Pressione "Enter" para ir para o conteúdo

Eleição de Dom Jeremias para a histórica e Santa Sé de Aspendos

Mensagem de Sua Santidade Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico de Constantinopla – Nova Roma, por ocasião da eleição, pelos veneráveis membros do Santo Sínodo do Patriarcado Ecumênico, de S. Excia. Revma. Dom Jeremias, bispo eparca da Igreja Ortodoxa Ucraniana na América do Sul, para a histórica e Santa Sé de Aspendos.

(Phanar, 12 de março de 1995)

BARTOLOMEU I
Pela graça de Deus, Arcebispo de Constantinopla, Nova Roma,
Patriarca Ecumênico.

Sua Graça, nosso amado irmão em Nosso Senhor, Bispo Jeremias de Aspendos:

      Hoje cantamos louvores ao Senhor pois a família Ortodoxa canônica foi enriquecida com mais um jovem, vibrante e previdente bispo. A Igreja se sente beneficiada por recebê-lo, e também aos milhares de fiéis confiados ao seus cuidados episcopais, apreciando também o beneficio de sua juventude e dedicação. Temos o prazer de anunciar-lhe que você foi eleito pelos veneráveis membros do Santo Sínodo do Patriarcado Ecumênico para a histórica e santa sé de Aspendos.

      Julgamos que seria bom colocar sua eleição na perspectiva apropriada, falando a respeito das muitas provações e tribulações desta Sé e como os seus fiéis sofreram muitas dificuldades como as sofridas na terra de seus ancestrais na Ucrânia.

      Sua área geográfica é muito extensa, as almas que lhe estão sendo confiadas para que as instrua, inspire, ilumine e salve, são demasiado numerosas para uma só pessoa, mas você é jovem e tem o desejo de trabalhar. A vida missionária é muito difícil, mas também muito compensadora. Você tem a tarefa particularmente pesada de equilibrar o Velho Mundo, o mundo dos imigrantes ucranianos que estão fortemente ligados às suas tradições, linguagem e costumes, com os recém iluminados que nada conhecem da rica tradição da Ortodoxia de Kiev, tal como foi transmitida pela Mãe Igreja há um milênio. Ao contrário, eles trazem consigo elementos que são totalmente estranhos a um modo de vida Ortodoxo ttradicionale você deverá ser o pastor de todas as suas ovelhas, da primeira à nonagésima nona.

      Na qualidade de Bispo do venerável trono de Santo André Apóstolo, você deve se sentir à vontade para nos chamar a qualquer tempo para qualquer orientação ou conselho, quando se confrontar com o desafio que a Igreja coloca à sua frente. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para lhe dar suporte na tarefa de levar a Ortodoxia às distantes terras da América do Sul. Nunca se sinta sozinho, tenha sempre em mente que nossas preces fraternas o estão acompanhando para que você tenha êxito em desincumbir-se de suas árduas, porém admiráveis, responsabilidades. Que através de seu trabalho, o nome do Senhor seja abençoado e louvado.

      Quando de seu retomo ao seu local de trabalho na terra, pedimos que leve a todos os fiéis de lá, os crentes ucranianos e locais, nossa bênção paterna e patriarcal. Que eles recebam as boas novas desta sagrada recepção sob a jurisdição da Igreja de Constantinopla, como mais um sinal de unidade Ortodoxa como fonte de amor e inspiração em suas vidas diárias dentro da Ortodoxia.

† Bartolomeu de Constantinopla

Compartilhar

Seja o Primeiro a Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *