«Maria é a nova árvore de vida»
Filho de Deus, concede-me o teu dom admirável, para que eu possa celebrar a maravilhosa beleza de tua bem-amada Mãe! Conservando a sua virgindade, ela concebeu o Filho, em seu seio imaculado teve aquele que traz nas mãos o universo, amamentou quem às nações dá alimento. Virgem e mãe, o que não é ela, desde então? Ela é santa de corpo, bela na alma, pura de espírito, segura na inteligência, perfeita nos sentimentos, casta e fiel, pura de coração e plena de virtude.
Que em Maria exultem os corações virgens, porque dela nasceu aquele que libertou o género humano, votado a escravatura terrível. Que o velho Adão, ferido pela serpente, se alegre em Maria; pois Maria deu a Adão uma descendência que lhe permitiu esmagar a serpente maldita e o sarou da sua ferida mortal (Gn 3,15). Que os sacerdotes se alegrem na Virgem bendita; pois ela pôs no mundo o Sumo-sacerdote que a Si próprio Se fez vítima, pondo fim aos sacrifícios da antiga aliança […] Que em Maria se alegrem todos os profetas, porque nela se cumpriram as suas visões, nela se realizaram as suas profecias, se confirmaram os seus oráculos. Que em Maria exultem todos os patriarcas, porque ela recebeu a bênção que lhes foi prometida, ela que, em seu Filho, os tornou perfeitos […]
Maria é a nova árvore de vida, que dá aos homens, em vez do fruto amargo colhido por Eva, um dulcíssimo fruto de que o mundo se alimenta.
Santo Efrém, o Sírio (c. 306-373)
Hino mariano
Fonte: Evangelho Cotidiano