Balamand, 22 de fevereiro de 2020 — Após o generoso convite do Patriarca de Jerusalém, S. Beatitude Teófilos III, ao Patriarca de Antioquia, S. Beatitude João X, para participar de uma reunião consultiva dos líderes da Igreja, em Amã, Jordânia, que terá lugar no vigésimo quinto dia deste mês, a Igreja Antioquia declara que não participará desta reunião.

A Igreja de Antioquia reconhece a preocupação dos primazes das igrejas ortodoxas e suas iniciativas para o que poderia contribuir na busca de soluções para a grave crise que a Igreja Ortodoxa está testemunhando atualmente. No entanto, decidiu não participar desta reunião, com base nas informações fornecidas, e cuidando para evitar acentuar ainda mais a divergência e aprofundar a brecha entre os irmãos. Sua posição não significa que não esteja ansiosa para apressar as soluções necessárias pelas razões que levaram ao rompimento da comunhão entre a Igreja de Antioquia e a Igreja de Jerusalém, mesmo depois que a Igreja de Antioquia mostrou disposição para tudo o que vem facilitar essas soluções.

Nesta ocasião, a Igreja de Antioquia reitera sua firme posição de que o “consenso unânime” entre as Igrejas, baseado nas Sagradas Escrituras e na Santa Tradição, é a regra essencial na Igreja Ortodoxa no que diz respeito às decisões gerais sobre a Igreja universal em vista de encontrar solução para os problemas pendentes. Reafirma ainda seu empenho através da comunicação contínua com as Igrejas, no que pode gerar uma atmosfera de amor e retorno à consulta mútua e à unanimidade entre os irmãos, para que possa ser fiel à missão de alegria, paz, e unidade que o Senhor deseja da Sua Igreja.

A Igreja de Antioquia convida todos os seus filhos a se unirem em oração e trabalharem pela paz na Igreja e no mundo inteiro.


Fonte: Centro Ortodoxo Antioquino de Mídia

Compartilhe isso:
 
 

0 comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Postar um comentário


 
 
 

Assine Ecclesia NEWS

Mantemos seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam esse serviço possível. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Pesquisar

Arquivos