Ss. Padres do 4° Concílio

«Tu és bendito, ó Cristo, nosso Deus, que estabeleceste nossos Padres como luminares sobre a terra e, através deles, conduziste-nos a todos à verdadeira fé. Ó compassivo, glória a Ti!»
Mons. Irineo Tamanini​
Arquimandrita

SUBSÍDIOS HOMILÉTICOS​

«Os Santos Concílios Ecumênicos»

Neste domingo, a Igreja celebra os Santos 630 Padres que participaram do 4º Concílio Ecumênico que se reuniu em Calcedônia, em 451, para condenar o ensinamento de Eutiques que ensinava haver apenas uma natureza, a divina, em Cristo depois da Encarnação; e Dióscoro, Patriarca de Alexandria, que havia recebido irregularmente Eutiques de volta à comunhão da Igreja, tendo deposto Santo Flaviano, Patriarca de Constantinopla, por ter excomungado Eutiques.

«A Igreja, que vive nos dias atuais enfrentando tantas adversidades, reporta-se constantemente às límpidas fontes das verdades promulgadas nos primeiros concílios, para permanecer fiel ao seu caráter de catolicidade e apostolicidade. Assim, mesmo que não seja compreendida pelo mundo, conservar-se-á pura sem correr riscos de se desviar da reta doutrina. Mesmo que o mundo lhe implore para que ela se adeque às exigências da modernidade, a intransigência será sua marca e salvação. A essência da verdade não é objeto de mudanças, pois assim sendo, deixa de ser essência. Logo não existe a verdade. Quando defendemos a verdade, naturalmente, queremos honrar a essência que dela foi gerada. Os Primeiros seis Concílios da Igreja revelaram ao mundo as verdades de nossa fé. Sobre estas verdades foram edificadas doutrinas, dogmas, conceitos, regras, orações, cânticos, Liturgias, Ofícios religiosos etc. Por isso, a Igreja bebendo das águas puras e refrescantes da fonte de sua tradição continuará inalterada, pois ela guarda um grande tesouro, mesmo que em vasos de argila».

(J. Danielou).

Os 7 primeiros Concílios Ecumênicos foram:

I. Niceia (325);
II. Constantinopla (381);
III. Éfeso (431);
IV. Calcedônia (451);
V. II de Constantinopla (553);
VI. III de Constantinopla (680);
VII. II de Niceia (787).

O «I Concílio Ecumênico»

O primeiro Concílio Ecumênico foi convocado em 325 d.C., na cidade de Niceia, pelo imperador Constantino I. Este Concílio foi convocado por causa da falsa doutrina do sacerdote alexandrino Ário, que rejeitou a natureza Divina e o nascimento pré-eterno da segunda pessoa da Santíssima Trindade, ou seja, o Divino Filho de Deus Pai, e ensinou que o Filho de Deus é apenas a mais alta criação. 318 bispos participaram deste Concílio, entre os quais estavam São Nicolau, o Taumaturgo, São Tiago, bispo de Nísibis, Santo Espiridão de Tremetousia, e Santo Atanásio, que era na época um diácono.

O Concílio condenou e repudiou a heresia de Ário e afirmou a imutável verdade, o dogma de que o Filho de Deus é verdadeiro Deus, nascido de Deus Pai antes de todos os séculos, e é eterno, como Deus Pai; Ele foi gerado, e não criado, e é consubstancial ao Pai. A fim de que todos os cristãos pudessem conhecer exatamente o verdadeiro ensinamento da fé, ele foi claro e concisamente resumido na primeira das sete seções do Credo, ou Símbolo de Fé.

Neste Concílio, foi decidido celebrar a Páscoa no primeiro domingo seguinte a primeira lua cheia do equinócio da primavera (no hemisfério norte), depois da Páscoa judaica. Também estabeleceu muitas outras regras ou cânones.

O «II Concílio Ecumênico»

O Segundo Concílio Ecumênico foi convocado no ano de 381 d.C., na cidade de Constantinopla pelo imperador Teodósio I. Este Concílio foi convocado contra o falso ensinamento do bispo ariano de Constantinopla, Macedônio, que rejeitou a divindade da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo. Ele ensinou que o Espírito Santo não era Deus, e o chamou de criatura, ou poder criado, e portanto subserviente a Deus Pai e a Deus Filho, como um anjo.

Havia 150 bispos presentes no Concílio, entre os quais estavam Gregório, o Teólogo, que presidiu o Concílio, Gregório de Nissa, Melécio de Antioquia, Anfilóquio de Icônio e Cirilo de Jerusalém.

No Concílio, a heresia macedônia foi condenada e repudiada. O Concílio afirmou como dogma a igualdade e a essência única de Deus Espírito Santo com Deus Pai e Deus Filho.

O Concílio também completou o Credo Niceno, ou “Símbolo de Fé”, com cinco seções nos quais são expostos seus ensinamentos sobre o Espírito Santo, sobre a Igreja, sobre os Mistérios, sobre a ressurreição dos mortos, e a vida no mundo há de vir. Assim, eles compuseram o Credo Niceno-Constantinopolitano, que serve como um guia para a Igreja de todos os tempos.

O «III Concílio Ecumênico»

O Terceiro Concílio Ecumênico foi convocado no ano 431 d.C., na cidade de Éfeso, pelo imperador Teodósio II. O Concílio foi convocado por causa da falsa doutrina de Nestório, Arcebispo de Constantinopla, que profanamente ensinou que a Santíssima Virgem Maria simplesmente deu à luz ao homem Cristo, com quem Deus se uniu moralmente e habitou nele, como em um templo, como anteriormente Ele havia habitado em Moisés e outros profetas. Portanto, Nestório chamou o Senhor Jesus Cristo, portador de Deus, e não Deus encarnado; e a Santíssima Virgem foi chamada de portadora de Cristo (Christotokos) e não a portadora de Deus (Theotokos).

Os 200 bispos presentes no Concílio condenaram e repudiaram a heresia de Nestório e decretaram que se deve reconhecer que unidas em Jesus Cristo, na época da encarnação, foram duas naturezas, a divina e a humana, e que se deve confessar Jesus Cristo como verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e a Santa Virgem Maria como portadora de Deus (Theotokos).

O Concílio também afirmou o Credo Niceno-Constantinopolitano.

O «IV Concílio Ecumênico»

 

O Quarto Concílio Ecumênico foi convocado em 451 d.C., na cidade de Calcedônia, sob o governo do Imperador Marciano. O Concílio reuniu-se para desafiar a falsa doutrina de um arquimandrita de um mosteiro de Constantinopla, Eutiques, que rejeitava a natureza humana do Senhor Jesus Cristo. Refutando uma heresia e defendendo a divindade de Jesus Cristo, ele mesmo caiu ao extremo, e ensinou que no Senhor Jesus Cristo a natureza humana estava completamente absorvida no Divino, e portanto seguiu-se que uma pessoa só precisa reconhecer a natureza Divina. Essa falsa doutrina é chamada de monofisismo, e os seguidores dela são chamados de monofisitas.

O Concílio de 650 bispos condenou e repudiou a falsa doutrina de Eutiques e definiu o verdadeiro ensinamento da Igreja, a saber, que nosso Senhor Jesus Cristo é Deus perfeito e, como Deus, Ele nasceu eternamente de Deus. Como homem, Ele nasceu da Santíssima Virgem e em todos os sentidos é como nós, exceto no pecado. Através da encarnação, nascimento da Santíssima Virgem, a divindade e a humanidade estão unidas Nele como uma única Pessoa, infundida e imutável, assim refutando Eutiques; indivisível e inseparável, refutando Nestório.

 

O «V Concílio Ecumênico»

O Quinto Concílio Ecumênico foi convocado em 553 d.C., na cidade de Constantinopla, pelo famoso imperador Justiniano I. Ele foi convocado para acabar com uma controvérsia entre nestorianos e eutiquianos. Os principais pontos de discórdia foram as conhecidas obras da Escola Antioquina da Igreja Síria, intitulada “Os Três Capítulos”.

Teodoro de Mopsuéstia, Teodoreto de Cirro e Ibas de Edessa, expressaram claramente o erro nestoriano, embora no Quarto Concílio Ecumênico, nada havia sido mencionado de suas obras.
Os nestorianos, argumentando com os eutiquianos (monofisitas), referiram-se a essas obras, e os eutiquianos encontraram neles uma desculpa para rejeitar o Quarto Concílio Ecumênico e difamar a Igreja, alegando que isso estava se desviando para o nestorianismo.

O Concílio foi assistido por 165 bispos, que condenaram Os Três Capítulos e o próprio Teodoro de Mopsuéstia, por não ter se arrependido. Quanto aos outros dois, a censura limitava-se apenas às obras nestorianas. Eles mesmos foram perdoados. Eles renunciaram a suas falsas opiniões e morreram em paz com a Igreja. O Concílio reiterou a sua censura às heresias de Nestório e Eutíques.

O «VI Concílio Ecumênico»

O concílio foi convocado contra a falsa doutrina dos hereges, monotelitas, que, embora reconhecessem em Jesus Cristo duas naturezas, divina e humana, atribuíam-lhe apenas uma vontade divina.

Após o Quinto Concílio Ecumênico, a agitação provocada pelos monotelistas continuou e ameaçou o Imperador Grego com grande perigo. O imperador Heráclio, desejando a reconciliação, decidiu inclinar a fé para concessão aos monotelistas, e pelo poder de seu ofício, ordenou o reconhecimento de que em Jesus Cristo há uma vontade e duas energias.

Entre os defensores dos verdadeiros ensinamentos da Igreja, estavam São Sofrônio, Patriarca de Jerusalém, e um monge de Constantinopla, São Máximo, o Confessor, que por sua firmeza na fé havia sofrido com sua língua cortada e sua mão cortada.

O Sexto Concílio Ecumênico condenou e repudiou a heresia do monotelismo, e formulou o reconhecimento de que em Jesus Cristo há duas naturezas, divina e humana, e nessas duas naturezas há duas vontades, mas que a vontade humana em Cristo não é contra, mas antes, é submissa à Sua vontade Divina.
Este Concílio estabeleceu cânones pelos quais a Igreja dev
e ser guiada, ou seja, 85 cânones dos santos Apóstolos, cânones dos seis Concílios Ecumênicos e sete sínodos locais, e cânones de treze Padres da Igreja. Estes cânones posteriormente foram suplementados por cânones do Sétimo Concílio Ecumênico e outros dois sínodos locais.

O «VII Concílio Ecumênico»

O Sétimo Concílio Ecumênico foi convocado em 787 d.C., na cidade de Niceia, sob a imperatriz Irene, viúva do imperador Leão IV, e era composto por 367 pessoas.

O Concílio foi convocado contra a heresia iconoclasta, que durou sessenta anos antes do Concílio, pelo imperador grego Leão III, que, desejando converter os maometanos ao cristianismo, considerou necessário acabar com a veneração dos ícones. Essa heresia continuou sob seu filho Constantino V Coprônimo e seu neto, Leão IV.

O Concílio condenou e repudiou a heresia iconoclástica e determinou prover e colocar nas igrejas sagradas, junto com a semelhança da honrada e vivificante Cruz do Senhor, santos ícones, para honrar e prestar homenagem a eles, elevando a alma e coração ao Senhor Deus, a Mãe de Deus e os Santos, que são representados nestes ícones. Depois do Sétimo Concílio Ecumênico, a perseguição aos ícones sagrados surgiu novamente sob os imperadores Leão V, de origem armênia, Miguel II e Teófilo, e por vinte e cinco anos perturbou a Igreja.

A veneração dos ícones sagrados foi finalmente restaurada e confirmada pelo sínodo local de Constantinopla em 843 d.C., sob a imperatriz Teodora.

Neste concílio, em agradecimento ao Senhor Deus por ter dado à Igreja a vitória sobre os iconoclastas e todos os hereges, a celebração do Triunfo da Ortodoxia foi estabelecida no primeiro domingo da Grande Quaresma, que é celebrada pelas Igrejas Orientais em todo o mundo.

Referências Bibliográficas:

BENOIT, André. A Atualidade dos Pais da Igreja. Porto Alegre: Ed. ASTE, 1966.

Suplemento Litúrgico