COMUNICADO

Quarta-feira, 08 de abril de 2020 — Considerando a manutenção do estado de emergência em todo o mundo devido à pandemia de coronavírus, e em face da Grande Semana Santa e da Páscoa, hoje, 8 de abril, os Hierarcas do Trono da Cidade realizaram uma reunião na qual foram tomadas as seguintes decisões:

1. A partir do Sábado de Lázaro, os serviços divinos serão celebrados em uma única igreja em cada distrito arquidiocesano da arquidiocese de Constantinopla e em cada uma das Metrópoles adjacentes, sempre a portas fechadas, sob os cuidados e a supervisão da hierarquia local e o representante patriarcal em cada distrito.

2. A tecnologia moderna facilita o trabalho pastoral da Igreja, especialmente nas atuais circunstâncias difíceis. No entanto, o abuso a esse respeito não pode ser permitido. Assim, recomenda-se que a retransmissão on-line desses ofícios divinos seja feita a partir de uma única igreja em cada diocese do Patriarcado Ecumênico para evitar o surgimento de um novo “ethos” de transformar ritos eclesiásticos em mais um programa de televisão.

3. Na sede do Patriarcado Ecumênico, a transmissão televisiva e on-line ocorrerá apenas na Igreja Patriarcal do Fanar, onde as celebrações serão realizados por Sua Santidade e pelos membros do Trono Patriarcal. Nas dioceses do exterior, todos os demais assuntos serão decididos pelas hierarquias locais, sempre no âmbito das decisões e diretrizes dos governos e das autoridades de saúde locais .

4. Nos monastérios patriarcais, como já foi decidido, todos os ofícios divinos serão celebrados normalmente pelas suas comunidades monásticas, sem a assistência de peregrinos do exterior.

O Patriarca Ecumênico e Hierarcas do Trono desejam a todos uma solene e Santa Grande Semana e uma abençoada Santa Páscoa.

No Fanar, 8 de abril de 2020

Da Grande Chancelaria Patriarcal


Fonte: Sacra Metrópole de Espanha e Portugal
e Exarcado do Mar Mediterrâneo

Compartilhe isso:
 
 

0 comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Postar um comentário


 
 
 

Pesquisar

Arquivos