«Tocar Cristo espiritualmente»

«Jesus disse-lhe: “Não Me detenhas, porque ainda não subi para o Pai”». Estas palavras contêm uma verdade que devemos examinar com muita atenção. Jesus ensina a fé a esta mulher, que O tinha reconhecido como mestre e Lhe dera esse título. O divino jardineiro semeou uma semente de mostarda no coração de Maria Madalena, como num jardim. […] Que significa pois: «Não Me detenhas, porque ainda não subi para o Pai»? […]

Com estas palavras, Jesus quis que a fé que temos nele, fé pela qual Lhe tocamos espiritualmente, chegue a ponto de acreditarmos que Ele e o Pai são um (cf Jo 10,30). Porque quem nele progride até reconhecer que é igual ao Pai, sobe de algum modo até ao Pai no segredo da sua alma; de outro modo, não tocamos Cristo como Ele quer, isto é, não temos nele a fé que Ele nos pede.

Maria podia acreditar nele pensando que não era igual ao Pai; mas Ele proíbe-lho com estas palavras: «Não Me detenhas», quer dizer: «Não acredites em Mim no entendimento em que te encontras ainda. Nem fiques a pensar no que Eu fiz por ti, sem pensares naquele por quem foste feita». De facto, ela acreditava ainda de modo totalmente humano naquele por quem chorava como homem. «Ainda não subi para o Pai»; «tocar-Me-ás quando acreditares que sou Deus, e que sou totalmente igual ao Pai»

Santo Agostinho de Hipona (354-430)
Sermões sobre o Evangelho de João, n.º 121, 3; PL 35,1955-1959
Fonte: Evangelho Cotidiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *