«Todas as coisas serão submetidas a Cristo»

Há uma razão para o nome de principados e potestades [espíritos maus], que é o fato de exercerem dominação e império sobre povos diversos, ou de terem sob eles espíritos e demônios de categoria inferior, que o evangelho e eles próprios nos dizem chamarem-se legião.

Com efeito, não podem ser chamados dominações, a não ser que tenham sobre quem exercer poder, nem potestades ou principados, se não houver ninguém sobre quem possam reivindicar preeminência. A blasfêmia dos fariseus que o evangelho refere salienta bem esta verdade: «É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que Ele expulsa os demônios», afirmam (Mt 12,24). Noutra passagem, encontramos a designação de «poder das trevas» (Ef 6,12), e há outro demónio que é chamado «príncipe deste mundo» (Jo 14,30).

Entretanto, como afirma o bem-aventurado apóstolo, estas dignidades hão de desaparecer, quando todas as coisas forem submetidas a Cristo, «que devolverá o Reino a Deus, seu Pai, depois de ter aniquilado todos os principados, potestades e dominações» (1Cor 15,24). O que não poderá acontecer se os demônios virem subtraído ao seu império aqueles sobre quem exercem, neste século, o seu poder, dominação ou principado.


São João Cassiano (c. 360-435)
“Sobre os principados”, XIV; SC 54
Fonte: Evangelho Cotidiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *