«Quem ousará blasfemar contra o Espírito Santo?»
Crê no Espírito Santo; venera-O, tal como aprendeste a venerar o Pai e o Filho, e não sigas aqueles cujo ensino O rebaixa.
Aprende que o Espírito Santo é único, indivisível, poderosíssimo; Ele multiplica as suas obras sem no entanto Se dividir; é Ele quem conhece os mistérios, quem perscruta todas as coisas, mesmo as profundezas de Deus. Ele que veio sob a forma de pomba sobre o Senhor Jesus Cristo; Ele que foi a força da Lei e dos profetas; e que ainda agora, tendo chegado o tempo do batismo, marca todas as almas com o seu selo; toda a natureza inteligente tem necessidade da sua santidade. Quem ousasse blasfemar contra o Espírito Santo não teria perdão, nem neste século nem no século futuro; Ele é glorificado, com o Pai e o Filho, com a glória da divindade; dele necessitam Tronos e Dominações, Principados e Potestades.
Porque há um só Deus, o Pai de Cristo; e um só Senhor Jesus Cristo, o Filho único gerado por Deus; único também é o Espírito Santo, universal santificador e divinizador, que falou pela Lei e pelos profetas, no Antigo e no Novo Testamentos.
Guarda sempre esse selo na tua inteligência.
São Cirilo de Jerusalém (313-350)
Catequese batismal n.º 4, 16-17
Fonte: Evangelho Cotidiano