CATEQUESE
Iniciando no Caminho do Reino:
Como tornar-se cristão ortodoxo

Fonte: Saint Andrew Orthodox Church
Riverside, CA (USA)
Após a esplendorosa Ressurreição de nosso Salvador, pouco antes de sua gloriosa ascensão aos céus, ele mesmo assim ordenou aos seus discípulos: «Toda a autoridade sobre o céu e sobre a terra me foi entregue. 19Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo 20e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!» (Mt 28:18-20; Mc 16:8)
A conversão das nações é, portanto, Missão da Igreja.

É vontade de Deus que cada ser humano seja salvo, que toda e qualquer pessoa humana se torne filho de Deus pelo santo Batismo, que cada ser humano seja lavado e purificado de seus pecados e participe da vida eterna. É desejo da Santíssima Trindade que todos os homens, mulheres e crianças, de todas as raças e nações do mundo, aprendam a viver no caminho do amor, da santidade e da dignidade, no caminho que o próprio Jesus viveu – participando como membro de sua Igreja, aprendendo e guardando os seus mandamentos, como expressão de seu amor a Deus e aos homens.
Nos últimos dois mil anos, a Igreja una, santa, católica e apostólica tem estado ocupada com esta sagrada missão. Dar testemunho dos atos salvíficos de Deus, exaltar a Cruz de Cristo e proclamar a sua vitória sobre a morte, o pecado e o diabo, e convidar todos a participar da salvação do Senhor pela fé e pelo batismo – esta tem sido a obra do Igreja. Começando onde estava, no coração do Império Romano, a Igreja converteu o próprio Império. Ela estendeu o seu testemunho do Evangelho ao Oriente, na Pérsia, na Índia e na China Ocidental; ao sul da África do Norte; ao norte, às terras eslavas, e ao norte e ao oeste, até o que hoje é a Europa e a América, e ela continua e seguirá a fazer discípulos de todas as nações até que toda a terra seja coberta com o conhecimento de Deus como o as águas cobrem o mar, ou a história humana chegue à sua meta final conforme a Providência de Deus.
É da própria essência da Igreja ser apostólica, isto é, não apenas ser construída sobre o ensinamento apostólico imutável, mas ser mensageiras das boas novas enviadas a todos os cantos do mundo para anunciar a salvação e trazer o doce e salvador aroma do Deus Homem, Jesus Cristo, a todos.
Cada paróquia local manifesta a plenitude de Cristo e serve de ponto de partida para este esforço missionário universal, concretamente, na cidade ou aldeia em que se encontra. Não há paróquia que não seja centro missionário.
Discípulos de Jesus Cristo são formados pelo Catecismo
O meio prático pelo qual a Igreja cumpre a sua tarefa de pregação e evangelização é o catecumenato (que será discutido mais detalhadamente abaixo).
E esta tarefa/missão a Igreja a realiza pela pregação e a catequese. A centralidade do trabalho da Igreja com os catecúmenos manifesta-se pela presença da Litania pelos Catecúmenos em toda Divina Liturgia da Igreja Ortodoxa.
Litania pelos Catecúmenos
A Litania pelos Catecúmenos é recitada logo após a leitura do Santo Evangelho e a homilia, destacando a importância desses momentos litúrgicos para a evangelização e instrução dos catecúmenos, além de sua função de edificar os fiéis. Mesmo em paróquias localizadas em países majoritariamente ortodoxos, onde a maioria já professa a fé, esta ladainha mantém sua relevância e é oferecida de forma genuína como uma oração por todos os catecúmenos da Igreja.
Para os cristãos ortodoxos que vivem em terras distantes, como o Ocidente, África e Ásia — regiões onde a Ortodoxia está se expandindo —, essa oração assume um significado especial. Ela conecta espiritualmente os missionários e catecúmenos dessas áreas ao corpo universal da Igreja, contando com o apoio e as orações dos fiéis de comunidades em regiões tradicionalmente ortodoxas, fortalecendo, assim, o trabalho de evangelização.
O Lugar dos Catecúmenos no Nártex
A arte sagrada da arquitetura eclesiástica também reflete o importante ministério da catequese e o papel dos catecúmenos.
Tradicionalmente, todas as igrejas ortodoxas são divididas em três partes: o nártex, a nave e o santuário, ou altar sagrado. O nártex, localizado na parte mais ocidental da igreja, desempenha várias funções. Ele é um espaço de transição entre o mundo exterior e o reino de Deus (a nave) e serve como um lugar onde os cristãos ortodoxos fazem orações e intenções especiais, veneram ícones e acendem velas.
O nártex é também reservado aos penitentes, ou seja, aos cristãos ortodoxos que cumprem penitência por algum pecado específico. Além disso, é o local destinado aos catecúmenos. Ao serem oficialmente inscritos como catecúmenos, eles se separam inicialmente do mundo e são trazidos para perto da Igreja, mas ainda não se uniram plenamente a ela, o que ocorre pelo batismo no corpo de Cristo. Essa realidade espiritual é expressa simbolicamente pela presença dos catecúmenos dentro do templo, mas não em seu coração — a nave [2].
O Processo de Catequese: Namoro, Compromisso e Casamento
O processo de tornar-se cristão ortodoxo pode ser comparado de perto ao de se casar, pois envolve as mesmas etapas fundamentais de namoro, compromisso e união. Quando uma pessoa começa a se interessar pela Igreja Ortodoxa, uma série de interações iniciais ocorre: ela pode participar de uma liturgia, pesquisar sobre a Ortodoxia online ou conversar com um amigo ortodoxo. Se essas interações iniciais despertam um interesse mais profundo, inicia-se um processo de investigação mais intencional, comparável ao namoro. Aquele que embarca nessa jornada com a Igreja é chamado de inquiridor ou buscador.
Esses primeiros dias de exploração podem ser avassaladores e surpreendentes para o inquiridor, que talvez nunca tenha vivenciado algo como a Divina Liturgia, visto um templo cheio de ícones sagrados, ou presenciado pessoas fazendo o sinal da cruz, inclinando-se e prostrando-se. Pode ser também sua primeira exposição ao canto sacro, ao incenso e ao espaço sagrado. Por isso, leva algum tempo para se familiarizar e se sentir confortável com esse novo ambiente litúrgico. O inquiridor é, portanto, incentivado a ser paciente e a esperar que, de maneira gradual e progressiva, venha a compreender e apreciar o profundo significado de cada ação litúrgica.
Durante esse “namoro” com a Igreja, o inquiridor é incentivado a manter o foco e a participar do maior número possível de serviços divinos. A frequência e a atenção constante nesses serviços são consideradas a melhor catequese, pois a Igreja «ora o que crê e crê no que ora» [3]. Cada serviço de oração é uma expressão de teologia profunda, e toda verdadeira teologia é, em si, uma oração. Nesse período de investigação ou “namoro”, o buscador é também encorajado a ler ao menos um texto básico que introduza a Igreja Ortodoxa [4].
Se tudo correr bem, o buscador começará a se perguntar se realmente poderia se tornar um cristão ortodoxo, se consegue se imaginar vivendo a vida ortodoxa. Esse é um desenvolvimento natural, semelhante ao de um casal que, após um período de namoro, começa a vislumbrar a possibilidade do casamento.
Após esse período inicial de investigação séria (sugerido que dure pelo menos dois meses), o inquiridor pode chegar ao momento em que deseja ser inscrito como catecúmeno em uma paróquia específica, para se preparar para ser recebido na Igreja. Essa é uma decisão muito séria, comparável ao compromisso de noivado, e o noivado é levado com muita seriedade na Ortodoxia. Ao passar do namoro para o noivado, a questão “Será que vamos nos casar?” deixa de ser relevante, pois foi respondida com o próprio ato de noivado. O noivado, então, torna-se um período de preparação para o casamento.
O mesmo ocorre quando o inquiridor se torna catecúmeno. Uma vez feita essa transição, a questão não é mais se a pessoa deseja ser batizada na Igreja Ortodoxa, mas sim como e quando isso acontecerá. Trata-se de preparar-se para o batismo — não de “se,” mas de “quando.”
Nesse ponto, o inquiridor deve buscar a bênção do pastor da paróquia que frequenta e solicitar para ser recebido como catecúmeno. Se o pastor julgar que o inquiridor está devidamente preparado, ele fará a leitura da Oração para Inscrição de um Catecúmeno, oficialmente o tornando catecúmeno [5]. A seguir, está o texto para a inscrição no catecumenato.
Oração para Inscrição de um Catecúmeno [6]
- Diácono: Oremos ao Senhor!
- Coro: Senhor, tem piedade.
- Sacerdote: Ó Senhor nosso Deus, suplicamos a Ti e rogamos que a luz da tua face seja manifestada sobre o teu servo N., [tua serva]. Que o sinal da Cruz do teu Unigênito Filho seja gravado em seu coração e em seus pensamentos, para que ele fuja da vaidade do mundo e de todas as armadilhas malignas do inimigo, seguindo fielmente os teus mandamentos. Concede, ó Senhor, que o teu Santo Nome nunca seja rejeitado por ele, e que ele possa, no tempo devido, ser unido à tua Santa Igreja, participando dos temíveis mistérios de Cristo. Que, vivendo segundo os teus mandamentos e preservando sem mácula o selo, ele alcance a bem-aventurança dos eleitos no teu Reino.
- Pela graça e filantropia do teu Unigênito Filho, com quem és bendito, juntamente com o teu Santíssimo, Bondoso e Vivificante Espírito, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém.
O catecúmeno está espiritualmente “noivo” da Igreja, e este noivado será consumado no “casamento espiritual”, que é o santo batismo. Espera-se que, neste momento, o novo catecúmeno informe, por escrito, a qualquer organização religiosa da qual tenha sido anteriormente membro, seu desejo de ser removido daquela comunidade.
Catecúmenos e o Processo de Catequese
O catecúmeno passa a fazer parte de uma classe de membros pertencente à paróquia específica e inicia formalmente o processo de catequese. A partir deste momento, o catecúmeno identifica-se para o mundo exterior como cristão ortodoxo. Caso o catecúmeno venha a falecer antes de ser recebido oficialmente na Igreja, ele será enterrado como cristão ortodoxo.
O Conteúdo e a Estrutura da Catequese
Um catecúmeno (do grego: κατηχούμενος) é uma pessoa que está no processo de se tornar discípulo de Jesus Cristo e de ingressar em Sua Santa Igreja.
Na leitura do livro dos Atos dos Apóstolos, é evidente que muitos dos que ouviam os Apóstolos eram batizados imediatamente. Isso ocorria, na maioria dos casos, com os judeus ou gregos tementes a Deus. A vida judaica sob a Antiga Aliança foi, em si mesma, um extenso catecismo de dois mil anos, uma preparação para a plena revelação cristã. Para os judeus, era natural crer em Jesus Cristo, uma vez que Ele era o Messias esperado, e muitos fizeram essa transição sem dificuldade.
Quando o remanescente dos judeus estava se convertendo a Cristo e sendo batizado, os Apóstolos voltaram sua atenção para os gregos e bárbaros. Na Igreja Antiga, o catecumenato (período durante o qual alguém é catecúmeno) frequentemente durava até três anos. Isso porque os gregos e bárbaros eram politeístas, e a idolatria estava profundamente arraigada no estilo de vida greco-romano. Era necessário tempo para purgar essas crenças e práticas inadequadas e formar uma mentalidade e disposição cristãs.
Elementos da Catequese Antiga
A catequese na Igreja primitiva envolvia:
- Participação parcial nos serviços divinos: Os catecúmenos assistiam a partes específicas da liturgia.
- Instrução formal oral: Ministrada por um bispo ou catequista designado.
- Orações especiais de exorcismo e súplica: Para ajudar no processo de purificação espiritual.
- Inserção na comunhão da Igreja: Permitindo que os catecúmenos formassem novos laços sociais dentro da comunidade cristã.
Esta integração autêntica na família de fé é uma marca central da Igreja Cristã. A lealdade suprema do crente não é à sua família biológica ou ao seu grupo étnico, mas a Cristo e à Igreja. Como o Senhor ensina: “Aquele que ama pai, mãe ou irmãos mais do que a Mim não é digno de Mim” (Mateus 10:37).
Catequese no Contexto Contemporâneo
No ocidente secularizado, o período de catequese é projetado para ajudar pessoas a transitar de formas ocidentais de cristianismo para uma verdadeira integração na Ortodoxia. Este processo é sério, e a catequese geralmente dura no mínimo, um ano.
Adultos geralmente são recebidos na Igreja no Grande e Santo Sábado. Assim, um catecúmeno típico passa entre um e dois anos em formação, dependendo do momento do ano litúrgico em que se torna catecúmeno. Não há pressa no processo de catequese; pelo contrário, a Igreja prioriza uma base sólida para que o catecúmeno cresça espiritualmente.
A formação exige comprometimento, disciplina e uma integração gradual no modo de vida ortodoxo. A duração da catequese pode ser estendida a critério do pastor, especialmente se o catecúmeno faltar a aulas, orações ou atividades essenciais.
A História e Restauração do Catecumenato
Ao longo da história, a Igreja tornou-se a religião predominante nos territórios onde esteve presente, e, consequentemente, a instituição do catecumenato gradualmente desapareceu em muitas regiões, pois a maioria das pessoas passou a ser batizada logo após o nascimento.
Com a expansão da Ortodoxia para o Ocidente, Ásia e África nos últimos séculos, o catecumenato está naturalmente sendo restaurado. Em algumas áreas, ainda se encontra em estágio embrionário; em outras, tem crescido rapidamente, refletindo o ressurgimento dessa prática essencial.
Requisitos para os Catecúmenos
Cada paróquia utiliza materiais catequéticos próprios, pois ainda não há um catecismo padronizado para a Ortodoxia na América. A unificação desse material pode ser um dos frutos próximos do trabalho da Assembleia dos Bispos Ortodoxos da América.
Em geral, o processo de catequese inclui:
- Participação fiel nos serviços divinos;
- Assistência a palestras catequéticas;
- Leitura de textos designados;
- Visitas a outras paróquias locais e mosteiros;
- Interação com o bispo local;
- Preenchimento de formulários e tarefas administrativas para facilitar a integração à vida paroquial.
As paróquias são incentivadas a manter listas claras de requisitos para catecúmenos, servindo como um guia de referência para inquiridores e catecúmenos ao longo do processo.
O objetivo final da catequese é a purificação espiritual e a conformidade com os mandamentos de Deus e da Igreja.
Adaptação à Vida Ortodoxa
- Para catecúmenos provenientes de tradições cristãs não ortodoxas, mas piedosas e ativas, haverá menos necessidade de mudanças radicais em sua vida pessoal.
- Para aqueles sem formação religiosa, profundamente influenciados pela cultura secular, as transformações serão mais significativas, podendo incluir:
- Abandono de ocupações inadequadas;
- Rompimento de associações pessoais prejudiciais;
- Arrependimento profundo e abandono de pecados graves.
- Questões como casamentos e divórcios anteriores devem ser resolvidas em diálogo com o pastor, que guiará o catecúmeno em cada caso. Todos são bem-vindos à Igreja, pois Deus chama toda a humanidade para Sua casa, mas para alguns, os ajustes serão mais desafiadores.
O Papel do Padrinho ou Madrinha
Todo catecúmeno que é recebido na Igreja deve ter um padrinho ou madrinha. A Igreja exige:
- Um padrinho do mesmo sexo que o catecúmeno, para atuar como patrocinador no batismo;
- Um padrinho adicional do sexo oposto é permitido, mas não obrigatório, a critério do pastor;
- Múltiplos padrinhos do mesmo sexo não são permitidos.
O padrinho ou madrinha (também chamado de patrocinador) é o guia e defensor espiritual do catecúmeno ao longo de sua jornada para ser recebido na Igreja. Suas responsabilidades incluem:
- Falar em nome do catecúmeno durante o batismo, especialmente no caso de crianças pequenas ou bebês, respondendo às perguntas do sacerdote e confessando o Credo Niceno.
- Garantir ao sacerdote que o catecúmeno está preparado, incluindo sua compreensão e crença no Credo Niceno.
- Acompanhar o catecúmeno no crescimento espiritual, assegurando que ele cumpra as expectativas da Igreja.
Os padrinhos geralmente são escolhidos com base em relacionamentos formados na paróquia. É importante que a escolha seja feita com oração e com aprovação do pastor, para garantir que o padrinho seja um cristão ortodoxo fiel.
A Profundidade da Relação entre Padrinho e Afilhado
O papel do padrinho é extremamente sério, e nem todo cristão ortodoxo está qualificado para assumi-lo. O vínculo formado no sacramento do batismo é profundo, místico e eterno, criando uma relação espiritual mais forte que os laços biológicos.
O 53º cânon do Sexto Concílio Ecumênico proíbe o casamento de padrinhos com mães viúvas de seus afilhados, afirmando que “o parentesco espiritual é superior à união corporal.”
Este vínculo espiritual não pode ser desfeito ou substituído, assim como os pais biológicos não podem ser trocados.
O relacionamento entre padrinho e afilhado deve ser nutrido ao longo da vida por meio de orações mútuas, encorajamento espiritual e apoio contínuo.
Para o batismo, o catecúmeno deve recitar e compreender o Credo Niceno. Cópias do Credo são frequentemente distribuídas durante a Grande Quaresma para facilitar o aprendizado.
Candidatura ao Batismo
Durante a Grande Quaresma, o sacerdote determina quais catecúmenos estão prontos para o batismo no Grande e Santo Sábado.
Existem dois grupos de catecúmenos durante a Quaresma:
- Aqueles que se preparam para o batismo no Grande e Santo Sábado.
- Aqueles que continuam no processo de catequese, mas que ainda não estão prontos para o batismo.
A partir da quarta semana da Grande Quaresma, os catecúmenos que serão batizados recebem uma menção especial na liturgia, através da Ladainha para os que se preparam para a iluminação. Isso marca uma divisão litúrgica entre os dois grupos.
Ladainha para os que se preparam para a iluminação
(Início na Quarta Semana da Grande Quaresma)*
Diácono: Aproximem-se todos os que se preparam para a iluminação. Orem ao Senhor, vós que vos preparais para a iluminação.
Coro: Senhor, tem piedade. (a cada petição)
Diácono: Fiéis, oremos ao Senhor por estes irmãos que se preparam para a santa iluminação e por sua salvação.
Para que o Senhor nosso Deus os estabeleça e fortaleça.
Para que os ilumine com a luz do conhecimento e da reverência.
Para que lhes conceda, no tempo apropriado, o lavacro da regeneração, o perdão dos pecados e a veste da incorruptibilidade.
Para que os gere pela água e pelo Espírito.
Para que lhes conceda a perfeição da fé.
Para que os conte entre o seu santo e eleito rebanho.
Salva-os, tende misericórdia deles, ajuda-os e guarda-os, ó Deus, pela tua graça.
Diácono: Inclinai vossas cabeças ao Senhor, vós que vos preparais para a iluminação.
Sacerdote: Mostra a luz da tua face, ó Mestre, sobre os que se preparam para a santa iluminação e que desejam afastar-se da mancha do pecado. Ilumina seu entendimento. Estabelece-os na fé. Fortalece-os na esperança. Aperfeiçoa-os no amor. Torna-os membros honrados do teu Cristo, que se entregou por nossas almas.
Pois tu és nossa Iluminação, e a Ti elevamos glória, ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém.
Diácono: Todos os que se preparam para a iluminação, retirem-se. Retirem-se, vós que vos preparais para a iluminação.
O Grande e Santo Sábado e o Batismo
O dia tradicional para o recebimento de convertidos na Igreja é a liturgia batismal do Grande e Santo Sábado.
Elementos do Batismo no Grande Sábado:
O batismo ocorre no meio da liturgia, após a Pequena Entrada.
Ritos de preparação e bênção da fonte batismal:
- Os catecúmenos são ungidos com o Óleo da Alegria, batizados por tríplice imersão, crismados, lavados, tonsurados e vestidos com uma veste branca radiante.
- Retornam ao templo para a segunda parte da liturgia.
Os recém-iluminados recebem a Sagrada Eucaristia pela primeira vez e são oficialmente membros plenos da Igreja.
Palavras Finais aos Catecúmenos
O processo de catecumenato é uma jornada de arrependimento e fé, que conduz à união com a Santíssima Trindade e à plena comunhão com a Igreja. Essa caminhada é um movimento em direção a Cristo e afastamento do maligno.
Durante o processo, obstáculos espirituais são esperados, mas podem ser superados pela ajuda de Deus e pela determinação do catecúmeno.
Em resumo:
A catequese não é um processo apressado, mas uma jornada profunda de aprendizado e transformação. Quanto mais sólida for a formação de um catecúmeno, maior será o crescimento de sua vida cristã. A Igreja, que sustenta todo o universo com sua fé, permanece firme e acolhedora para quem busca trilhar o caminho em um ritmo sustentável e zeloso.
[1] Algumas paróquias que não possuem programas catequéticos formais, incluindo a catequese durante a segunda metade da Divina Liturgia, podem simplesmente permitir que os catecúmenos permaneçam na liturgia do nártex. Na Paróquia St. Andrew, atualmente, a litania para os catecúmenos e o seu despedimento são seguidos de uma palestra catequética que ocorre a cada domingo.
[2] Muitas paróquias ortodoxas na América não se reúnem em templos ortodoxos formalmente construídos e consagrados, e, portanto, podem nem ter um nártex. Os catecúmenos devem seguir a prática da paróquia onde estão recebendo instrução. Na Igreja St. Andrew, os catecúmenos são incentivados a ocupar sua posição no nártex ou na porção ocidental da nave, próxima ao nártex.
[3] «Lex credendi est lex orandi» é o ditado patrístico que significa: a regra da fé é a regra da oração.
[4] As sugestões estão disponíveis na Lista de Requisitos do Catecúmeno.
[5] Recomenda-se que essa inscrição seja realizada publicamente durante o serviço divino, para que os fiéis possam tomar conhecimento do novo catecúmeno e começar a apoiá-lo em sua formação. Um bom momento para fazer isso é após o sermão, na Divina Liturgia de domingo, pouco antes da Litania dos Catecúmenos.
[6] Neste ponto, o catecúmeno tomou uma decisão definitiva de tornar-se cristão ortodoxo para sempre. Ele compreende que esta escolha não se trata de uma simples mudança denominacional, mas de um compromisso com a única, santa, católica e apostólica Igreja. É um voto de servir fielmente a Deus como membro da Igreja Ortodoxa, independentemente de onde venha a viver.