2 (2)Nas Igrejas Orientais bizantinas, ortodoxas e católicas, o termo ‘liturgia’ é usado propriamente para designar o rito de celebração do mistério da eucaristia, ou seja, a Divina Liturgia – ou missa para os cristãos latinos. O mesmo termo, no âmbito da Igreja latina, designa o conjunto da tradição de cerimônias religiosas próprio de uma determinada Igreja, como por exemplo, as liturgias (ritos) ambrosiana, armênia, copta, síria etc.

Para o teólogo ortodoxo russo Paul Evdokimov, a liturgia bizantina é sinônimo de celebração esplêndida, complexa, simbólica e suntuosa. Um clima de profundo mistério se respira na celebração da Divina Liturgia, “coração que pulsa na Igreja e sua oração por excelência”. Observa ainda Evdokimov que a liturgia bizantina é sacramento de unidade no qual se manifesta e se constrói a união de todo o Corpo eclesial: “na liturgia, a Igreja é um só corpo que celebra, um só corpo que reza ao Deus Uno (ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo) e que suplica a unidade e a paz prometidas por Cristo”. O tempo litúrgico lembra, ainda, o teólogo ortodoxo, “já é a eternidade e o espaço liturgicamente orientado já é o Oriente do Reino” (1986, p. 38).

Uspenski, reconhecido teólogo e iconógrafo russo, referindo-se a esta dimensão escatológica da liturgia nas Igrejas orientais, diz que em “sua liturgia, a Igreja entra em um tempo novo, converte-se numa nova criação na qual o tempo já não se divide em passado, presente e futuro e na qual as categorias temporais e espaciais cedem seu lugar a uma dimensão diferente” (2013, p. 515). Tal dimensão escatológica é um aspecto que recebe especial relevo também na obra de Manuel Nin para quem a Divina Liturgia nas Igrejas Orientais é lugar escatológico por excelência, porquanto antecipa a pertença à Jerusalém celeste; e lugar da mistagogia, isto é, do caminho que introduz o batizado no mistério do amor de Deus manifestado em Cristo (2009, p. 16) … [Leia o texto na íntegra em Biblioteca Ecclesia]

Compartilhe isso:
 
 

2 Comentários

  1. Marcos Tavares Oliveira disse:

    Boa noite, caros irmãos. Li esse belo trabalho sobre Maria na Liturgia Oriental. Vocês teriam como me enviar esse arquivo, tendo em vista que não conseguimos baixar? Desde já, agradeço!

Postar um comentário


 
 
 

Assine Ecclesia NEWS

Mantemos seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam esse serviço possível. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Pesquisar

Arquivos