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Segunda-feira, 11 de maio de 2020: | ||||||||||||||||
Santos Cirilo († 869) e Metódio († 885), Comemoração da fundação de Constantinopla (330). ![]() São Cirilo, Bispo († 869) – pontífice-doutor e São Metódio, Metropolita da Morávia († 885) – pontífice-doutor, apóstolos dos Eslavos, padroeiros da Europa, iguais-aos-apóstolos. LEITURAS BÍBLICAS - OFÍCIO DE VÉSPERAS:
LEITURAS DO DIA:
Matinas Evangelho Evangelho de Jesus†Cristo, segundo o Evangelista São João. [JO 10, 1-9]
Tropário da Festa (Modo 4) Iguais-aos-apóstolos na sua conduta [Hb 7, 26-8, 2] Epístola aos Hebreus. Evangelho de Jesus†Cristo segundo o Evangelista São Mateus.
«Êmulos dos Apóstolos e Mestres dos países eslavos, Tropário da Festa (Modo 4) O Minéon do mês de maio registra a festa dos dois irmãos no dia 11. Essa data é importante especialmente para os povos eslavos. Mas, sendo o costume, ainda bastante difundido no Oriente, de usar para a liturgia o Calendário Juliano, atrasado de 13 dias em relação ao gregoriano, mais conhecido e adotado universalmente, tal data, na realidade, vem a coincidir com o nosso 24 de maio. É uma data já arraigada na consciência popular ao ponto que, mesmo naquelas regiões em que foi adotado oficialmente o calendário do "novo estilo”, os fiéis bizantinos preferem manter a antiga data do 24 de maio. É possível avaliar quanto temos afirmado acima ao constatar o afluxo das muitas delegações (por exemplo, as da Bulgária) que, para honrar os "Mestres dos Eslavos”, em Roma, a cada ano, nesse dia, se dirigem à basílica de São Clemente onde se conservam as relíquias dos santos Cirilo e Metódio. A herança cultural deixada por eles é, de fato, ampla e reconhecida ao ponto que, em alguns países balcânicos, enquanto 25 de dezembro é um dia de trabalho, o aniversário dos dois santos é também festa civil, portanto feriado. Com insistência os textos litúrgicos convidam a celebrar os irmãos «iluminadores» dos povos eslavos, salvos com a luz da Trindade e de Cristo, «fontes do conhecimento divino, mediante as Escrituras» traduzidas por eles e que ainda hoje «estando na presença de Deus fervorosamente intercedem» por aqueles que os invocam.
Cirilo, ao invés, «tendo escolhido desde a infância a sabedoria como própria companheira, usou os talentos que Deus lhe dera para a sua glória», «dotado de palavras áureas alcançou uma altíssima sabedoria,aquo», tornando-se «fonte vivificante de espiritual conhecimento para dessedentar a aridez dos povos eslavos». É sabido que os nomes dos dois irmãos são monásticos e, segundo a tradição, começam com a mesma letra do nome de batismo: Constantino, desde cedo apelidado de Filósofo, tornou-se em seguida o monge Cirilo. Os dois irmãos «que conduziram até Cristo os povos eslavos, iluminando-os com seus ensinamentos» são celebrados em conjunto em 11 de maio. Porém as mais recentes edições dos livros litúrgicos eslavos trazem os textos completos dos Ofícios próprios, também no aniversário de morte de cada um deles. Os livros litúrgicos bizantinos dão aos dois santos a qualificação de «iguais-aos-Apóstolos e primeiros Mestres dos povos Eslavos». A primeira atribuição é reservada a pouquíssimos e a segunda é exclusiva dos santos Cirilo e Metódio. Está crescendo muito o interesse pelos dois santos por parte dos cristãos do Oriente, também fora da área eslava. Em Salonica, sua pátria, alguns anos atrás, foi construída uma bela igreja ortodoxa dedicada aos dois irmãos. Ali já se realizaram congressos internacionais de estudos cirilo-metodianos. Entre os católicos, foram publicados importantes documentos pontifícios sobre os santos irmãos: desde a carta apostólica Grande Múnus do papa Leão XIII (1880) que introduzia a festa litúrgica dos santos Cirilo e Metódio no Ocidente, até aos discursos e a Encíclica do «papa eslavo», João Paulo II. Sejam bem-vindas as comemorações dos santos Cirilo e Metódio celebradas pelas diversas tradições litúrgicas. Elas nos ajudarão a entender a unidade da Europa do Atlântico aos Urais e a herança cristã comum, visível no relacionamento entre as culturas gregas, eslavas e latinas. Ademais, os dois santos irmãos evangelizadores, sustentados por Constantinopla e Roma, poderão ser nossos guias e intercessores para a reaproximação ecumênica. Fonte: DONADEO, M. Maria, O Ano Litúrgico Bizantino. São Paulo: Ed. Ave Maria, 1990.
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