Entre os dias 15 de fevereiro e 04 de março de 2005, Dom Jeremias Ferens, eparca da Igreja Ortodoxa Ucraniana na América do Sul, percorreu vários Estados americanos, cumprindo uma extensa agenda de visitas a diversos organismos eclesiais ortodoxos, acompanhado do Revmo. Pe. Francisco de Assis Feitosa da Cruz da Paróquia Ortodoxa Ucraniana de Brasília, e do Hieromonge Pe. Joshua de Carolina do Norte – EUA.

Entre os dias 16 e 19 de fevereiro fomos hóspedes da família de Mr. & Mrs. Josip e Luba Lepki em Rochester, MY que, calorosamente nos acolheram. Lá visitamos a Catedral Ortodoxa Ucraniana Proteção da Santa Mãe de Deus, Paróquia ucraniano-católica São Josafat, Mr. Walter Juskiw, Mrs Nina Beznerjny, a família Mr. & Mrs. Antônio e Nádia Fesyk Salucci e a Funeral Home Paul Harris. À todos, os nossos mais sinceros agradecimentos pela confiança, generosidade e apoio aos nossos projetos pastorais na América do Sul.

Dia 20 de fevereiro, celebramos a Divina Liturgia Pontifical na Paróquia Ortodoxa Ucraniana Santa Cruz em Wilmington – Carolina do Norte, tendo como concelebrante o pároco local, Revdo. Hieromonge Joshua. Após a Divina Liturgia, a Comunidade Grega Ortodoxa da Paróquia São Nicolau de Wilmington ofereceus um almoço de confraternização.
No dia 21 de fevereiro o Revmo. Pe. Theodoros Chelpton, da Igreja Grega Ortodoxa, recebeu-nos em sua residência para um jantar de confraternização. Além do anfitrião, Pe. Theodoros, estavam presentes outros membros do clero da Igreja Grega. Lá, fomos também visitar a maravilhosa Igreja (Grega-ortodoxa) dedicada à Santa Catarina de Alexandria.

Em Fulls Church – Virgínia, participamos em um importante encontro com a comunidade ortodoxa local, onde é pároco o Revmo. Pe. Constantinos Pavlakos. Mrs. Antonia Chelpton e Mrs. Suzanna Stappas fizeram, na oportunidade, um relato da viagem missionária ao Brasil da qual participaram no final de 2004, destacando suas fortes impressões nos diversos contatos com as nossas comunidades nas paróquias do Sul do Brasil. Dom Jeremias apresentou, sucintamente, um panorama histórico da Ortodoxia em nosso país, de nossa Eparquia, destacando os importantes desafios e projetos tendo em vista expandir a presença e ação missionária da Igreja em nosso país.

Nos dias 22 e 23 de fevereiro cumprimos uma extensa programação de visitas em Washington – DC: na Paróquia Ukraíno-católica fomos recebidos pelo Revmo. Pe. Taras Lonchyna e sua Panimatka Jaroslava. Fizemos visitas às Embaixadas do Brasil e a da Ucrânia, graças aos esforços do Revmo. Pe. Volodymyr Steliac da Catedral Ortodoxa Ucraniana Santo André, onde oficiamos um Molében ecumênico pela transição pacífica do Governo da Ucrânia, juntamente com a Igreja Ukraíno-católica, seguido de um coquetel oferecido pela Irmandade Feminina Santa Olga da Catedral Santo André.

Dia 23 de fevereiro visitamos a Paróquia Grega Ortodoxa Santos Constantino e Helena em Newport News – Virgínia, onde fomos acolhidos pelo Revmo. Pe. George Chioros, pároco. Durante jantar de confraternização com a Comunidade Grega do qual participaram membros do clero grego e antioqueno, Mr. Michael Anastasiou falou sobre a sua maravilhosa experiência missionária que viveu nas 3 semanas que passou trabalhando no Sul Brasil, como membro do Grupo Missionário da OCMC que visitou as paróquias e comunidades de nossa Eparquia em outubro/novembro de 2004. Destacou os contatos com as nossas crianças e com a comunidade presidiária do Presídio de alta segurança de Ponta Grossa – PR, onde nosso seminarista, Abraão Borges, desenvolve um trabalho humanitário e espiritual há cerca de dois anos. A Srta. Stephania Gianulis também expressou, muito emocionada, sua própria experiência quando esteve em nosso país em 2001 em viagem missionária. Dom Jeremias falou aos presentes dos desafios, projetos e avanços da Ortodoxia entre os brasileiros.

Encontro com OCMC- Centro Cristão Ortodoxo Missionário

No dia 25 de fevereiro realizamos visita a sede da OCMC – Centro Cristão Ortodoxo Missionário, em St. Augustine – Flórida. Durante reunião com o Diretor Executivo da OCMC, Revmo. Pe. Martin Ritsi da qual participaram mais 18 de seus membros administradores. Nos diversos pronunciamentos, deu-se destaque ao importante trabalho missionário desenvolvido por este organismo (OCMC), ao envio de missionários, leigos e eclesiásticos de todas as jurisdições ortodoxas canônicas dos EUA e Canadá a diversos países do mundo, especialmente ao Continente Africano, levando a Boa-nova de Jesus Cristo, conforto espiritual e ajuda humanitária às comunidades ortodoxas mais carentes. Na ocasião, foi ratificado o envio de uma missão ao Paraguai em agosto deste ano de 2005, às paróquias e comunidades de nossa Eparquia, tendo como prioridade o trabalho catequético junto às nossas crianças e de orientação espiritual aos nossos jovens daquele Decanato Eparquial. Dom Jeremias agradeceu pelo apoio que sua Igreja vem recebendo da OCMC, destacando algumas prioridades dentre os projetos a serem implementados no Brasil. À noite, o Revmo. Pe. Martin e sua família, foram os anfitriões de um jantar de confraternização que ofereceram em sua residência aos visitantes. Estavam presentes os diretores administrativos de todos os departamentos do OCMC, oportunidade em que D. Jeremias voltou a falar sobre a Igreja Ortodoxa na América do Sul, do ecumenismo e das boas relações com as jurisdições grega e antioquena.

Visita ao Santuário São Fotios

Sábado, dia 26 de fevereiro, em Saint Augustine – FL, visitamos o Santuário São Fotios, Patriarca de Constantinopla, um centro de romarias e permanente visitação de turistas e fiéis ortodoxos de vários lugares dos Estado Unidos e do mundo. Mr. Andrew Zekos, que visitou nossa Eparquia no ano 2000, bem como o Revmo. Pe. Nikitas explicaram aos turistas e peregrinos que o Santuário São Fotios foi lugar de muitas conversões à ortodoxia. Ao venerar o ícone de São Fótios, Dom Jeremias experimentou uma forte comoção. Neste ícone, São Fotios aparece instruindo os santos irmãos Cirilo e Metódio e os enviando a anunciar a Palavra de Deus e a levar a fé ortodoxa aos povos eslavos.

No domingo 27, em Dover – Flórida visitamos a Paróquia Ortodoxa Ucraniana Proteção da Santa Mãe de Deus, sendo calorosamente acolhidos pelo Revmo. Pe. Harry Linsinbigler. Após a Divina Liturgia Pontifical concelebrada pelo clero presente, foi oferecido um almoço festivo durante o qual D. Jeremias pode falar sobre a Igreja na América do Sul. Ainda, nesta ocasião, foram feitos diversos contatos com piedosos fiéis que freqüentam a paróquia, dos Estados Unidos, Ucrânia, Sérvia, Colômbia Brasil e Argentina.

Igreja Memorial Santo André em South Bound Brook – N. J.

Segunda-feira 28, viajamos para South Bound Brook – New Jersey, onde está situada a Sede de nossa Metropólia. Lá fomos recebidos pelo sempre prestativo casal amigo, Mr. & Mrs. Emily e Shirley Skocypyk. Em visita à Igreja Memorial de Santo André, rezamos junto aos túmulos onde estão os restos mortais do Patriarca Mstyslav, falecido em 1993; Metropolita Ioan Teodorovitcz falecido em 1972; Arcebispo Iov, fundador de nossa Eparquia, falecido em 1974; Bispo Dom Volodymyr, seu sucessor, falecido em 1977, e do Bispo Dom Paisios, antecessor de Dom Jeremias, falecido em 1998, todos de saudosa memória. Ainda em New Jersey, Visitamos também a Catedral Ortodoxa Ucraniana São Dimitrius em Cartaret onde é pároco p revmo. Protopresbítero Taras Chuvenko.

Conclusão

Esta viagem, que teve um caráter missionário, foi cheia de êxitos e alegria espiritual em todos os encontros e contatos que mantivemos com os nossos irmãos na fé – ucranianos, americanos, gregos e antioquenos. Apesar do rigoroso inverno dos Estados Unidos, fomos aquecidos pela fé de nossos irmãos, que nos animam e fortificam dia a dia neste querido Brasil onde vivemos como missionários e mensageiros da Fé Ortodoxa.
Agradecimentos especiais:

  • Mr. Mark Bergeron: nossos sinceros agradecimentos por ter patrocinado todas as despesas desta viagem missionária, incluindo passagens aéreas, hospedagem e alimentação em toda a sua extensão e duração.
  • Revmo. Hieromonge Joshua: Pároco da Paróquia Ortodoxa Ucraniana da Exaltação da Santa Cruz, em missão na Carolina do Norte, por seu empenho no agendamento de contatos e visitas com as diversas Comunidades e Instituições, e por ter nos acompanhado durante todo o percurso por seis Estados americanos durante um período de 10 dias. Que Deus lhe recompense com muita saúde e bem-estar espiritual e lhe conceda longos e bons anos de vida!
  • Hierarquia das Igrejas Ortodoxas: Ucraniana, Grega e Antioquena, pelo carinho da acolhida e apoio nas visitas às paróquias:
    • Paróquia Ortodoxa Ucraniana Exaltação da Santa Cruz em Wilmington – NC;
    • Paróquia Ortodoxa Grega Santa Catarina de Alexandria em Fulls Church – VA;
    • Catedral Ortodoxa Ucraniana Santo André em Washington – DC;
    • Paróquia Ortodoxa Grega Santos Constantino e Helena em Newport News – VA;
  • OCMC – Centro Cristão Ortodoxo Missionário em S. Augustine – FL;
  • Paróquia Ortodoxa Ucraniana Proteção da Santa Mãe de Deus em Dover – FL;
  • Consistório da Igreja Ortodoxa Ucraniana nos EUA;
  • Aos amigos, Mr. & Mrs. Josip & Luba Lepki; Mr. & Mrs. Emily e Shirley Skocypyk e, enfim, a todas as pessoas que, direta ou indiretamente, contribuíram para que esta viagem missionária fosse realizada com pleno êxito.
 
 

0 comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Postar um comentário


 
 
 

Pesquisar

Arquivos