Sinaxe dos Setenta Apóstolos

«Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos».
Mons. Irineo Tamanini​
Arquimandrita

SUBSÍDIOS HOMILÉTICOS​

A «Sinaxe dos Santos Setenta Apóstolos»

Naquele tempo, o Senhor designou setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à Sua frente, para todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E disse-lhes:

“A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias, nem vos detenhais para saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes numa casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se ali houver um filho da paz, a vossa paz repousará sobre ele; senão, ela voltará para vós. Ficai nessa casa, comei e bebei do que vos oferecerem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o Reino de Deus.’”
(Lc 10,1-9)

Os Setenta Apóstolos (ou Setenta e Dois), como são conhecidos na tradição cristã oriental, foram os primeiros seguidores de Jesus mencionados no Evangelho de Lucas. De acordo com o evangelista, o único que os cita, Jesus os designou e enviou aos pares com uma missão específica, descrita no texto acima. Na tradição ocidental, eles são geralmente chamados de “discípulos”, enquanto que, no cristianismo oriental, são conhecidos como “apóstolos”.

A única vez que este grupo é mencionado na Bíblia é em Lucas 10,1-20. O número exato dos discípulos varia entre os manuscritos: é setenta nos textos do tipo Alexandrino (como o Codex Sinaiticus) e Cesariano, mas aparece como setenta e dois na maioria dos outros manuscritos alexandrinos e no texto-tipo Ocidental. A origem deste número pode estar relacionada às setenta nações do Gênesis, às referências frequentes ao número na Bíblia, ou aos setenta e dois tradutores da Septuaginta, segundo a Carta de Aristeas. São Jerônimo, ao traduzir a Vulgata, optou por “setenta e dois”.

Embora o Evangelho de Lucas seja o único a mencionar os Setenta, ele não está sozinho ao descrever missões específicas de seguidores de Jesus. Em Lucas 9,1-6, vemos o envio dos Doze Apóstolos, que corresponde à “Comissão Menor” do Evangelho de Marcos. Além disso, Lucas menciona a “Grande Comissão” em Lc 24,44-49, com uma missão universal, mas com menos detalhes do que Marcos.

Celebração e Tradição

A festa dos Setenta Apóstolos é chamada de Sinaxe dos Setenta Apóstolos na Igreja Ortodoxa e celebrada no dia 4 de janeiro. Além disso, cada um dos Setenta possui uma comemoração própria ao longo do ano litúrgico.

A tradição ortodoxa preserva os nomes dos Setenta Apóstolos, cujos “nomes estão escritos no céu”. Essa lista é frequentemente atribuída a Doroteu de Tiro, bispo do final do século III, embora a versão que possuímos date do século VIII. Diversos textos, como o Chronicon Paschale e os tratados atribuídos ao Pseudo-Doroteu, apresentam os nomes dos Setenta.

Eusébio de Cesareia, no entanto, afirmou que, em sua época, não havia uma lista oficial e mencionou apenas alguns discípulos: Barnabé, Sóstenes, Cefas, Matias, Tadeu e Tiago, o irmão do Senhor.

Os Setenta Apóstolos

Aqui está a lista completa dos Setenta Apóstolos, conforme a tradição da Igreja Ortodoxa, com os nomes associados a eles:

  1. Tiago, irmão do Senhor, primeiro bispo de Jerusalém
  2. Marcos, o Evangelista, autor do Evangelho e bispo de Alexandria
  3. Lucas, o Evangelista, autor do Evangelho e dos Atos dos Apóstolos
  4. Cleofas, discípulo que encontrou Cristo no caminho de Emaús
  5. Simeão, filho de Cleofas, segundo bispo de Jerusalém
  6. Barnabé, companheiro de Paulo
  7. Justo, bispo de Eleuterópolis
  8. Tadeu de Edessa, também chamado Santo Addai
  9. Ananias, primeiro bispo de Damasco
  10. Estevão, o primeiro mártir
  11. Filipe, o Evangelista, um dos Sete Diáconos
  12. Prócoro, um dos Sete Diáconos
  13. Nicanor, um dos Sete Diáconos
  14. Timão, um dos Sete Diáconos
  15. Parmenas, um dos Sete Diáconos
  16. Timóteo, bispo de Éfeso
  17. Tito, bispo de Creta
  18. Filémon, bispo de Gaza
  19. Onésimo, mencionado na Epístola a Filémon
  20. Epafras, bispo de Andríaca
  21. Arquipo, companheiro de Paulo
  22. Silas, bispo de Corinto
  23. Silvano, colaborador de Paulo
  24. Crescêncio, missionário mencionado por Paulo
  25. Crispo, bispo de Calcedônia
  26. Epeneto, bispo de Cartago
  27. Andrônico, bispo da Panônia
  28. Estácio, segundo bispo de Bizâncio
  29. Amplíato, bispo de Odissa (Varna)
  30. Urbano, bispo da Macedônia
  31. Narciso, bispo de Atenas
  32. Apeles, bispo de Heraclião
  33. Aristóbulo, bispo da Britânia
  34. Herodião, bispo de Patras
  35. Ágabo, o Profeta
  36. Rufus, bispo de Tebas
  37. Asíncrito, bispo de Hircânia
  38. Flegonte, bispo de Maratona
  39. Hermes, bispo de Filipópolis
  40. Parrobo, bispo de Potole
  41. Hermas, bispo da Dalmácia
  42. Lino, segundo bispo de Roma
  43. Caio, bispo de Éfeso
  44. Filólogo, bispo de Sinope
  45. Lúcio de Cirene, bispo de Laodiceia na Síria
  46. Jasão, bispo de Tarso
  47. Sosípatro, bispo de Icônio
  48. Olimpas, companheiro de Paulo
  49. Tércio, escriba de Paulo, bispo de Icônio
  50. Erasto, bispo de Paneas
  51. Quarto, bispo de Berito
  52. Evódio, primeiro bispo de Antioquia
  53. Onesíforo, bispo de Cirene
  54. Clemente, bispo de Sardes
  55. Sóstenes, bispo de Cólofon
  56. Apolo, bispo de Cesareia Palestina
  57. Tíquico, bispo de Cólofon
  58. Epafrodito, companheiro de Paulo
  59. Carpo, bispo de Beróia na Trácia
  60. Quadrado, bispo de Atenas
  61. João Marcos, bispo de Biblos
  62. Zenas, o Doutor da Lei, bispo de Dióspolis
  63. Aristarco, bispo de Apameia na Síria
  64. Pudêncio, pai de Santa Pudenciana e Santa Praxedes
  65. Trofimo, companheiro de Paulo
  66. Marcos, primo de Barnabé, bispo de Apolônia
  67. Artemas, bispo de Listra
  68. Áquila, companheiro de Priscila
  69. Fortunato, companheiro de Paulo
  70. Acaico, missionário de Paulo

Observações:

  • Alguns desses nomes são familiares por suas menções nas Epístolas de Paulo ou nos Atos dos Apóstolos.
  • Há pequenas variações nas listas entre diferentes tradições e manuscritos.
  • Eles são comemorados coletivamente no dia 4 de janeiro pela Igreja Ortodoxa, além de suas respectivas festas individuais ao longo do ano litúrgico.

Em suma:

A Sinaxe dos Setenta Apóstolos é uma oportunidade para refletirmos sobre a missão evangelizadora que Jesus confiou aos Seus discípulos. Estes homens, provenientes de diferentes contextos e chamados por Cristo, desempenharam um papel vital na difusão do Evangelho e na formação da Igreja primitiva. Que suas vidas inspirem nossa fé e dedicação ao serviço de Deus.

Suplemento Litúrgico