A Associação Ucraniana Catarinense Ivan Frankó e a delegação de Santa Catarina, com representantes das comunidades ucranianas de Mafra, Papanduva e Santa Terezinha, participaram no último sábado, dia 24 de novembro, às 10 h, no Memorial Ucraniano de Curitiba, no Parque Tingui, de um Servico Memorial (Панахида)  em homenagem às vítimas do Holodomor (Голодомор).

O Holodomor foi a fome artificial imposta por Stalin na Ucrânia para forçar a coletivização das terras (projeto de implantação do comunismo), nos anos 1932-1933.  Morreram cerca de 10 milhões de ucranianos! O ato cívico-religioso teve a presença do Cônsul Honorário da Ucrânia, Sr. Mariano Czaikowski, representando o Embaixada Ucraniana no Brasil, Sra. Lecia Maria Labas, Vice-Presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira -RCUB, e demais representantes de entidades ucraniano-brasileiras, os Arcebispos da Igreja Ortodoxa, S. E. Dom Jeremias Ferens, e da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Dom Volodemer que co-presidiram a celebração.

Além de fazer um minuto de silêncio, os presentes prestaram uma singela homenagem aos “holodomortos”, acendendo velas e depositando-as no monumento em sua memória.

Ми пам’ятаємо. Ми сильні!


Fonte: Com fotos e informações da Associação Ucraniana Catarinense Ivan Frankó

 
 

0 comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Postar um comentário


 

 
 

Assine nossa Newsletter

Pesquisar

Arquivos