«Até manda nos espíritos impuros»

[Aos catecúmenos:] Apressa os teus passos em direção às catequeses. Acolhe pressurosamente os exorcismos; é sob eles que se opera a tua salvação.

Diz a ti próprio que és ouro sem valor, falsificado, misturado com diversos materiais: bronze, estanho, ferro, chumbo. O que pretendemos é o ouro sem misturas. Só através do fogo pode o ouro ser purificado de elementos estranhos; assim também, só através dos exorcismos pode a alma ser purificada. Eles são orações divinas, retiradas das divinas Escrituras […]. Os hábeis ourives servem-se de instrumentos delicados para soprar no seu braseiro e fazer surgir as pepitas de ouro ocultas no cadinho; ao atearem a chama, descobrem o objeto que procuravam. O mesmo acontece quando os exorcistas expulsam o temor pelo sopro divino e, como num cadinho – neste caso, o corpo -, reacendem a alma: o demônio, que é o inimigo, foge e fica a salvação, a esperança da vida eterna, até que a alma, purificada das suas faltas, possua a salvação.

Permaneçamos, pois, irmãos, presos à esperança, entreguemo-nos para que o Deus do Universo, vendo as nossas disposições, nos purifique das nossas faltas, nos convide a conceber uma esperança viva a respeito dos nossos projetos e nos conceda a conversão que salva. Foi Deus que chamou; tu foste chamado.

São Cirilo de Jerusalém (313-350)
Catequese batismal preliminar n.º 9
Fonte: Evangelho Cotidiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *