Um esboço do Diálogo Teológico entre a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica Romana
A Comissão Conjunta Internacional Oficial para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa foi criada em 1980. Desde a sua fundação, ocorreram doze sessões plenárias.
A Consulta Teológica Ortodoxa-Católica Norte-Americana tem se reunido semestralmente desde a sua criação em 1965, sob os auspícios da Assembleia dos Bispos Ortodoxos Canônicos dos Estados Unidos da América e do Comitê de Assuntos Ecumênicos e Inter-religiosos da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos.
Os membros das comissões nacionais de diálogo bilateral são sancionados pelos hierarcas das duas igrejas para examinar questões teológicas e fazer recomendações sobre formas de superar questões divisórias. Como tal, as declarações acordadas são emitidas sob a autoridade da própria comissão de diálogo e não vinculam as autoridades de nenhuma das igrejas.
15ª SESSÃO PLENÁRIA
da Comissão Internacional Conjunta para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa foi realizada de 1 a 7 de junho de 2023 em Alexandria, Egito. A reunião foi generosa e paternalmente organizada por Sua Beatitude Teodoro II, Papa e Patriarca de Alexandria e de toda a África.
A Consulta Norte-Americana emite declaração: «A Importância do Domingo».
Na 12ª Sessão Plenária em Viena, Áustria, a Comissão Mista continuou a sua discussão sobre “O papel do Bispo de Roma na Comunhão da Igreja no Primeiro Milénio”.
A Consulta Norte-Americana emite declarações: «Celebrando a Páscoa Juntos» e «Passos em Direção a uma Igreja Reunida: Um Esboço de uma Visão Ortodoxo-Católica para o Futuro».
Encontro em Ravena ...
A Comissão Comum encontrou-se em Belgrado, Sérvia onde discutiu-se o texto intitulado: «A Eclesiologia e as conseqüências canônicas da natureza Sacramental da Igreja: Conciliaridade e autoridade na Igreja, em três níveis da vida da Igreja: local, regional e universal».
A Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica Romana concordam em retomar o diálogo teológico.
O Comissão Comum encontrou-se em Baltimore - EUA onde discutiu o tema «A Eclesiologia e as implicações canônicas do Uniatismo».
A Comissão Comum emitiu o documento «Uniatismo: Métodos da União no passado e no presente na busca da Comunhão Plena» (Balamand, Líbano).
Os trabalhos foram iniciados pelo Comitê de Coordenação Comum em torno do documento «Eclesiologia e sua relação com o Mistério da Eucaristia e da Santíssima Trindade», mas à pedido da Igreja Ortodoxa as discussões foram interrompidas , voltando-se o foco à questão do «Uniatismo».
O terceiro documento comum é produzido: «O Sacramento da Ordem na Estrutura Sacramental da Igreja» (Valamo, Finlândia)
A Comissão Comum publica o segundo documento: «Fé, Sacramentos e a unidade da Igreja» (Bari, Itália)
A Comissão Comum publicou seu primeiro documento oficial: «O Mistério da igreja e do Eucaristia à luz do mistério do Santíssima Trindade» (Munich, Alemanha)
Na 11ª Sessão Plenária em Paphos, Chipre, a Comissão Mista discutiu “O Papel do Bispo de Roma na Comunhão da Igreja no Primeiro Milénio”.
A primeira sessão plenária da Comissão Internacional Comum para o Diálogo Teológico entre a Igreja Ortodoxa e Católica-romana. Encontro em Patmos - Grécia, e estudo em torno do tema: «Eclesiologia e sua relação com o Mistério da Eucaristia e da Santíssima Trindade».
Papa João Paulo II e Patriarca Ecumênico Demétrio anunciam a abertura do diálogo teológico entre as duas igrejas.
Os anátemas mútuos são suspensos.
Encontro do Papa Paulo VI e Patriarca Athenagoras em Jerusalém.
Publicação da encíclica «Unitatis Redintegratio» na qual a Igreja Católica-romana reafirma seu compromisso de prosseguir o Diálogo Ecumênico.
O Patriarca Ecumênico Athenagoras declara a intenção da Igreja Ortodoxa de um diálogo sério durante a «Segunda conferência Pan-Ortodoxa de Rhodes».
FONTE: Site do Patriarcado Ecumênico | Tradução: Ecclesia