Sabedoria dos Santos Pais Ortodoxos
A simplicidade, com efeito, pensa na santidade, equilibrando os excessos, e por meio de quaisquer coisas, tira do supérfluo o necessário. É que o simples, como seu nome mesmo indica, não sobressai, nem se inflaciona, nem se exalta em coisa alguma; é sempre plana, suave, igual e não supérfluo e, por isso, suficiente. No entanto, a suficiência é certo hábito ou disposição pela qual se chega ao próprio, sem que nada falte nem sobre. A mãe da suficiência é a justiça; nutre a «autarquia» ou virtude de bastar-se a si mesmo, o que contribui para a vida feliz. Haja pois, em vossos pulsos o ornato santo, a facilidade em dar aos outros, e as obras do governo de vossa casa. E, é assim que, «quem dá ao pobre, empresta a Deus» (Pr 19,17). E, «As mãos dos valentes se enriquecem» (Pr 10,4). Valentes são os que depreciam o dinheiro, e não hesitam em dá-los aos necessitados. Que em teus pés apareça uma prontidão fervorosa para fazer o bem numa viagem à caminho da justiça. Os pendentes e colares serão o pudor e a temperança. Tais são as jóias que Deus funde.

Clemente de Alexandria
(Pedadogo 2, 12).
«O homem possui um poder tal que transmite o bem ou o mal para o seu ambiente. Estas coisas são muito sutis. Nós precisamos ver tudo por um ângulo positivo. Não podemos pensar o mal sobre os outros. Mesmo um pequeno olhar, um suspiro, influenciam aqueles a nossa volta. E mesmo a menor raiva ou indignação ferem. Nós precisamos ter bondade e amor em nossa alma e transmitir estas coisas».

Ancião Porfírios
(1906-1991)
«Deus não quer que aqueles que Ele salvará, que buscam Sua misericórdia, sejam ignorantes, efeminados, covardes ou que fiquem sem provas espirituais. É uma questão de herança divina guardada para os cristãos experientes. Então Ele coloca as tentações à nossa frente para que nossa obediência aos Seus mandamentos seja demonstrada. Sua iluminação está dentro de nós; o conhecimento de Sua vontade é ensinado pelas Escrituras; além disso, nossa consciência nos guia como a um compasso. Tudo que acaba de ser dito nos ilumina em face das tentações».

Ancião Efraim de Filoteu
(1927 - )
«Se alguém guarda uma crença herética sobre a fé, afaste-se dessa pessoa e não tenha nada a ver com ela, e não apenas se for uma pessoa, porém mesmo se for um anjo do céu. Entretanto, não critique o estilo de vida de uma pessoa. "Não julgues para não serdes julgado" deve ser aplicado para todos os aspectos do estilo de vida e não apenas para as questões de fé».

São João
Crisóstomo
«É melhor uma guerra recomendável do que uma paz que nos afaste de Deus».

São Gregório
o teólogo
«Tenha cuidado para não corromper-se pelo amor dos hereges; por esta razão, não aceite nenhum dogma falso em nome do amor».

São João
O Crisóstomo
«A gentileza é, no geral, uma boa qualidade. Mas também ela precisa ser controlada pela luz da vontade Divina».

Ancião Ioann Krestiankin
(1910-2006)
Não busques além do suficiente. Como quem habita em terra estrangeira, não busques para ti nada além de uma suficiência passageira, e esteja preparado para o caso em que o senhor desta cidade queira expulsar-te dela por te opores às suas leis. Saindo então sozinho desta cidade, marcharás em direção à tua própria cidade, e ali seguirás tua lei, sem injúria de ninguém e com toda a alegria.

Pastor de Hermas
(comp. 1, 6).