuridão que causaram por anos e anos. O que é necessário hoje é uma consciência permanente para restaurar a imagem da bela Beirute, bem como a imagem do Líbano, criativo, e pela solidariedade de seu povo.
Pedimos a Deus misericórdia pelas almas dos mártires e a recuperação dos feridos; oramos com aqueles cujas casas e propriedades foram danificadas, incluindo as Arquidioceses de Beirute, suas igrejas e mesquitas, e esperamos que Deus nos poupe de todos os males e desastres.
Estamos juntos hoje à noite para orar pelos cristãos perseguidos em todo o mundo. Os cristãos continuam sendo o grupo religioso mais perseguido no mundo, especialmente nos países do Oriente Médio, na África e em outras partes do mundo.
Quando Deus criou a humanidade, deu-lhe algo muito único. O homem recebeu um livre arbítrio, para que ele pudesse fazer suas próprias escolhas de acordo com seu próprio livre arbítrio. Mas alguns grupos usaram e ainda usam o livre arbítrio para destruir e perseguir outros. Especialmente a perseguição dos cristãos que é cada vez mais flagrante. Temos que pensar que, assim como Deus respeita nosso livre arbítrio, também devemos respeitar o livre arbítrio dos outros. Temos que encontrar um equilíbrio entre nossa fé e o livre arbítrio dos outros. Esse respeito pelo livre arbítrio um do outro é fundamental. A sabedoria pode nos ensinar as leis finas e delicadas relativas ao nosso relacionamento uns com os outros. Por um lado, nunca devemos nos dominar, repreender um ao outro ou exigir um do outro. Ao mesmo tempo, devemos suportar um ao outro em nossos corações, orar um pelo outro, encorajar e exortar um ao outro. Podemos começar a pensar que é possível viver juntos, mesmo que sejamos diferentes. Um dia estaremos diante do trono de Deus para sermos responsáveis por nossas ações. O que diremos a ele? Eu matei pessoas em seu nome por causa da fé delas? Eu contribuí para o deslocamento dos povos porque eles não são da minha religião? Forcei os povos a acreditarem na minha religião? O que diremos a Deus? Deus é amor e ele quer que nos amemos e encontremos maneiras de nos comunicarmos. Deus nunca permite perseguição, deslocamento, assassinato e tormento. Chamamos todos vocês hoje, todos os países, especialmente onde cristãos ou outras minorias sofrem, para parar com a guerra, com o ódio e os incêndios. Para libertar todos os sequestrados, especialmente nossos irmãos Arcebispos de Alepo, Paulo e João, e todos os sequestrados e capturados. Se vocês realmente amam a Deus, devem amar os outros. Oramos de todo o coração por todos os cristãos perseguidos em todo mundo e pedimos a Deus a paz para o mundo. Amém.