S. Santidade Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico, sediará a III Cúpula de Halki, de 31 de maio a 4 de junho de 2019. A cúpula reunirá ilustres representantes de escolas e seminários teológicos ortodoxos de todo o mundo e enfocará o tema “Formação Teológica e Consciência Ecológica. ”Cerca de 50 delegados de mais de 40 instituições estarão presentes.

O Halki Summit III está sendo organizado como uma conferência inter-ortodoxa. Os participantes ouvirão discursos de teólogos ambientais proeminentes (ortodoxos, católico-romanos e protestantes) e debaterão sobre maneiras pelas quais a consciência ecológica pode ser fomentada e promovida em instituições ortodoxas de ensino superior em todo o mundo por meio de cursos e outros programas relacionados ao cuidado da criação. O propósito final será promover a sensibilidade ambiental nos currículos básicos das instituições teológicas, dando continuidade ao espírito de diálogo e intercâmbio expressos durante as duas cúpulas anteriores, bem como à preocupação de longa data do Patriarcado Ecumênico e às iniciativas em andamento ao longo das três últimas décadas sobre a proteção do ambiente natural.

As duas primeiras cúpulas reuniram ativistas e cientistas, jornalistas e líderes empresariais, teólogos e acadêmicos, a fim de envolver e colaborar em disciplinas e marcos intelectuais. O Halki Summit I foi realizado em junho de 2012 e enfocou o tema “Responsabilidade Global e Sustentabilidade Ambiental”. O Halki Summit II ocorreu em junho de 2015 e reuniu pioneiros e especialistas de todo o mundo em uma conversa sobre meio ambiente, literatura e artes.


Fonte: Com texto e fotos do Boletim informativo da
Delegação Permanente do Patriarcado Ecumênico para o CMI, maio 2019

 
 

0 comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Postar um comentário


 
 
 

Pesquisar

Arquivos