No Domingo das Mulheres Miróforas, comemorado neste 3 de maio de 2020, o Patriarca Daniel envia mensagem de gratidão às mulheres cristãs, “modelos de fé e coragem em tempos de provação”.

“Cristo ressuscitou!

Neste 3º Domingo da Páscoa, também chamado “Domingo das Miróforas”, a Igreja Ortodoxa lembra e presta honra às santas Mulheres Miróforas que foram ao túmulo do Salvador portando preciosos aromas, e receberam do Anjo, antes de todos, a feliz notícia da Ressurreição de Cristo dentre os mortos. Essas mulheres tornaram-se testemunhas corajosas da ressurreição do Senhor e foram dignas da grande alegria de encontrar o próprio Jesus, ressuscitado dentre os mortos (cf. Mt 28: 9).

Conhecemos pelo Novo Testamento os nomes destas Mulheres Miroforas: Maria de Magdala, Maria – mãe de Jacó e José (ou Josias), Maria de Cleópas, Joana – esposa de Huza, administradora do rei Herodes, Salomé e Susana, que ajudaram o Salvador e os santos Apóstolos na obra da pregação do Evangelho. A estes se acrescentam ainda os de Marta e Maria , irmãs de Lázaro de Betânia.

A presença das Mulheres Miróforas no sepulcro do Senhor representa um ato de grande coragem e a responsabilidade de testemunhar a fé, porque o amor que sentiam por Cristo era mais poderoso que o medo produzido por aqueles que decidiram crucificá-Lo. Por sua fidelidade e piedade, as Mulheres Miróforas mostraram-se mais corajosas e dedicadas ao Senhor Jesus Cristo que seus próprios Discípulos, tornando-se assim as “Apóstolas dos-Apóstolos”, como disse São João Crisóstomo.

No contexto do ano de 2020, proclamado no Patriarcado da Romênia como um ano solene do cuidado pastoral de pais e filhos, lembramo-nos, com gratidão, de nossas mães e avós, de nossos mestres do ensino religioso, professores e catequistas, que semearam nos corações e mentes de nossas crianças e jovens a fé no Senhor Jesus Cristo crucificado e ressuscitado, exercitando-os no discipulado ortodoxo de Jesus; a Igreja Ortodoxa da Romênia e o povo romeno, lutando constantemente na vida familiar, ajudando os cônjuges e os pais na educação de seus filhos na fé, orando e trabalhando em mosteiros, hospitais e outras instituições. As mulheres cristãs, piedosas e corajosas, sempre foram testemunhas da fé. Além disso, temos inscritos no calendário da Igreja Ortodoxa os nomes de muitas mulheres cristãs, figuras luminosas que honram toda a Igreja.

Atualmente, são também as mulheres cristãs piedosas e trabalhadoras de nosso país que cultivam um amor misericordioso pelas pessoas que sofrem em hospitais e instituições de filantropia, que apoiam a educação religiosa das crianças, mas que também trazem a paz e a santa alegria em suas famílias e à sociedade. Agradecemos, em particular, o sacrifício de tantas mulheres cristãs que exercem atividades profissionais no campo da saúde (médicas, enfermeiras e assistentes de saúde), desenvolvendo com habilidade e sacrifício seu trabalho para tratar e curar as pessoas contaminadas pela pandemia atual. Por ocasião deste Domingo das Mulheres Miróforas, estendemos nossa gratidão e nossas bênçãos a todas as elas, pelo trabalho que realizam para o bem do povo romeno, desejando-lhes plena saúde e êxito na vida, paz e santa alegria por muitos e abençoados anos!

† DANIEL, Patriarca da Igreja Ortodoxa Romena.

Fonte: Basilica.ro

Compartilhe isso:
 
 

0 comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Postar um comentário


 
 
 

Pesquisar

Arquivos