Vladimir Lossky: A Doutrina da Graça na Igreja Ortodoxa

(…) ao procurar apresentar aspectos da doutrina Ortodoxa da graça, certamente não procuraremos esconder ou minimizar as diferenças fundamentais que existem sobre este tópico em relação a outras confissões cristãs. Não queremos ser polêmicos, pois nosso objetivo é a compreensão mútua. Se neste artigo somos obrigados em vários pontos a contrastar os ensinamentos da Igreja Ortodoxa com os de outras confissões cristãs, não devemos ser acusados de nutrir pensamentos de hostilidade confessional, muito menos da mais leve intenção de ferir nossos irmãos separados.

Enquanto eu comparo o ensino da Igreja Ortodoxa com o de outros confissões cristãs, evitarei cuidadosamente entrar nos detalhes das controvérsias sobre a graça que criaram muitas correntes de diferentes opiniões no Ocidente. De fato, Khomiakov disse há quase um século que para nós Ortodoxos, o Ocidente dividido não pode ser senão como uma família, um grupo relativamente homogêneo. Todas as divisões entre Roma e a Reforma são para nós senão rupturas internas dentro do cristianismo ocidental. Nossa separação de Roma consumada no século XI é do mesmo tipo que a dos Protestantes e de todas as comunidades que posteriormente se separaram do Patriarcado de Roma. Este é especialmente o caso com respeito à doutrina da graça, porque a separação de 1054, apesar de tudo que foi dito e escrito sobre este assunto por polemistas posteriores, baseou-se dogmaticamente nos ensinamentos a respeito do Espírito Santo, o Doador da Graça.