No fim da Semana da Independência do Brasil (6-9 de setembro de 2018) S. E. Dom Jeremias, Arcebispo Eparca da América do Sul da Igreja Ortodoxa Ucraniana, sob o omofório espiritual do Metropolita da Igreja Ortodoxa Ucraniana dos EUA (Patriarcado Ecumênico), celebrou o 25º aniversário de sua consagração episcopal na Catedral Ortodoxa Ucraniana São Demétrio de Curitiba, PR (Brasil). Outras comemorações ocorreram em duas outras comunidades ortodoxas ucranianas da eparquia: a Paróquia dos santos Apóstolos Pedro e Paulo, da Colônia Gonçalves Jr, em Irati, PR, que celebrou seu 90º aniversário de história; e a paróquia de São Valdomiro, o Grande, de Papanduva, SC, que também festejou seus 90º aniversário.

Com a bênção de S. E. Metropolita Antônio, Primaz da Igreja Ortodoxa Ucraniana dos Estados Unidos e Diáspora, sob cujo omofórion está a Eparquia da América do Sul, o Arcebispo Daniel veio ao Brasil representando S. Eminência que ainda se recupera de um trágico acidente automobilístico ocorrido na véspera da celebração do Centenário da UOC dos EUA, em South Bound Brook, NJ. Dom Daniel chegou acompanhado de um grupo de peregrinos da Igreja Ortodoxa Ucraniana dos Estados Unidos e do qual faziam parte o Rev. Pe. Volodymyr e Dobrodijka Mariya Muzychka, da Catedral Ortodoxa Ucraniana S. Volodymyr (Nova York, NY); Rev. Pe. Yuriy e Dobrodijka Olena Kasyanov, da Igreja Ortodoxa Ucraniana da Santíssima Trindade (Cheektowaga, NY); e do diácono Ivan Tchopko, do Seminário Teológico Ortodoxo Ucraniano de S. Sofia (South Bound Brook, NJ).

Representando S. E. Dom Tarasios, o Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires, Primaz e Exarca da América do Sul – Patriarcado Ecumênico, veio ao Brasil S. E. Dom Iosif, Bispo de Pátara, que participou das celebrações festivas em homenagem ao Arcebispo Jeremias nos dias 8 e 9 de setembro, em Curitiba e Papanduva. No domingo, 09 de setembro, Dom Iosif realizou um ofício de Aghiasmós na Paróquia Ortodoxa Grega São Savas, de Curitiba, PR. Em seguida, reuniu-se com membros da Diretoria e com o Archonte patriarcal, Dr. Constantino Comninos, Cônsul Honorário da Grécia.

Os principais eventos celebrativos contaram com grande presença do clero eparquial, do Brasil, Argentina e Paraguai, de autoridades civis e religiosas, além de um grande número de fiéis ortodoxos e amigos que, com sua presença, prestaram justa homenagem a Dom Jeremias nos 25 anos de sua consagração episcopal.

AXIOS! AXIOS! AXIOS! Vida longa a Dom Jeremias!


Fotos: Dobrodijka Olena Kasyanov
Fonte: Informações e fotos de Uocofusa.org

 
 

0 comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Postar um comentário


 
 
 

Pesquisar

Arquivos