«Dias virão em que o esposo lhes será tirado e nessa altura hão de jejuar»
«Alegrem-se os Céus, exulte a Terra» (Is 49,13) por estes [catecúmenos] que vão ser aspergidos com o hissopo e purificados com o hissopo místico pelo poder daquele que, aquando da sua Paixão, foi dessedentado com o hissopo por meio de uma cana. Rejubilem as potências celestes e preparem-se as almas que vão unir-se ao Esposo místico; porque já se ouve a voz daquele que clama no deserto: «Preparai o caminho do Senhor» (Is 40,3). […]
«Tem confiança, Jerusalém, o Senhor vai eliminar todas as tuas iniquidades» (Sof 3,14.15). O Senhor vai purificar as manchas dos teus filhos e das tuas filhas com um espírito de justiça e um espírito de extermínio. Ele vos aspergirá com água pura e sereis purificados de todas as vossas faltas (cf. Ez 36,25). Junto a vós, os anjos cantarão estas palavras: «Quem é esta, que se ergue, de brancura imaculada, apoiada no seu amado?» (cf Cant 8,5). A alma que foi escrava chama amado ao que foi o seu Senhor; e Ele, ratificando esta escolha sincera, exclama, após a confissão feita com boa consciência: «Como és bela, minha amiga, como és bela; teus dentes são como rebanhos de ovelhas tosquiadas» (Cant 4, 1.2). E acrescenta: «Todas elas tiveram gêmeos» (Ibid.), porque a graça é dupla: é a graça que é realizada pela água e pelo Espírito, e a que é anunciada no Antigo e no Novo Testamento.
Que, no final do vosso jejum, instruídos com a nossa doutrina, carregados dos frutos das vossas boas obras, companheiros sem mancha do Esposo espiritual, possais alcançar a remissão dos vossos pecados pelo Deus a quem pertence toda a glória, que Ele partilha com o Filho e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos, amém.
São Cirilo de Jerusalém (313-350)
Catequese batismal n.º 3, 1.16
Fonte: Evangelho Cotidiano