Sinaxe dos Setenta Apóstolos
SUBSÍDIOS HOMILÉTICOS
A «Sinaxe dos Setenta Apóstolos»
aquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’. (Lc 10,1-9)
s «Setenta Apóstolos» (ou Setenta e Dois), como são conhecidos na tradição cristã oriental , foram os primeiros seguidores de Jesus mencionados no Evangelho de Lucas. De acordo com o evangelista, o único que os cita, Jesus os designou e enviou aos pares numa missão específica, detalhada no texto. Na tradição ocidental, estes são geralmente chamados de “discípulos”, enquanto que no cristianismo oriental eles são geralmente chamados de apóstolos.
única vez que este grupo é mencionado na Bíblia é um Lucas 10,1-20 (Matinas). O número é «setenta» nos manuscritos com o texto-tipo Alexandrino (como o Codex Sinaiticus) e com o texto-tipo Cesariano, mas «setenta e dois» na maior parte dos outros textos alexandrinos e com o texto-tipo Ocidental. A origem do número pode estar nas «setenta nações do Gênesis» ou nas muitas outras citações ao número na Bíblia, ou nos «setenta e dois tradutores da Septuaginta» na Carta de Aristeas. Ao traduzir a Vulgata, São Jerônimo escolheu «setenta e dois».
Contudo, o Evangelho de Lucas não está só entre os evangelhos sinóticos ao conter episódios onde Jesus envia seus seguidores em missões. A primeira ocasião, em Lucas 9:1-6, está intimamente relacionada à «Comissão Menor» do Evangelho de Marcos, que conta o envio dos doze apóstolos ao invés de setenta, ainda que com muitas similaridades. Os paralelos sugerem uma origem comum, possivelmente no proposto Documento «Q». Lucas também menciona a «Grande Comissão» para «todas as nações» em 24,44-49, mas em menos detalhes que o relato de Marcos.
A festa comemorando os Setenta é conhecida como a «Sinaxe dos Setenta Apóstolos» na Igreja Ortodoxa e é celebrada neste dia (4 de Janeiro). Cada um dos Setenta tem ainda uma comemoração individual espalhada por todo o ano litúrgico.
A tradição da Igreja Ortodoxa ao providenciar o nome dos Setenta cujos «nomes estão escritos no céu», está associada com Doroteu de Tiro, um bispo do final do século III d.C., desconhecido exceto por sua contribuição neste contexto e a quem foi atribuído um relato sobre os Setenta, e cuja versão sobrevivente é do século VIII d.C. Os seus nomes aparecem em diversas listas, como na Chronicon Paschale e no tratado de Pseudo-Doroteu, publicado em Migne, P.G., XCII, 521-524; 543-545; 1061-1065.
Eusébio de Cesareia afirmou categoricamente que no seu tempo não existia uma lista como esta e mencionou entre os discípulos apenas Barnabé, Sóstenes, Cefas, Matias, Tadeu e Tiago, irmão de Jesus.
Muitos destes nomes incluídos entre os Setenta são facilmente reconhecidos por suas próprias realizações, mas há ligeiras diferenças entre as várias listas.
- Tiago, irmão de Jesus, chamado de Tiago, o Justo, autor da Epístola de Tiago e o primeiro bispo de Jerusalém.
- Marcos, o Evangelista, autor do Evangelho de Marcos e primeiro bispo de Alexandria.
- Lucas, o Evangelista, autor do Evangelho de Lucas.
- Cleofas.
- Simeão, filho de Cleofas, segundo bispo de Jerusalém.
- Barnabé, companheiro de Paulo de Tarso.
- Justo, bispo de Eleuterópolis.
- Tadeu de Edessa, também chamado de Santo Addai (provavelmente não é o mesmo apóstolo chamado de Tadeu).
- Ananias, primeiro bispo de Damasco.
- Estevão, um dos Sete Diáconos, o primeiro mártir.
- Filipe, o Evangelista, um dos Sete Diáconos, bispo de Trales na Ásia Menor.
- Prócoro, um dos Sete Diáconos, bispo de Nicomédia na Bitínia.
- Nicanor, o Diácono, um dos Sete Diáconos.
- Timão, um dos Sete Diáconos.
- Parmenas, um dos Sete Diáconos.
- Timóteo, primeiro bispo de Éfeso.
- Tito, primeiro bispo de Creta.
- Filémon, bispo de Gaza.
- Onésimo (não é o mesmo Onésimo citado na Epístola a Filémon).
- Epafras, bispo de Andríaca.
- Arquipo.
- Silas, primeiro bispo de Corinto.
- Silvano.
- Crescêncio.
- Crispo, bispo de Calcedônia.
- Epeneto, bispo de Cartago.
- Andrônico, bispo da Panônia.
- Estácio, segundo bispo de Bizâncio (depois de Santo André).
- Amplíato, bispo de Odissa (Varna).
- Urbano, bispo da Macedônia.
- Narciso, bispo de Atenas.
- Apeles, bispo de Heraclião.
- Aristóbulo, bispo da Britânia.
- Herodião, bispo de Patras.
- Ágabo, o Profeta.
- Rufus, bispo de Tebas.
- Asíncrito, bispo de Hircânia.
- Flegonte, bispo de Maratona.
- Hermes, bispo de Filipópolis.
- Parrobo, bispo de Potole.
- Hermas, bispo da Dalmácia.
- Lino, segundo bispo de Roma.
- Caio, bispo de Éfeso.
- Filólogo, bispo de Sín
- Lúcio de Cirene, bispo de Laodiceia na Síria.
- Jasão, bispo de Tarso.
- Sosípatro, bispo de Icônio.
- Olimpas.
- Tércio, que transcreveu a Epístola aos Romanos e bispo de Icônio.
- Erasto, bispo de Paneas.
- Quarto, bispo de Berito.
- Evódio, primeiro bispo de Antioquia.
- Onesíforo, bispo de Cirene.
- Clemente, bispo de Sardes.
- Sóstenes, bispo de Cólofon.
- Apolo, bispo de Cesareia Palestina.
- Tíquico, bispo de Cólofon.
- Epafrodito.
- Carpo, bispo de Beroia na Trácia.
- Quadrado, bispo de Atenas.
- João Marcos, que geralmente se acredita ser Marcos, o Evangelista, bispo de Biblos.
- Zenas, o Doutor da Lei, bispo de Dióspolis.
- Aristarco, bispo de Apameia, na Síria.
- Pudêncio, pai de Santa Pudenciana e Santa Praxedes.
- Trofimo.
- Marcos, também chamado de Marcos, primo de Barnabé, bispo de Apolônia.
- Artemas, bispo de Listra.
- Áquila, companheiro de Priscila e seguidores de Paulo de Tarso em suas viagens.
- Fortunato.
- Acaico.
- Dorcas, também chamada de Tábata, uma discípula que Pedro ressuscitou dos mortos.
- Matias, o apóstolo que substituiu Judas Iscariotes como um dos Doze, é também frequentemente listado entre os Setenta, uma vez que João Marcos é geralmente entendido como sendo Marcos, o Evangelista.
Referências Bibliográficas:
- Wikipédia, a enciclopédia livre.