Nos dias 28 e 29 de junho a Paróquia da Santíssima Trindade recebeu S. Excia. Revma. Dom Jeremias Ferens – Bispo Eparca, para mais uma Visita Pastoral àquela paróquia. No sábado, 28 de junho a Diretoria Paroquial promoveu uma reunião com S. Excia. Revma.

No domingo, após a Divina Liturgia Pontifical, a comunidade reuniu-se no Salão Comunitário para um almoço de confraternização. Ainda durante o almoço, o grupo de danças folclóricas ucranianas “SOLOVEI” daquela paróquia, brindou os presentes com uma belíssima apresentação de danças tradicionais ucranianas, um espetáculo de cores, música e movimento que encantou a todos. Parabéns à Diretoria, aos jovens dançarinos do SOLOVEI, bem como aos demais membros e amigos da Comunidade de Canoas-RS por mais este grande evento!

Grupo Solovey

Solovey é um Grupo de Dança, a maior e mais antiga manifestação cultural ucraniana no estado do Rio Grande do Sul. Nasceu em Canoas, na Comunidade Ortodoxa Ucraniana da Santíssima Trindade onde permanece sediado. Formado por mais 50 integrantes entre dançarinos, cantores, professores e equipe de apoio, o Solovey, há 15 anos, divulga a cultura ucraniana em eventos, festivais, teatros, concursos entre outros. Já realizou apresentações nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Brasília, além da Cidade de Fran e Encarnación no Paraguai em 2003. O Solovey é uma companhia amadora sem fins lucrativos, mas desenvolve com responsabilidade e profissionalismo a propagação da cultura ucraniana em diversas cidades e estados brasileiros, levando um espetáculo com muitas danças, cantos e o melhor da cultura ucraniana. Um show de luzes e cores que encanta o público. Em setembro deste ano, o Solovey completará 15 anos de amor a arte e a cultura da Ucrânia e, para presentear os gaúchos, o Solovey irá realizar o XII FESTIVAL NACIONAL DE DANÇAS UCRANIANAS, que realizar-se-á no dia 05 de Novembro de 2005 no Salão de Atos da UFRGS. O Festival reunirá cerca de 20 Companhias de Danças Ucranianas de diversos Estados brasileiros e mais de 600 bailarinos reunidos em um único espetáculo, mostrando a diversidade da arte e da cultura ucraniana.

História

Tudo começou quando uma grande leva de imigrantes chegou ao Brasil, trazendo, além de suas malas, a saudade de sua terra natal. Sendo um povo muito apegado à religião e à tradição, uniram suas forças para construir uma paróquia, para cultuar seus ritos religiosos e uma sociedade, para os encontros com os amigos. Como são muito alegres e festeiros, os jovens queriam mais, criando então, um grupo de danças, onde os encontros poderiam ser mais descontraídos, revivendo assim, os momentos de festas e de alegrias que trouxeram consigo. Desta forma poderiam transmitir um pouco de sua cultura, que passou a ser do Brasil, no momento em que os ucranianos migraram aqui. Com o passar dos anos o Grupo Folclórico foi desenvolvendo-se e crescendo, sendo hoje o Folclore Ucraniano Solovey, assim denominado em setembro de 1990. Fundado em 15 de setembro de 1990 pelo Sr. Alexandre Schwec, e atualmente presidido por Oliana Reszetiuk, completou treze anos de ininterrupto trabalho de preservação e divulgação da cultura ucraniana. Exibindo através de sua dança, de seu artesanato e de seu canto, estão ligados ao amor e a arte dos ancestrais, formando uma grande família que segue na utópica busca da perfeição e do crescimento. É um grupo de danças formado por jovens que procuram de forma séria e comprometida divulgar a cultura ucraniana por onde passam. Destacou-se em 2001 quando recebeu do Governo Ucraniano o Certificado de Reconhecimento como sendo único grupo do Rio Grande do Sul a manter na íntegra a cultura ucraniana. Em abril de 2002 foi para São Paulo no V Festival Internacional de Folclore da cidade de Olímpia, onde permaneceu durante uma semana realizando três apresentações diárias e Workshops, figurando como único grupo brasileiro representando outro país. Em 06 de setembro de 2002, conquistou o Primeiro Lugar no 8° Santa Maria em Dança, como Melhor Grupo de Folclore e Primeiro lugar como Melhor Grupo do Festival. Com 14 anos de existência e com cerca de 40 dançarinos divulgam essa cultura nas mais variadas festividades sempre em busca do mais tradicional no que existe na preservação da cultura. Em julho de 2002 esteve em sua comunidade a professora ucraniana Hanna Voloschuk, uma das principais coreógrafas do grupo mais famoso da Ucrânia, o “Virsky”, e professora da Universidade Nacional da Ucrânia Tarás Chevtchenko. Com sede na cidade de Canoas – Rio Grande do Sul, está vinculado à Igreja Ortodoxa Ucraniana Santíssima Trindade, e a comunidade o qual é o único representante do Estado. Com coreografias de Alexandre Velychko que há 14 anos trabalha com o grupo, o Solovey encanta o público por onde passa, é um grupo amador, porém desenvolve com profissionalismo e responsabilidade o prazeroso encargo de propagação da cultura ucraniana.

Contatos com o Grupo:

 
 

0 comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Postar um comentário


 
 
 

Pesquisar

Arquivos