A Penitência


O Sacramento da Penitência é o ato formal de nossa reconciliação com Deus, tendo o pecado nos separado da vida da Igreja. Como a Penitência é o caminho para o retorno à comunhão com Deus quando essa foi quebrada pelo pecado, é comum na Tradição da Igreja a referência a ela como a renovação do batismo ou como o restabelecimento dessa condição de vida em comunhão com Deus dada aos homens nos sacramentos básicos da Iniciação Cristã.
Nem todo pecado requer a penitência formal através dos ritos sacramentais. Isso é evidente uma vez que os cristãos nunca estamos completamente livres do pecado. Certos pecados graves ou a separação prolongada da santa Comunhão, no entanto, exigem o ato da Penitência Sacramental. Além disso, espera-se que os cristãos que vivem em comunhão com Cristo façam uso deste Sacramento periodicamente, a fim de se humilhar conscientemente diante de Deus e receber orientação para a vida cristã através de seu pastor na Igreja. É o ensinamento da Igreja Ortodoxa que a penitência sacramental é necessária para aqueles que recebem a santa Comunhão quando cometeram pecados graves ou quando estão separados da refeição eucarística há muito tempo.
O sacramento da penitência existe na Igreja para permitir o arrependimento e a reconversão dos cristãos que se afastaram da vida da fé. Há três elementos principais para o ato de penitência formal. A primeira é uma contrição sincera pelos pecados e pela ruptura da comunhão com Deus. A segunda é uma confissão aberta e sincera de pecados. Na Igreja primitiva a confissão era feita publicamente diante de todos e do meio da Igreja; desde o século IV é feita apenas na presença do pastor da Igreja que se coloca em nome de (representando) todos os membros da congregação. O terceiro elemento da penitência é a oração formal de absolvição através da qual o perdão de Deus é sacramentalmente concedido por meio de Cristo ao pecador arrependido.
O cumprimento da penitência consiste na recepção da santa Comunhão e na reconciliação genuína do pecador arrependido com Deus e todos de acordo com os mandamentos de Cristo. A partir disso, obviamente, segue-se a necessidade de uma tentativa sincera do penitente de abster-se do pecado e permanecer em obediência fiel a Deus.
O sacramento da penitência, como todos os sacramentos, é um elemento da vida da Igreja que pressupõe uma firme crença e convicção de que o próprio Cristo está presente na Igreja através de seu Espírito Santo. Alguém que não tenha a experiência de Cristo na Igreja não entenderá o significado da penitência sacramental e a necessidade da confissão aberta e pública dos pecados. Quando a Igreja é experimentada como nova vida em Cristo e como verdadeira comunhão com Deus em seu Reino já presente entre os homens em sacramento (mistério), então, não só será entendida como sacramental a penitência e a confissão dos pecados, mas será apreciada como o grande mistério de Deus que é: a possibilidade única de reunião com Deus através do perdão de Cristo que veio para salvar os pecadores que confessam seus pecados e que sinceramente manifestam o desejo de mudar suas vidas de acordo os mandamentos que nos deixou. Em uma palavra, a Igreja Ortodoxa adere estritamente ao ensino das Escrituras de que só Deus pode perdoar os pecados, e que o faz através de Cristo na Igreja, e que as condições são arrependimento genuíno e a promessa de mudança que são testemunhadas pela confissão; e essa confissão, por definição, é o reconhecimento público e aberto do pecado perante Deus e toda a humanidade.
Extraído da Página da OCA