CATEQUESE
Iniciando no Caminho do Reino:
Como tornar-se cristão ortodoxo
Após a esplendorosa Ressurreição de nosso Salvador, pouco antes de sua gloriosa ascensão aos céus, ele mesmo assim ordenou aos seus discípulos: «Toda a autoridade sobre o céu e sobre a terra me foi entregue. 19Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo 20e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!» (Mt 28:18-20; Mc 16:8)
A conversão das nações é, portanto, Missão da Igreja.
É vontade de Deus que cada ser humano seja salvo, que toda e qualquer pessoa humana se torne filho de Deus pelo santo Batismo, que cada ser humano seja lavado e purificado de seus pecados e participe da vida eterna. É desejo da Santíssima Trindade que todos os homens, mulheres e crianças, de todas as raças e nações do mundo, aprendam a viver no caminho do amor, da santidade e da dignidade, no caminho que o próprio Jesus viveu – participando como membro de sua Igreja, aprendendo e guardando os seus mandamentos, como expressão de seu amor a Deus e aos homens.
Nos últimos dois mil anos, a Igreja una, santa, católica e apostólica tem estado ocupada com esta sagrada missão. Dar testemunho dos atos salvíficos de Deus, exaltar a Cruz de Cristo e proclamar a sua vitória sobre a morte, o pecado e o diabo, e convidar todos a participar da salvação do Senhor pela fé e pelo batismo – esta tem sido a obra do Igreja. Começando onde estava, no coração do Império Romano, a Igreja converteu o próprio Império. Ela estendeu o seu testemunho do Evangelho ao Oriente, na Pérsia, na Índia e na China Ocidental; ao sul da África do Norte; ao norte, às terras eslavas, e ao norte e ao oeste, até o que hoje é a Europa e a América, e ela continua e seguirá a fazer discípulos de todas as nações até que toda a terra seja coberta com o conhecimento de Deus como o as águas cobrem o mar, ou a história humana chegue à sua meta final conforme a Providência de Deus.
É da própria essência da Igreja ser apostólica, isto é, não apenas ser construída sobre o ensinamento apostólico imutável, mas ser mensageiras das boas novas enviadas a todos os cantos do mundo para anunciar a salvação e trazer o doce e salvador aroma do Deus Homem, Jesus Cristo, a todos.
Cada paróquia local manifesta a plenitude de Cristo e serve de ponto de partida para este esforço missionário universal, concretamente, na cidade ou aldeia em que se encontra. Não há paróquia que não seja centro missionário.
Discípulos de Jesus Cristo são formados pelo Catecismo
O meio prático pelo qual a Igreja cumpre a sua tarefa de pregação e evangelização é o catecumenato (que será discutido mais detalhadamente abaixo).
E esta tarefa/missão a Igreja a realiza pela pregação e a catequese. A centralidade do trabalho da Igreja com os catecúmenos manifesta-se pela presença da Litania pelos Catecúmenos em toda Divina Liturgia da Igreja Ortodoxa.
… (segue)