A construção em estilo neo bizantino com seus 120 metros de altura, localiza-se no centro da capital romena e pode acolher cinco mil fiéis.

No ano do centenário da unificação da Romênia foi consagrada em Bucareste na manhã deste domingo, 25, a nova Catedral nacional chamada “Salvação do Povo” ou também “Catedral da Redenção Nacional”. A cerimônia foi presidida por Sua Santidade o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I e pelo Patriarca Daniel, Primaz da Igreja Ortodoxa Romena, e concelebrada por mais de 100 sacerdotes. Mais de 30 mil fiéis acompanharam a cerimônia fora do prédio, apesar do nevoeiro, através das grandes telões. A celebração foi transmitida pela televisão local.

Projetada em 1884, é a segunda construção mais alta da capital

A construção em estilo neo bizantino com seus 120 metros de altura, localiza-se no centro da capital romena e pode acolher cinco mil fiéis sentados. Idealizada nos tempos do Rei Carlos I, em 1884, teve sua construção concluída somente agora, visto as barreiras encontradas inicialmente com as duas guerras mundial e depois com o comunismo. Era grande a emoção entre os fiéis. Para festejar o evento, muitos cidadãos romenos vestiram-se com roupas tradicionais, com cores vivas. “A Catedral – lê-se no site do Patriarcado Ortodoxo Romeno – é um memorial para homenagear aqueles que sacrificaram suas vidas pela liberdade, a unidade e a dignidade do povo romeno.”

No sábado, 24, uma celebração presidida pelo Patriarca Daniel na Catedral, recordou os heróis nacionais tombados em batalhas e durante as perseguições.

Maiores informações podem ser encontradas neste link, em inglês. E, para mais fotos, confira galeria de fotos de Basilica.ro


Fonte: Vatican News 

 
 

0 comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Postar um comentário


 

 
 

Assine nossa Newsletter

Pesquisar

Arquivos