Pressione "Enter" para ir para o conteúdo

Posts publicados na “Santo e Grande Concílio”

Realiza-se em Tessalônica (Grécia), de 21 a 25 de maio de 2018, a 8ª Conferência Internacional de Teologia Ortodoxa

Por Jivko Panev 23 de maio de 2018 — A conferência, com apresentações de 120 teólogos, eminentes líderes espirituais e professores ilustres de 20 países, 25 faculdades e instituições de teologia, tem como tema: ‘O Santo e Grande Concílio da…

Patriarca Ecumênico Bartolomeu I: «A publicação das Atas do Santo e Grande Concílio é iminente»

por Jivko Panev – 23 de maio de 2018 Publicamos abaixo a mensagem do Patriarca Bartolomeu, enviada nesta segunda-feira à Conferência Teológica Internacional de Salônica sobre o Concílio de Creta, anunciando, entre outras coisas, a iminente publicação, das Atas do…

Patriarca Ecumênico considera a possibilidade de ruptura de comunhão com hierarcas da Grécia que criticam o Concílio de Creta

12 de Dezembro de 2016 – O Patriarca Ecumênico, Bartolomeu I, de Constantinopla, enviou uma carta a S.B. Ieronymos, Arcebispo de Atenas e Toda a Grécia, no último dia 18 de novembro de 2016, cujo teor foi divulgado recentemente pela mídia…

O Concílio de Creta e a relação entre católicos e ortodoxos. Entrevista com o Patriarca Bartolomeu I

Entrevista foi concedida ao historiador italiano Alberto Melloni, publicada no jornal La Repubblica, 19-07-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto, para IHU, de onde este artigo foi extraído para publicação em ECCLESIA. No dia 27 de junho, concluiu-se em Creta o “Concílio Grande e…

Santo Sínodo da Igreja de Chipre reuniu-se hoje em sessão extraordinária

Segunda-feira, 18 de julho de 2016 — Romfea.gr — O Santo Sínodo da Igreja de Chipre reuniu-se nesta segunda-feira, 18 de julho de 2016, em sessão extraordinária, sob a presidência de Sua Beatitude o Arcebispo Crisóstomo. Dentre os assuntos tratados, destaca-se: Estudo em profundidade…

DOCUMENTO CONCILIAR 5: «O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO E SEUS IMPEDIMENTOS»

  1. A instituição da família encontra-se hoje ameaçada pelo fenômeno da secularização e pelo relativismo moral. A Igreja Ortodoxa ensina a sacralidade do matrimônio como doutrina fundamental e indiscutível. A união livre entre um homem e uma mulher é…

DOCUMENTO CONCILIAR 1: «A IMPORTÂNCIA DO JEJUM E A SUA OBSERVÂNCIA HOJE»

1. O jejum é um mandamento divino (Gn 2,16-17). De acordo com São Basílio, o jejum «é tão antigo quanto a humanidade, pois foi estabelecido no paraíso» (De jejunio, 1.3. PG 31, 168A). Constitui um grande combate espiritual e a melhor…

Ortodoxia: “unidade na pluralidade” diante da “homogeneização redutiva” do mundo global. Artigo de Andrea Riccardi

Quinta, 30 de junho de 2016 — Com o Concílio Pan-ortodoxo de Creta, a Ortodoxia – com a sua identidade tradicional – entrou no mundo global, afirmando como é arbitrário “assimilar a Igreja a um conservadorismo irreconciliável com o progresso da…